Sustentabilidade nas Organizações Newton Figueiredo Grupo SustentaX
Sustentabilidade Urbana Áreas de negócio Sustentabilidade Pública e Corporativa Sustentabilidade Urbana e de Empreendimentos Gestão Energética Integrada Sustentabilidade de Produtos e Serviços
NOSSA VISÃO Uma nova sociedade sustentável está se formando a partir da crescente preferência dos consumidores e investidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis.
A ONU estima que em 2050 a população da Terra será de 9,2 bilhões de pessoas
POPULAÇÃO SUSTENTÁVEL NO PLANETA Em outubro de 2011, a população mundial alcançou 7 bilhões
POPULAÇÃO X USO DO PLANETA Capacidade de geração de recursos do planeta em 2011 Em 2011, a população mundial deverá estar usando 135% da capacidade de geração de recursos do planeta
PREVISÃO DA PEGADA ECOLÓGICA X # DE PLANETAS Número de planetas Fonte: Banco de dados da SustentaX e Global Footprint Network
MAIORES ECONOMIAS EM 2050
QUE CENÁRIO ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS? Desequilíbrio social 1/3 da população mundial marginalizada riscos de explosões sociais (Europa, Mundo Árabe, China); Brasil: milhões abaixo do nível de pobreza Desequilíbrio ambiental Processo continuado de degradação planetária condições ambientais esgotamento previsível de insumos baratos tendência a aumento de preços dos alimentos Desequilíbrio econômico Dólar Euro Grande capacidade de mobilização de mídia das ONG´s contra ações não sustentáveis Insegurança quanto ao futuro Consumidores passam a discriminar empresas não responsáveis Investidores buscam proteção em empresas sustentáveis
VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS Burundi Zimbábue Brasil EUA Argentina Dinamarca Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011
VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011
O aquecimento global irá piorar meu estilo de vida durante meu período de vida
O QUE ESPERA O CONSUMIDOR BRASILEIRO?
VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (I) 73% dos brasileiros dizem que gastarão mais consumindo produtos ecologicamente corretos. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), 2010
VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (II) Quanto você pagaria a mais por produtos sustentáveis ? Até quantos %? % de Clientes 10 51 20 26 40 2 50 1 Fonte: Banco de Dados SustentaX / C&C, 2010
COMO AS EMPRESAS ESTÃO REAGINDO?
COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010) Somente 28% das empresas desenvolvem alguma ação de modo a organizar uma rede de fornecedores socialmente responsáveis. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez. 2010
COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010) 79% das empresas não conhecem a opinião de seus clientes/consumidores e “prospects” quanto ao seu entendimento diferencial na escolha de uma empresa socialmente responsável. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez. 2010
OPORTUNIDADE! Está aberto um importante espaço para a diferenciação competitiva e a consequente fidelização de clientes e investidores
Desenvolvimento Sustentável Conceituando Sustentabilidade X Desenvolvimento Sustentável
Sustentabilidade ......... (de quê?) Conceituando (II) Sustentabilidade ......... (de quê?)
Sustentabilidade Individual FELICIDADE Sustentabilidade Empresarial Objetivos da Sustentabilidade Sustentabilidade Individual FELICIDADE Sustentabilidade Empresarial RENTABILIDADE
Sustentabilidade Empresarial Objetivo Garantir Rentabilidade e Perenidade (curto, médio e longo prazos) Governança Ética Responsabilidade Socioambiental Como ? Garantir demanda permanente e, se possível, crescente Como ? Produtos e Serviços Desejados, Competitivos e Sustentáveis Como ? Inovação e Reinvenção de processos Como ? Gerando Valor e Mitigando Riscos na visão dos públicos de interesse
Produtos e Serviços Sustentáveis A NOVA POSTURA EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL Clientes, funcionários, fornecedores e acionistas Negócio Governança Ética SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL Pessoas Planeta RESPONSABILIDADE AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTRATÉGICA Produtos e Serviços Sustentáveis Mitigação de riscos sociais
Sustentabilidade Ambiental Reduzir, Reusar e Reciclar Os R´s da Sustentabilidade Sustentabilidade Ambiental Reduzir, Reusar e Reciclar Sustentabilidade Empresarial Reformular, Reforçar e Replicar
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (I) DO PETRÓLEO PARA A CANA
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (II) DAS FIBRAS DE AMIANTO PARA AGREGADOS NATURAIS Especificação Placa produzida com uma mistura homogênea de cimento Portland e agregados naturais reforçados com fios sintéticos, através da Tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintético, atendendo à NORMA ISO 8336 - classe A3 (resistência à tração na flexão do material).
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (III)
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (IV)
MAQUIAGEM VERDE
Corrida Maluca para o verde: todos querem ser reconhecidos pelos consumidores como verde No clássico desenho da Hanna-Barbera, valia tudo para chegar em primeiro!
Riscos para os Consumidores
ORIENTAÇÕES PARA COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEL COM O CONSUMIDOR 1. Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária http://www.conar.org.br 2. Guia SustentaX de Comunicação Responsável com o Consumidor http://www.selosustentax.com.br/pdf/guia_sustentax.pdf
Relatórios de sustentabilidade Quantificação de GEE ISE BM&F Bovespa AS “PEGADINHAS” DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL Relatórios de sustentabilidade Quantificação de GEE ISE BM&F Bovespa Embalagem x conteúdo
Newton Figueiredo | Presidente CONTATOS Newton Figueiredo | Presidente Newton.Figueiredo@SustentaX.com.br 55 11 3062-5031