UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Sistemas de Informações Gerenciais
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Responsabilidade Profissional
Conceitos de Governança Corporativa
Kaizen – Melhoria contínua
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÃO
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Disciplina: Administração Mercadológoica
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Papéis do Gerente Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Área de Negócios de Exploração e Produção
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Sistemas de Informação Tópico 14 – SEGURANÇA NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: ACESSO A INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS, PRIVACIDADE DE DADOS DOS CLIENTES, FORNECEDORES,
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Conflito de Interesses
Alvir Alberto Hoffmann
Grupo 14 I Subgrupo Y Chafia Abrão – 09/91902 Rachel Soares Rebelo – 10/04557 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching.
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Programa 5S Shikari Yaro.
Auditoria da Qualidade
Funções da Administração
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
SAD - 2. Processo Decisório - Etapas
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 10
VISÃO E VALORES DA COLFAX
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
COMPLIANCE 30/03/2010.
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Estruturas Organizacionais
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO -CONSIDERAÇÕES PARA O EXECUTIVO DA ORGANIZAÇÃO: -NÃO É ASSUNTO SOMENTE DE TECNOLOGIA -É UMA DECISÃO EMPRESARIAL -NÃO.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Atuação dos agentes de Controle Social
GOVERNANÇA CORPORATIVA
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Mentoring Coaching.
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Componentes: Apresentação do Grupo Carlos Moisés de Oliveira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
1Profa. Silvia Mara Bertani. A ética empresarial é o ramo da ética ligado às empresas. É a forma moralmente correta com que as empresas interagem com.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Transcrição da apresentação:

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ÉTICA NAS EMPRESAS

INTRODUÇÃO O Porquê da escolha do tema: No mundo globalizado mais ainda necessitamos falar e vivenciar padrões éticos. Particularmente no Brasil, mais ainda necessitamos falar do tema. Contribuir com os gestores das empresas.

INTRODUÇÃO Objetivo do estudo: Contribuir para uma maior compreensão do tema. Contribuir para que as empresas que não possuam o código de ética formalizado, que o formalizem. Contribuir para o aprimoramento dos códigos de ética já implantados.

O CÓDIGO DE ÉTICA O sucesso do código depende do compromisso da alta administração. A implantação do código é trabalhosa e necessita de envolvimento.

O CÓDIGO DE ÉTICA Principais componentes: Relação com clientes e fornecedores. Conflitos de interesse. Proteção e uso de ativos. Contribuições políticas. Respeito ao meio ambiente. Negócios com o governo.

O CÓDIGO DE ÉTICA Benefícios em ter um código de ética: Fortalece o entrosamento da equipe. Facilita nas tomadas de decisão. Contribui para evitar litígio. Acentua a reputação de empresa.

PESQUISA QUANTITATIVA 15 questões com alternativas 1 questão para levantamento de ferramentas de gestão 1 questão subdividida em 7 outras para apontamento do grau de importância das alternativas 1 questão com 11 itens visando definir o grau de importância dos itens que compõem o código de ética 400 cartas com 129 respostas, ou seja, 32% de retorno

PESQUISA QUANTITATIVA DESTAQUES: Dos respondentes 51% pertencem ao segmento de serviços e 26% da indústria. 43% são empresas de pequeno porte e 37% são empresas com faturamento acima de R$100 milhões. Dos respondentes 46% tem o nível de diretor, 24% de gerente e 17% são controllers.

PESQUISA QUANTITATIVA DESTAQUES: 58% são empresas nacionais e 33% multinacionais. 30% das empresas tem mais de 1000 funcionários, 33% tem até 1000 funcionários e, 37% tem até 100 funcionários.

EMPRESAS QUE POSSUEM O CÓDIGO DE ÉTICA 43% das empresas pesquisadas possuem o código de ética formalizado.

COMO O CÓDIGO FOI IMPLANTADO

OBJETIVO DO CÓDIGO

COMPOSIÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

PESQUISA QUALITATIVA Objetivos: Mostrar os desafios. Como foram implantados. Benefícios dos programas éticos. 5 empresas de grande porte – faturamento superior a US$10 bilhões.

PESQUISA QUALITATIVA Principais itens pesquisados: Necessidade de consultor. Foram consultados outros códigos. Relação do código e valores. Itens que fazem parte do código. Se há comitê de ética. Houve treinamento. Como foi implantando.

PESQUISA QUALITATIVA Benefícios dos programas de ética: Definem como a empresa encara os principais valores de conduta. Articula padrões éticos que se tornem um guia prático para a tomada de decisões. Assegura que todos de uma organização observem as leis e regulamentos.

PESQUISA QUALITATIVA Benefícios adicionais: Mantém uma rota moral em tempos de turbulência. Cultiva que a organização seja um time. Acentua a boa reputação da empresa. Evita litígios e ações criminosas.

PESQUISA QUALITATIVA Implementação de um programa ético: Padrões escritos. Estrutura própria para apoio. Canais de comunicação. Sistemas que relatem violações. Sistema de monitoramento.

PESQUISA QUALITATIVA Manutenção de um programa ético: Consistência entre políticas e ações. Justo tratamento aos empregados. Discutir ética na organização.

O CÓDIGO DE ÉTICA E A CONTROLADORIA Função estratégica. Função decisiva na conduta ética – tem informações de todas as áreas. Participa da formulação e na condução do código de ética.

CONCLUSÕES E SUGESTÕES Hoje em dia muito se fala em ética – isto ajuda na reflexão sobre o tema. 43% das empresas pesquisadas já possuem um código de ética. Grande preocupação com o tema.

CONCLUSÕES E SUGESTÕES O código deve basear-se em valores. Contribuição da pesquisa qualitativa – forma de implantar e manter.

CONCLUSÕES E SUGESTÕES Maior troca de informações entre as empresas. Conselhos de Contabilidade e outros conselhos devem promover mais debates sobre o tema.

“As organizações de sucesso devem sair de uma era dominada por contratos e litígios, para uma era de apertos de mãos e confiança. Estabeleça padrões absurdamente altos de integridade e, depois, viva-os sem margens incertas.” Tom Peters