ATUALIDADES JURÍDICAS CONHECIMENTO GERA AÇÕES PREVENTIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Advertisements

OHSAS Antecedentes: Versão 1999
VII Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário Brasília/DF 2011 Ações Regressivas estrututura de defesa
Como fazer para resolver o problema?
PPP PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO Paulo Gonzaga
Ponto 4 Segurança e Medicina do Trabalho
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
NTEP- Como estamos fazendo-
Eduardo Henrique R de Almeida
Contestação do NTEP.
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
ORDEM DE SERVIÇO.
Resíduos Industriais – NR 25
Higiene e Segurança do Trabalho
Ações Preventivas no Transporte Rodoviário de Cargas Perigosas
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
CUSTO DOS ACIDENTES E A ECONOMIA QUE O SESMT PROPORCIONA ÀS EMPRESAS
Direitos do Trabalhador Constituição da República
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP Christina Pila Advogada
Luciana Guedes Ferreira Pinto SANTIAGO, TORRES E SALDANHA ADVOGADOS
PCMSO, PPRA, PCMAT: ENTENDENDO A LEGISLAÇÃO PARA MELHOR PROTEGER O TRABALHADOR. Christina Pila Advogada.
NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO
Direitos dos Trabalhadores
Responsabilidades.
NTEP Márcio Serrano. NTEP Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário.
Ministério da Previdência Social e o INSS
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
PROJETO Paulo Reis Julho de 2012 OPORTUNIDADES PARA MELHORIA DOS
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA
Prof. João Carlos da Fonte
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
ENCONTRO SBPM - DF NEXO TÉCNICO FAP E NTEP DR. SALVADOR VARELLA.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
LTCAT Laudo técnico de condições ambientais de trabalho
Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador
Apresentação Eng. Sergio Ussan.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social ALTERAÇÕES NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR BRASÍLIA,
Diálogos Setoriais Brasil - União Européia
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Benefícios Previdenciários – INSS (Risco e programáveis)
Auxílio Doença..
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Segurança e Medicina do Trabalho
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
Unimed Porto Alegre Experiências em Acidente do Trabalho
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP
Qualidade de Vida e Gestão de Absenteísmo Gustavo Nicolai.
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
Gestão de SST em tempos de________
Qual a finalidades do PPP ?
Julio Miclos Junior Gerente do Produto Saúde Ocupacional Unimed S.O.U.
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA.
1 Acidentes do Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e as Ações Regressivas Carlos Alberto Pereira de Castro –
ASPECTOS JURÍDICOS : NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO (NTEP) FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP)
Transcrição da apresentação:

ATUALIDADES JURÍDICAS CONHECIMENTO GERA AÇÕES PREVENTIVAS

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ATO PARA AS EMPRESAS? A CLT, com mais de 60 anos de promulgação, tem como características primordiais ser tutelar, legalista e protecionista. Esse fato acaba levando a Justiça do Trabalho a ser um fórum de privilégio do trabalhador e de condenação de empresas.

PERCENTUAIS DA JUSTIÇA TRABALHISTA Dados obtidos do RELATÓRIO GERAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO de 2005: Condenação de empresas: 68% Acordos celebrados em juízo: 18% Ganho de causa das empresas: 14%

TRABALHADORES RECORREM MAIS À JUSTIÇA No ano de 2005 quase 2 milhões de trabalhadores procuraram a justiça para garantirem seus direitos. Esse número foi 9% maior do que em 2004. Para o Presidente da Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (ANAMANTRA), Dr. José Nilton Pandeó, o brasileiro está mais consciente dos seus direitos.

CONDENAÇÕES DE EMPRESAS DESPESAS DE 7 BILHÕES EM 2005 Os valores de condenações e acordos celebrados em juízo entre empregados e empregadores somaram 7 bilhões de reais em 2005. Houve um aumento de 20% em relação a 2004. FONTE: Relatório Geral da Justiça do Trabalho de 2005.

