O Sistema Único de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento em Saúde – Saúde pública tem caráter coletivo, endemias(campanhas), atenção a grupos populacionais. Assistência Previdenciária – Ações individuais,
Advertisements

Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
PET Farmácia apresenta
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
Modelo Assistencial Brasileiro
Saúde Bucal na esfera pública
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
III Encontro Nacional de Tuberculose
Políticas Sociais em Saúde Pública
Políticas Públicas de Saúde Residência Multiprofissional e em Saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
Políticas públicas e cidadania
Políticas Públicas Municipais
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LEI ELOY CHAVES (1923) Organização das CAP’s (Caixas de Aposentadorias e Pensões) 1923 – CAP dos Ferroviários 1926 – Portuários e Marítimos marco inicial.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
– Família real – Família real.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Histórico da saúde Leitura do texto. Histórico da saúde Leitura do texto.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Aspectos Históricos da Saúde Pública no Brasil
Em 1986, a VIII Conferência Nacional de Saúde recomendava que:
06ª Conferência Estadual do Amazonas
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
                                                         
Secretaria de Gestão Participativa DIÁLOGO PÚBLICO O TCU EM CONVERSA COM O CIDADÃO CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS E OPORTUNIDADES.
REFORMA SANITÁRIA.
Reforma Sanitária - A Evolução
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
Estratégia de Saúde da Família
Psicologia e Saúde Pública Profª. Lédice L. Oliveira
política e organizacional para o reordenamento dos serviços e
“Ultrapassando a barreira do preconceito”
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU Projeto de Lei.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
FCM/UPE RECIFE/2006 SUS. 9º período – Medicina Lílian Karine Paulo Bastos Nadya Regyna Rafaela Guerra Nadja Nobre Tiago Santos Paloma Barros Viviann Albuquerque.
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
Transcrição da apresentação:

A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil

O Sistema Único de Saúde SUS Antecedentes Históricos Movimento pela Reforma Sanitária VIII Conferência Nacional de Saúde

O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira Organizado solidamente desde meados dos anos 70 Participação de intelectuais, profissionais dos sistemas de saúde, parcela da burocracia e organizações populares e sindicais

O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira Objetivo Luta pela garantia do direito universal à saúde e construção de um sistema único e estatal de serviços

A 8a Conferência Nacional de Saúde Marco do Movimento Sanitário Brasileiro Reuniu mais de 5.000 pessoas na maior participação popular da história dos movimentos sociais Definiu as estratégias a serem defendidas na Constituinte de 1988 e consolidou a opção pela via institucional

A 8a Conferência Nacional de Saúde Princípios Conceito ampliado da saúde Reconhecimento da saúde como direito de cidadania e dever do Estado Defesa de um sistema único, de acesso universal, igualitário e descentralizado de saúde

A 8a Conferência Nacional de Saúde Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio-ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida , ,

O Sistema Único de Saúde Experiências anteriores Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento - PIASS (1979) PREV-Saúde (1980) CONASP (1981) - Plano de Reorientação da Assistência à Saúde no âmbito da Previdência Social Ações Integradas de Saúde - AIS Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde - SUDS (1987)

Conformação do Projeto hegemônico neo-liberal Anos 80 Conformação do Projeto hegemônico neo-liberal Mendes (1993)

Aprovação da Lei 8080 – Lei Orgânica da Saúde. Anos 80 Conformação do Projeto hegemônico neo-liberal: eleição de Fernando Collor de Melo; Aprovação da Lei 8080 – Lei Orgânica da Saúde. Mendes (1993)

Conformação do Projeto hegemônico neo-liberal: Anos 80 Conformação do Projeto hegemônico neo-liberal: Aprovação da Lei 8080 – Lei Orgânica da Saúde. Essa lei é aprovado com vários vetos presidenciais – principalmente no financiamento e no controle social. Mendes (1993)

Conformação do Projeto hegemônico neo-liberal: Anos 80 Conformação do Projeto hegemônico neo-liberal: Aprovação da Lei 8080/90 – Lei Orgânica da Saúde. Em dezembro de 1990 é aprovada a Lei 8142, que recupera alguns vetos. Mendes (1993)

O Sistema Único de Saúde

O Sistema Único de Saúde: Garantia: Constituição, Regulamentação: L.O.S.

O Sistema Único de Saúde: Princípios doutrinários: Princípios organizativos:

O Sistema Único de Saúde: Princípios doutrinários: filosofia do conceito de saúde e da idéia de direito à saúde. Princípios organizativos:

O Sistema Único de Saúde: Princípios doutrinários: filosofia do conceito de saúde e da idéia de direito à saúde. Princípios organizativos: orientam a forma como o sistema deve funcionar.

O Sistema Único de Saúde Descentralização e Comando Único Participação Popular Universalidade Eqüidade Integralidade Regionalização e Hierarquização

O Sistema Único de Saúde Universalidade Princípio: trata da saúde como direito de cidadania. Sepulta o modelo excludente anterior. É conseqüência direta da discussão ampla do direito à saúde.

O Sistema Único de Saúde Universalidade Princípio CIDADANIA REGULADA DIREITO DE ALGUNS CIDADANIA PLENA DIREITO DE TODOS

O Sistema Único de Saúde Equidade Princípio: assegura que a disponibilidade dos serviços de saúde considere as diferenças entre os diversos grupos de indivíduos.

O Sistema Único de Saúde Universalidade Princípio Acesso Universal aos serviços Operacionalização Eqüidade Conceito

O Sistema Único de Saúde Eqüidade Igualdade Tratar os desiguais desigualmente Justiça

O Sistema Único de Saúde Eqüidade Igualdade O reflexo da estratificação da sociedade, cuja característica é o fato dos indivíduos, inseridos em relações sociais, terem chances diferentes de realizar seus interesses materiais.

O Sistema Único de Saúde Integralidade Princípio: é a prática de saúde e sua relação com o modelo assistencial. “cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade”.

O Sistema Único de Saúde Descentralização e Comando Único Participação Popular Universalidade Eqüidade Integralidade Regionalização e Hierarquização

O Sistema Único de Saúde Descentralização e Comando Único

O Sistema Único de Saúde Descentralização e Comando Único

O Sistema Único de Saúde Descentralização e Comando Único Participação Popular Universalidade Eqüidade Integralidade Regionalização e Hierarquização

Regionalização e Hierarquização Hospital Referência Contra - Referência Unidades Mistas Unidades Mistas Unidades Mistas Unidades Básicas Regionalização e Hierarquização

O Sistema Único de Saúde Descentralização e Comando Único Participação Popular Universalidade Eqüidade Integralidade Regionalização e Hierarquização

O Sistema Único de Saúde Conselhos de Saúde (nos 3 níveis) Participação Popular Usuários Governo Trabalhadores da saúde Prestadores Conferências de Saúde (nos 3 níveis)

O Sistema Único de Saúde Definido na Constituição de 1988 Regulado pela LOS 8080/8142 - 1990 Detalhado pelas NOBs 91, 92, 93 e 96