Teoria do estado contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Decreto 7.203/2010 “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
PCCTAE.
OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
CARGOS PÚBLICOS Criação, transformação e extinção: Art. 48, X, CF – existência de lei; Criação: formam-se novos cargos; Extinção: eliminação de cargos;
AFRFB ª Etapa. AFRFB ª Etapa AFRFB ª Etapa.
APRESENTAÇÃO DA UFRN, ADAPTADA PARA UNIFESP 19/Novembro/2008.
Teoria do Estado Contemporâneo Professor Dejalma Cremonese
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Eleandra Astresse Geografia licenciatura – EaD Teoria do estado contemporâneo.
Parentesco e Princípio da afetividade
Agências Reguladoras Professor: Rafael Lorenzo Fernandez Koatz 2010/2
ESTÁGIO PROBATÓRIO É o período de exercício do servidor concursado e nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o qual é observada e apurada, pela.
01 - INTRODUÇÃO O Direito Administrativo é o ramo do direito que estuda as relações entre as entidades públicas, os agentes públicos e os serviços que.
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Bases jurídicas para uma boa Administração
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
Nome: Aliny da Rocha Moraes Turma: 91 Professores: Raquel y Henry
Estado e desvios institucionais
(051) SUBSÍDIO ÚNICO (051)
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
ESTÁGIO PROBATÓRIO É o período de exercício do servidor concursado e nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o qual é observada e apurada, pela.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
Justiça Pública e Poder Judiciário
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
Luiz Henrique Schuch Vice –presidente do ANDES-SN
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO
PRÊMIO FUNCIONÁRIO PADRÃO 2008
Curso Direito à Memória e à Verdade
Siglas de Interesse: SESMT CIPA SIPAT
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Adrieni Ferreira Yassine
APLICAÇÃO DO DECRETO Nº , DE 26 DE MAIO DE 2009
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Max Weber e a burocracia Sérgio Praça edspraca.wordpress.com.
Regras Gerais sobre Servidores Públicos
Que sociologia política é essa?
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Estágio Probatório.
Capacitação com os Presidentes de Câmaras Municipais Recife, 22 de Janeiro de 2015.
PROPOSTA TEXTO 1 Um relatório divulgado nesta quarta-feira (8) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostra.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
Gestão por competência
2.5 – EFICIÊNCIA – inclusão na CF: EC n° 19/98. - Antes disso não precisava ser eficiente? Lei 8987/95, art. 6º – conceito: “execução dos serviços.
Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL PALESTRA SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PREVIDENCIÁRIOS.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
Levantamento da Distribuição de CCT e CLN ANS 05/04/2012.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (CONORF)
Poderes da Administração Pública  O Regime jurídico-administrativo  Poder e faculdade  Poder-dever  Conceito de José dos Santos:  “conjunto de prerrogativas.
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (Conorf)
Transcrição da apresentação:

UNIJUI – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Teoria do estado contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Acadêmica: Thais Cristina Koch

CARGOS DE CONFIANÇA Ijui, junho de 2008

Cargo de Confiança Também conhecido por CC ou cargo em comissão, é o cargo público ocupado sem a realização de concurso público, apenas por nomeação; São cargos de chefia, direção ou assessoria; O art. 37 incisos II e V da Constituição Federal determina que a escolha do individuo é livre, assim como a exoneração também é livre;

Pode-se nomear indivíduos internos ou externos à administração pública; Não é possível acumular cargos. A remuneração será somente uma; O cargo de confiança floresceu durante o regime de 1964 e se manteve após a redemocratização; Cada cc geralmente entrega uma parte do salário ao partido que o nomeou;

O critério de seleção é a confiança; Os apadrinhados políticos costumam ficar com vagas que deveriam ser preenchidas por critérios técnicos; A Emenda Constitucional 19 altera o art. 37 inciso V definindo que a lei estabelecerá um percentual mínimo de cargos em comissão que devem ser preenchidos por indivíduos com cargo efetivo.

