O Menino Selvagem Reflexão sobre o processo de aprender de Vitor

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Transcrição da apresentação:

O Menino Selvagem Reflexão sobre o processo de aprender de Vitor ELIETE DE FATIMA RIBEIRO RAMOS DOS SANTOS

Filme de 1970 François Truffaut (Dr. Jean Ttard) Jean-Pierre Cargol (Victor de Aveyron) Françoise Seigner (Mme Guérin)

No ano de 1798, numa floresta francesa, foi encontrada por caçadores uma criança selvagem. Levada para Paris, foi observada pelo mais célebre psiquiatra da época Dr. Pinel que o considerou como um idiota IRRECUPERÁVEL; Jovem médico Itard que, ao contrário, CONSIDEROU SER POSSÍVEL RECUPERAR O ATRASO provocado pelo seu isolamento.

Pontos para Debate Habituação à vida civilizada - o início da educação – Chegada a casa – a recepção da senhora Guérin; Insensibilidades ao (barulho, fumo, manifestações afetivas); Atitudes da cça com a aproximação das pessoas (o comportamento agressivo); O processo de formação de identidade humana.

AMBIENTE SENSORIAMENTE ENRIQUECIDO O cérebro é uma estrutura inata e de evolução progressiva, há uma reorganização qualitativa na vida mental, com base em experiências com pessoas e eventos da cultura (dados do filme)

NECESSIDADE BÁSICAS PARA O INÍCIO DO APRENDIZADO Visão - Ver; Audição - Ouvir; Coordenação motora – tato; olfato; paladar (andar, sentar, vestir); Sorriso; choro; sensibilidade para o desconforto e para dor; Integração Dos 5 Sentidos - significado

MANIFESTAÇÕES PSICOLÓGICAS Da sociedade frente ao caso - preconceito; O papel da família (cuidadores); enquanto instituição básica de formação; O papel da instituição (educadores) No processo de socialização e aprendizado;

A Imitação como resposta social - identificação; As primeiras comunicações com INTENCIONALIDADE - Comer - Fome; Ritual para sair – brincar, passear – asssociações; Os Jogos e a comida/ o desejo de brincar- (ao resolver os problemas fazendo relações, conexões - demonstra o seu aprendizado);

A Escolha do nome (identidade – processo de INDIVIDUAÇÃO); Atividades propostas - a busca pelo significado (do objeto, da palavra da comunicação); O ato de imitar (gestual e verbal) é um exercício de memória do movimento; A percepção - a relação com o OUTRO – fundamental como aprendizado da autoestima – olhar que estrutura;

CONSIDERAÇÕES Há necessidade de um trabalho intenso para que o “SUJEITO” que ainda não nasceu dê lugar e possibilidades de conexão ao sujeito real – processo de humanização e aprendizado; O “processo de aprender” não se elabora de uma só vez, diante de cada nova situação, acontece uma reatualização; O processo é longo e sinuoso, COM muitas dificuldades e sentimentos ambivalentes (alegrias, angústias, satisfações; insatisfações), de ambas as partes (EDUCANDO E EDUCADOR);

Reorganização, Integração e Aprendizado O impacto dos acontecimentos da vida põem em pauta essa integração constantemente e mutável que se processa dentro e fora da pessoa; Estamos em interação o tempo todo (apropriação da relação que frustra ou da prazer) – a mesma experiência poderá ser integrada de maneiras diferentes (DIFERENTES FORMAS DO PROCESSO DE APRENDER)

Educar Significa: Oferecer e organizar os estímulos existentes no ambiente objetivando determinado aprendizado; Para possibilitar múltiplas respostas ao ambiente as redes neuronais são rearranjadas constantemente; A plasticidade cerebral não tem limites de idade, MAS existe os períodos de maior sensibilidade – a importância de se conhecer as etapas de DESENVOLVIMENTO.