VALORES DE MULTAS APLICADAS PELO MTE CRESCEM EM 2005 As multas aplicadas pelos AFTs – Auditores Fiscais do Trabalho – cresceram 30% em 2005 atingindo o valor de 3 bilhões de reais. FONTE: MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

DOCUMENTAÇÃO LEGAL As empresas nunca se preocuparam em documentar suas ações em segurança e saúde no trabalho. Muitas não registraram ao longo dos anos seu panorama ambiental e de proteção à saúde dos seus empregados. Estão sem qualquer comprovação para rebater as alegações do trabalhador numa ação indenizatória.

DOCUMENTAÇÃO LEGAL Onde está a coerência? Pelo contrário, até existem documentos produzidos pela empresa que podem comprometê-la nos processos. PPRA: Afirmando que inexistem níveis de pressão sonora acima do limite tolerável PCMSO: Denuncia o desencadeamento ou agravamento de perda auditiva ocupacional nos trabalhadores. Onde está a coerência?

DOCUMENTAÇÃO LEGAL Onde está a coerência? PPRA e LTCAT da mesma empresa com números diferentes para as mesmas medições. Onde está a coerência?

DOCUMENTAÇÃO LEGAL Onde está a coerência? O PPP possui várias armadilhas em seu bojo. O preenchimento inadequado se torna uma verdadeira arma contra a empresa. Onde está a coerência?

DOCUMENTAÇÃO LEGAL Onde está a coerência? Não ter como comprovar o uso do EPI Recibo de entrega não comprova a utilização. Integração Treinamento específico Reciclagem periódica Punições administrativas Onde está a coerência?

DOCUMENTAÇÃO LEGAL Onde está a coerência? Recibos de entrega de EPI’s formulados de maneira amadorística: DESCRIÇÃO GENÉRICA: Luva de Segurança, Máscara contra Gases ??? PERIODICIDADE DE TROCA: um EPI “descartável” levando quase dois anos para ser substituído Onde está a coerência?

DOCUMENTAÇÃO LEGAL Onde está a coerência? Falta de punição ao empregado que reiteradamente descumpre as normas de segurança e medicina do trabalho. ATO FALTOSO – Art. 158 da CLT Onde está a coerência?

RISCOS DA TERCEIRIZAÇÃO A fim de se isentar das questões de segurança e saúde no trabalho, as empresas têm terceirizado suas atividades de risco ou perigo. Porém, via de regra, tais companhias acabam sendo envolvidas em processos solidariamente à terceirizada ou, o que é pior, ficam com toda a responsabilidade da empresa contratada que encerrou suas atividades. Olha aí o exemplo!.....

INSS FAZ VALER ART. 120 DA LEI 8213/91 No Estado do Amazonas a Procuradoria Federal Especializada (PFE – INSS) ajuizou, entre 2002 e 2005, 53 ações regressivas contra empresas baseada no que diz a jurisprudência previdenciária.

INSS FAZ VALER ART. 120 DA LEI 8213/91 Cerca de 35 causas pendentes de conclusão probatória contam com chances de ajuizamento de ação regressiva por parte da 2ª. Vara Federal Judiciária de Manaus

MEDIDA PROVISÓRIA 316 DE 11/08/06 REGULAMENTA O NEXO EPIDEMIOLÓGICO NEXO EPIDEMIOLÓGICO instituído pela Resolução de Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS Para comprovar a doença ocupacional não haverá mais a necessidade da emissão da CAT, bastando que se apresente o laudo médico com a CID atestando pré-existência entre a atividade da empresa e a doença

NEXO EPIDEMIOLÓGICO Inversão do ônus. Agora cabe à empresa provar que a doença não se deu em função da atividade. O NEXO EPIDEMIOLÓGICO terá influência para o cálculo do FAP – Fator Acidentário Previdenciário para fins de cálculo da redução do SAT – Seguro de Acidentes do Trabalho

luisbruin@terra.com.br www.bracolonline.com.br