Sustentabilidade nas Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
ÉTICA NOS NEGÓCIOS PROF. LÍVIO GIOSA Apresentação do Palestrante
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Estratégia Empresarial
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Responsabilidade Social nas Empresas
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Área de Negócios de Exploração e Produção
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Marketing A Imagem das Empresas
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
Conhecendo a Carta da Terra
Lucratividade das Lojas Sustentáveis
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Teorias Modernas de Gestão
Novos modelos de negócios
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
Gerenciamento de Processos - PNQ
Administração de Empresas Pessoais
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
Especialização em Gestão de Pessoas
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
4º Período Ciências Contábeis
Ética e RSE Sérgio Caldas.
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Projetos Comunitários Lilian Kelian
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
O QUE SUA EMPRESA BUSCA?.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Centro de Ensino Superior do Amapá
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NÉGÓCIOS I PROFº ABIDERMAN COMPONENTES: ANTONIO FREITAS DARLAN ROCHA ARIANE LIMA FILIPE CRESPO DAYSE ASSIS GEIDSON COSTA.
Projeto de extensão Capim Limão
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves 21/08/20091 Faculdade Estácio de.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade nas Organizações Newton Figueiredo Grupo SustentaX

Sustentabilidade Urbana Áreas de negócio Sustentabilidade Pública e Corporativa Sustentabilidade Urbana e de Empreendimentos Gestão Energética Integrada Sustentabilidade de Produtos e Serviços

NOSSA VISÃO Uma nova sociedade sustentável está se formando a partir da crescente preferência dos consumidores e investidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis.

A ONU estima que em 2050 a população da Terra será de 9,2 bilhões de pessoas

POPULAÇÃO SUSTENTÁVEL NO PLANETA Em outubro de 2011, a população mundial alcançou 7 bilhões

POPULAÇÃO X USO DO PLANETA Capacidade de geração de recursos do planeta em 2011 Em 2011, a população mundial deverá estar usando 135% da capacidade de geração de recursos do planeta

PREVISÃO DA PEGADA ECOLÓGICA X # DE PLANETAS Número de planetas Fonte: Banco de dados da SustentaX e Global Footprint Network

MAIORES ECONOMIAS EM 2050

QUE CENÁRIO ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS? Desequilíbrio social 1/3 da população mundial marginalizada riscos de explosões sociais (Europa, Mundo Árabe, China); Brasil: milhões abaixo do nível de pobreza Desequilíbrio ambiental Processo continuado de degradação planetária condições ambientais esgotamento previsível de insumos baratos tendência a aumento de preços dos alimentos Desequilíbrio econômico Dólar Euro Grande capacidade de mobilização de mídia das ONG´s contra ações não sustentáveis Insegurança quanto ao futuro Consumidores passam a discriminar empresas não responsáveis Investidores buscam proteção em empresas sustentáveis

VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS Burundi Zimbábue Brasil EUA Argentina Dinamarca Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011

VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011

O aquecimento global irá piorar meu estilo de vida durante meu período de vida

O QUE ESPERA O CONSUMIDOR BRASILEIRO?

VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (I) 73% dos brasileiros dizem que gastarão mais consumindo produtos ecologicamente corretos. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), 2010

VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (II) Quanto você pagaria a mais por produtos sustentáveis ? Até quantos %? % de Clientes 10 51 20 26 40 2 50 1 Fonte: Banco de Dados SustentaX / C&C, 2010

COMO AS EMPRESAS ESTÃO REAGINDO?

COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010) Somente 28% das empresas desenvolvem alguma ação de modo a organizar uma rede de fornecedores socialmente responsáveis. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez. 2010

COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010) 79% das empresas não conhecem a opinião de seus clientes/consumidores e “prospects” quanto ao seu entendimento diferencial na escolha de uma empresa socialmente responsável. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez. 2010

OPORTUNIDADE! Está aberto um importante espaço para a diferenciação competitiva e a consequente fidelização de clientes e investidores

Desenvolvimento Sustentável Conceituando Sustentabilidade X Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade ......... (de quê?) Conceituando (II) Sustentabilidade ......... (de quê?)

Sustentabilidade Individual FELICIDADE Sustentabilidade Empresarial Objetivos da Sustentabilidade Sustentabilidade Individual FELICIDADE Sustentabilidade Empresarial RENTABILIDADE

Sustentabilidade Empresarial Objetivo Garantir Rentabilidade e Perenidade (curto, médio e longo prazos)  Governança Ética   Responsabilidade Socioambiental Como ? Garantir demanda permanente e, se possível, crescente Como ? Produtos e Serviços Desejados, Competitivos e Sustentáveis Como ? Inovação e Reinvenção de processos Como ? Gerando Valor e Mitigando Riscos na visão dos públicos de interesse

Produtos e Serviços Sustentáveis A NOVA POSTURA EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL Clientes, funcionários, fornecedores e acionistas Negócio Governança Ética SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL Pessoas Planeta RESPONSABILIDADE AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTRATÉGICA Produtos e Serviços Sustentáveis Mitigação de riscos sociais

Sustentabilidade Ambiental Reduzir, Reusar e Reciclar Os R´s da Sustentabilidade Sustentabilidade Ambiental Reduzir, Reusar e Reciclar Sustentabilidade Empresarial Reformular, Reforçar e Replicar

EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (I) DO PETRÓLEO PARA A CANA

EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (II) DAS FIBRAS DE AMIANTO PARA AGREGADOS NATURAIS Especificação   Placa produzida com uma mistura homogênea de cimento Portland e agregados naturais reforçados com fios sintéticos, através da Tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintético, atendendo à NORMA ISO 8336 - classe A3 (resistência à tração na flexão do material).

EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (III)

EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (IV)

MAQUIAGEM VERDE

Corrida Maluca para o verde: todos querem ser reconhecidos pelos consumidores como verde No clássico desenho da Hanna-Barbera, valia tudo para chegar em primeiro!

Riscos para os Consumidores

ORIENTAÇÕES PARA COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEL COM O CONSUMIDOR 1. Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária http://www.conar.org.br 2. Guia SustentaX de Comunicação Responsável com o Consumidor http://www.selosustentax.com.br/pdf/guia_sustentax.pdf

Relatórios de sustentabilidade Quantificação de GEE ISE BM&F Bovespa AS “PEGADINHAS” DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL Relatórios de sustentabilidade Quantificação de GEE ISE BM&F Bovespa Embalagem x conteúdo

Newton Figueiredo | Presidente CONTATOS Newton Figueiredo | Presidente Newton.Figueiredo@SustentaX.com.br 55 11 3062-5031