Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional

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Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional

Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional “os ambientalistas não são contra o marketing e o consumo; eles apenas desejam que as pessoas e as organizações tenham mais cuidado com o meio ambiente”. Verificam ainda que “a qualidade de vida” significa não apenas a quantidade e qualidade de bens e serviços de consumo como também qualidade do meio ambiente. Os ambientalistas desejam que os custos ambientais sejam incluídos nas decisões de fabricantes e consumidores”. PHILIP KOTLER

Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional  Os impactos ambientais resultantes da relação homem-natureza e a busca de soluções para os problemas que surgiram dessa relação, desencadearam a base teórica da sustentabilidade.  O processo econômico se manifesta de maneira indissociável das restrições impostas pela biosfera.  O Banco Mundial e outras organizações internacionais afirmam, de modo recorrente, que não há desenvolvimento sem crescimento econômico.  A limitação de recursos pressupõe que ocorra uma conciliação entre as atividades econômicas e a situação ambiental.

Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional Algumas correntes que têm como objetivo o crescimento econômico e consideram os recursos naturais como sendo capital natural pregam que no preço de um produto esteja embutido o preço do bem natural utilizado como fonte primária, criando, assim, um novo padrão econômico.

Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional A relação entre organização e ambiente já não é mais a mesma. Não existe mais a divisão convencional entre realidade da organização e ambiente como condições antagônicas. Interpretar as estratégias e os indicadores gerenciais em uso no planejamento e no acompanhamento do desempenho da organização, estendendo a visão empresarial aos componentes das cadeias produtivas, foi uma imposição natural das premissas ambientais.