RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
A AVALIAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
A AVALIAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Tecnologia e Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Departamento do Ensino Secundário
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O papel do conteudista.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Matemática em Ambiente Computacional
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ABORDAGENS DE ENSINO Considerando a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, suas finalidades estão intimamente relacionadas às concepções do que significa aprender. Trataremos de duas abordagens específicas de aprendizagem (DEPRESBITERIS; TAVARES, 2009, p.42-45): A condutivista A construtivista

ABORDAGEM CONDUTIVISTA O condutivismo explica a aprendizagem pela conexão entre cadeias de estímulos e respostas, que podem ser mensuradas e quantificadas. O importante são os estímulos externos que ocasionam a aprendizagem e as respostas dadas por aquele que aprende. Por essa abordagem, há grande preocupação com o trabalho sistemático, regulado de maneira constante.

ABORDAGEM CONDUTIVISTA Papel do professor: Fornecer informações de modo que o educando possa retê-la e aplicá-la. Materiais didáticos: Elaborados a partir de objetivos estruturados em uma sequência determinada. Conteúdos: Assumem posição fundamental. Estratégia de aprendizagem: Baseada na competência didática do professor.

ABORDAGEM CONDUTIVISTA A avaliação nessa abordagem, centra-se no produto a ser obtido: desempenho observável do aluno, que deve estar devidamente explicitado nos critérios e definido em termos quantificáveis. Os instrumentos de avaliação que mais se aproximam dessa abordagem são aqueles que solicitem do educando a reprodução dos conceitos aprendidos. os testes mais comuns são estruturados em questões relativas a um conjunto particular de conhecimentos que constam nos currículos da escola.

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA Em uma abordagem construtivista deseja-se conhecer o que subjaz aos desempenhos observados. O construtivismo está interessado em como construirmos o conhecimento a partir de nossas estruturas mentais e crenças, usadas para interpretar objetos e acontecimentos. Para esta concepção, aprendemos quando capazes de elaborar uma representação social sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender.

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA O aprendiz Deve ser incentivado a assumir a responsabilidade de construir ativamente o significado, por meio do diálogo, da interação com ideias de outras pessoas, e não de maneira isolada. A aprendizagem é: Processo ativo e envolvente, e os estudantes devem ser constantemente estimulados a integrar novas informações. Papel do professor: Monitorar o processo cognitivo da mudança e desafiar o estudante com problemas.

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA A avaliação, na abordagem construtivista, caracteriza-se como contínua, acompanhando todo o processo de intervenção. O docente deve evitar quantificar o aluno em um único momento. O educando compreende que pode se equivocar, reconhecer suas falhas e tentar de novo. Nesta perspectiva a avaliação é dinâmica, ganha “ares” de investigação-ação, observação, reflexão e nova ação.

REFERÊNCIA DEPRESBITERIS, L.; TAVARES, M. R. Diversificar é preciso... Instrumentos e Técnicas para a Avaliação de Aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009, p.41-45.