Não há estabilidade caso o individuo escolhido não seja servidor público; A cada troca de governo os CCs sofrem um remanejo e outros nomeados tomam seus lugares; Resultado: a morosidade e a incompetência passaram a imperar na administração pública; Em 2005 o governo Federal fixou regras que reservam até 75% dos postos mais baixos na hierarquia a funcionários de carreira; A elite dos ministérios entretanto, continua sujeita a livre escolha política;

CARGOS DE CONFIANÇA NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS EUA : 4.500 França: 500 Inglaterra : 300 Alemanha: 170 Reino Unido: 700

No Brasil o número de cargos de confiança chega a 22.160

Presidência da república: 2.971 O MAPA DOS CARGOS Presidência da república: 2.971 Agricultura: 904 Cidades: 203 Ciência e tecnologia: 902 Comunicações: 273 Cultura: 600

Desenvolvimento Agrário: 1.016 Industria e Comércio Exterior: 554 Defesa: 655 Desenvolvimento Agrário: 1.016 Industria e Comércio Exterior: 554 Desenvolvimento Social: 383 Educação: 924 Esportes: 203

No governo Lula foram criados mais de 4 No governo Lula foram criados mais de 4.600 cargos todos preenchidos por indicação de políticos. De acordo com o PT cerca de 5 mil casos até 139%. filiados estão entre os 22.160 CCs. O governo anunciou também reajustes salariais que atingem em alguns No bolso de contribuinte os novos cargos e o reajuste vão custar R$ 528 milhões a mais por ano.

A despesa extra equivale à soma dos investimentos realizados em 2006 por sete ministérios: Minas e Energia; Previdência social; Trabalho; Cultura; Meio Ambiente; Agricultura;

NEPOTISMO Nepotismo deriva do latim: Nepos, Nepotis – significando respectivamente neto, sobrinho; Nepos também indica os descendentes a posteridade Nepotismo em essência significa favorecimento; É a concessão de favores a parentes em detrimento a pessoas mais qualificadas.

A prática do nepotismo teve inicio no Renascimento quando os Papas e outras autoridades eclesiásticas nomeavam seus sobrinhos a cargos importantes dentro da igreja. A pratica passou da Igreja ao funcionalismo público. Pode ocorrer tanto em instituições privadas quanto públicas.

O nepotismo somente existe em razão dos cargos comissionados

A Resolução nº 7 do Conselho Nacional de justiça publicada em 14 de novembro de 2005 passou a disciplinar o exercício de cargos no âmbito do poder judiciário. Nos termos do artigo 2ª incisos I e II; A regra busca reprimir a nomeação das pessoas indicadas mediante “troca de favores”;

A resolução traz no entanto uma exceção às proibições: Não será considerado nepotismo cruzado a nomeação de parentes uns dos outros que: 1- Exerçam cargo efetivo admitidos mediante concurso público; 2 – O grau de escolaridade do cargo exercido seja compatível com o CC 3 – que a qualificação profissional e a complexidade do cargo exercido seja compatível com o cargo efetivo;

Tendo em vista a violação do Principio da Moralidade, o nepotismo pode ser qualificado como |Ato de Improbidade Administrativa por ferir o art. 11 da lei 8.429/92.

É geral o entendimento de que os cargos de confiança se constituem no grande entrave à implantação de um sistema de mérito no Brasil; Outro fator negativo reside na impossibilidade de limitar sua quantidade; O CC viabiliza a apropriação Patrimonialista dos Postos de trabalho e permite elevado grau de proliferação da direção pública em todos os seus níveis.

REFERENCIAS: - http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7933 http://www.andes.org.br/imprensa/ultimas/contatoviw.asp?key=4539 http://www.concursospublicosonline.com/informacao/view/apostilas/direito/direito-admini... http://www.brasilescola.com/politica/nepotismo-politica.htm http://www.mundojuridico.adv.br http://direitonet.com.br/reportagens/x/15/88/158/ http://politicaparapoliticos.com.br/glossario.phd?id-glossario=48&