SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CRUZ, T. Sistemas de Informações Gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003. OLIVEIRA, Djalma. P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias táticas e operacionais. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2005. LAUDON, K. C., LAUDON, J. P. Sistemas de Informações Gerenciais: administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. Apresentação do Plano de Ensino Bibliografia Recomendada Conteúdo – Aula 01 ADMINISTRAÇÃO – 7o Período Alex Sandro Souza de Oliveira
(primários e secundários) COTIDIANO NAS ORGANIZAÇÕES PLANEJAMENTO REDE DE HOTÉIS SAN DIEGO WALMART UBERABA - CCE DIAGNÓSTICO ORGANIZAÇÃO Levantamento de dados (primários e secundários) LIDERANÇA CANAIS DE INFORMAÇÃO Desafios ? Riscos ? CONTROLE DE ONDE serão adquiridos os dados ACONTECEU
Objetivos, Estratégias, Plano de Ação e Controle COTIDIANO NAS ORGANIZAÇÕES PLANEJAMENTO PROGNÓSTICO Objetivos, Estratégias, Plano de Ação e Controle REDES DE COMUNICAÇÃO PARA ONDE os dados serão direcionados
COTIDIANO NAS ORGANIZAÇÕES COMUNICAÇÃO INTERNA / EXTERNA PLANEJAMENTO GRUPO PÃO DE AÇUCAR COMPANHIA AÉREA GOL - ON LINE INFORMÁTICA ORGANIZAÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA / EXTERNA Comunicação Empresarial Processos de Comunicação Sistema de Informação Tipos de Comunicação Ruídos de Comunicação LIDERANÇA CONTROLE ACONTECEU
COTIDIANO NAS ORGANIZAÇÕES ORGANIZAÇÃO ENDOMARKETING ENVOLVIMENTO COMPROMETIMENTO MOTIVAÇÃO Programas de Incentivo
COTIDIANO NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING DE RELACIONAMENTO ORGANIZAÇÃO MARKETING DE RELACIONAMENTO CRM (Customer Relationship Manager) Programa FIDELIDADE Acompanhamento Empresa/Consumidor
COTIDIANO NAS ORGANIZAÇÕES PLANEJAMENTO TOMADA DE DECISÕES ORGANIZAÇÃO CLIMA ORGANIZACIONAL MUDANÇAS INTERNAS REPOSICIONAMENTO DE MERCADO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL LIDERANÇA CONTROLE
COTIDIANO NAS ORGANIZAÇÕES PLANEJAMENTO GRUPO MARTINS (lnteligência Artificial) COMPANHIA GLOBAL DO VAREJO (B2W) - PROJETO IGOV (Rede Paulista de Inovação em governo) TOMADA DE DECISÕES ORGANIZAÇÃO ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS REAVALIAÇÃO DE METAS PESQUISAS (Feedback) RELATÓRIOS ESTRATÉGICOS (consolidados) LIDERANÇA CONTROLE OUTROS CASOS ACONTECEU
SOLUÇÃO SIG PDF CREATOR GERAÇÃO DE ARQUIVOS PDF Crie documentos PDF a partir de qualquer aplicação que imprima documentos, simulando uma impressora virtual
DICA SIG Rapidshare Megaupload Easyshare Uploaddearquivos
Fim do Internet Explorer 6 NOTÍCIA SIG Fim do Internet Explorer 6 A própria Microsoft está recomendando que os usuários mudem de navegador. Confira as alternativas freeware para substituí-la
CASES DE SUCESSO CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos Com o Débito Direto Autorizado (DDA), o boleto de cobrança ganha versão eletrônica, que dispensa a impressão em papel. “Em três anos, estimamos que 1 bilhão de bloquetos serão economizados por ano”, diz Paulo Roberto Pinto Lima, CIO da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).
CASES DE SUCESSO CYRELA A Cyrela, voltada a construção de apartamentos mais luxuosos, faz parceria com incorporadoras e construtoras de imóveis de linha econômica. A nova ferramenta permite acompanhar em detalhes o fluxo de caixa dos empreendimentos desses parceiros, as vendas e os terrenos da região. Para acompanhar de perto as vendas de incorporadoras e construtoras parceiras e cruzar informações para montar boas estratégias de marketing, a Cyrela Brazil Realty, empresa do setor de construção civil, adotou um módulo que incrementa o seu sistema de inteligência de mercado (BI – Business Inteligence), chamado de Participações.
CASES DE SUCESSO TECBAN Atualmente, 50% dos chamados para conserto dos terminais são resolvidos remotamente, segundo Lisias Lauretti, CIO da Tecban. Responsável por uma rede de 7 100 terminais bancários de auto-atendimento que se espalha por 391 cidades brasileiras, a Tecban estima uma economia de 510 mil reais por ano. A Tecban investiu 2 milhões de reais em um projeto de operação remota, chamado de Águia, para consertar a distância os caixas de auto-atendimentos do Banco 24Horas e outras instituições bancárias que terceirizam o serviço