Prof. Romualdo Ayres Costa

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Prof. Romualdo Ayres Costa Tópicos Especiais em Marketing III M a r k e t i n g D i g i t a l Sessão 1 Prof. Romualdo Ayres Costa romualdo@companhiademarketing.com.br

Bibliografia do Curso Livro-Texto: Limeira, Tania M.V. E-marketing. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003. Leituras adicionais: Shapiro & Varian. A economia da Informação. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999. Porter, M.E. Estratégia e Internet in Planejamento Estratégico – Harvard Business Review – Rio de Janeiro, Ed. Campus: 2002. Tapscott, Ticol & Lowy. Capital Digital. São Paulo: Makron Books, 2001. Castells, M. A Galaxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003 Wind, Mahajan & Gunther. Marketing de Convergência. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003. Godin, Seth. Marketing de Permissão. Rio de Janeiro, Ed. Campus: 2000. Kotler, P. – Administração de Marketing. São Paulo, Ed. Atlas: 1998. Boyet & Boyet. O Guia dos Gurus de Marketing. Rio de Janeiro, Ed. Campus: 2003.

O Marketing Definição: Marketing é a função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing, a saber: produto, preço, promoção e ponto de distribuição. Função: O profissional de marketing atua em quatro áreas de atividades: Análise de marketing Planejamento de marketing Implementação de marketing Controle de marketing

Ferramentas de Marketing Diferenciação Segmentação Posicionamento (Proposição de Valor) Composto de Marketing Diferenciação Preço ou vantagem de custo Atributos específicos do produto Serviços agregados Canal de distribuição Imagem de marca Posicionamento Proposição de valor Segmentação Fatores demográficos Fatores geográficos Fatores psicográficos Fatores comportamentais Composto de marketing Produto Preço Promoção Ponto de distribuição

Novos desafios do Marketing O marketing está passando por cinco grandes transformações: Mais oferta e menos diferenciação Mais global e menos local Mais concorrência e mais colaboração Mais relação e menos transação Mais “sentir e responder” e menos “fazer e vender” Prodiços: Produtos com serviços Co-criação de valores: Clientes participam da criação dos produtos Novos canais: A Internet amplia os canais de marketing Preços colaborativos: Clientes participam da determinação do preço e possuem muito mais informação sobre oferta e demanda Publicidade de Resultados: A publicidade tradicional não tem se mostrado eficiente para influenciar as vendas

A Evolução do Marketing Marketing Eletrônico A Evolução do Marketing Marketing de Massa ▼ Marketing diferenciado Marketing Individualizado Marketing Interativo E-marketing Marketing eletrônico é o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a Internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida. Não surgiu agora, mas ganhou notoriedade há pouco EDI, ERP e Cadeia de suprimentos Tendências para o futuro: Convergência Contexto Comunidade C O M P E T I Ç Ã T E C N O L G I A M-Marketing C-Marketing É T I C A