Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
CARTOGRAFIA DE SABERES: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Currículo na Educação Infantil
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Educação Escolar Indígena
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cristiane jonas Francisconi
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Prefeitura municipal de Imperatriz
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Altares Religiosos Símbolos religiosos.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Identidade Cultural: o Conceito de Identidade
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Projeto Institucional das escolas Salesianas
GRUPO PESQUISA EDUCAÇÃO E RELIGIÃO pesquisa no Ensino Religioso Parte 01.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
Política Educacional Brasileira
CURSO DE FUNDAMENTOS & METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
CURSO DE FUNDAMENTOS & METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
Unidade: Dificuldades Escolares Neucélia Meneghetti de Pieri UCS - EAD INTERAÇÃO COM O MUNDO CULTURAL.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Documentos e Propostas legais
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização

1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE

1ª. UNIDADE Capítulo 01 Da aula de Religião ao Ensino Religioso Capítulo 02 O Ensino Religioso nas legislações brasileiras no período republicano Capítulo 03 Os modelos do Ensino Religioso no cenário brasileiro Capítulo 04 Uma nova leitura para o Ensino Religioso Capítulo 05 A identidade pedagógica do Ensino Religioso Capítulo 06 O Ensino Religioso em contexto internacional Capítulo 01 Fenomenologia da Religião Capítulo 02 Fenômeno Religioso é diferente de Fenômeno Científico Capítulo 03 O que é religião? Capítulo 04 O núcleo da experiência religiosa Capítulo 05 Ética e Ensino Religioso Capítulo 06 Estabelecendo ligações entre saberes

2ª. UNIDADE Capítulo 01 Sobre Cultura Capítulo 02 Cultura brasileira Capítulo 03 Etnias e cultura brasileira Capítulo 04 Aspectos da diversidade cultural brasileira Capítulo 05 Cultura e Educação Capítulo 06 Cultura e Religiosidade Capítulo 01 Bases conceituais Capítulo 02 Limites do campo religioso Capítulo 03 O espaço sagrado e suas espacialidades Capítulo 04 Formação da identidade religiosa e territorialidade do sagrado Capítulo 05 Espaço re representação e territorialidade do sagrado Capítulo 06 Estruturas de territorialidade religiosas: cristianismo católico, Islã shi´i, Bahá´i

3ª. UNIDADE Capítulo 01 O fenômeno religioso Capítulo 02 Textos sagrados Capítulo 03 Doutrina religiosa Capítulo 04 Os ritos nas tradições religiosas Capítulo 05 A importância dos símbolos nas tradições religiosas Capítulo 06 Ética e comunidade Capítulo 01 Ensino Religioso na construção de uma identidade pedagógica Capítulo 02 O ser humano, um ser questionador Capítulo 03 O ser humano, um ser sociocultural Capítulo 04 O ser humano, um ser investigador Capítulo 05 Desenvolvimento da experiência religiosa Capítulo 06 Questionar, investigar e conviver

4ª. UNIDADE Metodologia do Ensino Religioso Educação Infantil e Anos Iniciais Metodologia do Ensino Religioso Anos finais e Ensino Médio