A atuação do psicólogo jurídico e sua ética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
O QUE É ÉTICA?.
PSICOLOGIA JURÍDICA AULA 2
A história do Aconselhamento Psicológico
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
Qualidade de vida no Trabalho
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
Aplicação da Lei /01 às pessoas em medida de segurança:
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
desafio para jovens e pais
NORMAL E PATOLÓGICO O CONCEITO DE SAÚDE E DE NORMALIDADE
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Aula 2 – O Campo da Psicologia Jurídica
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
PSICOMOTRICIDADE.
Projeto “Jovem Legal”.
Fundação de Atendimento de
O trabalho do assistente
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Por que estudar Psicologia?
Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Conceito/história/demanda/público alvo
Subjetividade e Trabalho
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
Fundamentos do Psicodiagnóstico
► CASAMENTO E SEPARAÇÃO:
possibilidades e desafios
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Psicologia Jurídica no Brasil
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
Critérios de normalidade em Psicopatologia.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
Primórdios da Psicologia Jurídica -1
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
O ESTUDO SOCIAL EM PERÍCIAS, LAUDOS E PARECERES TÉCNICOS
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

A atuação do psicólogo jurídico e sua ética Alba Abreu Lima Psicanalista TJ SE aal1164@tjse.jus.br

Definição de Psicologia Jurídica ou Forense Trata-se da psicologia aplicada no âmbito do Direito. Qual a relação que o sujeito tem com a lei? A norma é necessária, mas é apresentada no cotidiano dos tribunais como contingente. Cada vez mais, os Juizes exercem uma prática que leva em conta não somente a “letra fria da lei”, mas aplicando nas sentenças uma interpretação singular que depende das circunstâncias sociais, emocionais e econômicas. Com isso, a perícia se tornou vital na amplitude de visibilidade do julgador, para a compreensão plural e de acordo com sua época.

Objetivos da Psicologia Jurídica: assessorar o Juiz nas decisões, evitando rupturas emocionais profundas nas partes envolvidas no conflito; identificar e interpretar as motivações inconscientes das demandas, para mediar os interesses das partes; participar de planejamento, seleção e análise de perfil profissional, treinamentos e atendimentos aos operadores (construtores) do Direito.

Os desafios da prática “A velha regra – pensar antes de agir – sofre alterações na realidade. A prática obriga freqüentemente a agir sem ter tempo para pensar. Por isso uma das qualidades que mais convém que o homem prático desenvolva é a de saber pensar à medida que age, a de ir construindo num caminho a própria direção do caminho”. Fernando Pessoa Livro do Desassossego

Atuação no judiciário: Perito na elaboração de laudos de impasses psicológicos, na avaliação de seqüelas psicológicas, assédio moral e psicopatologias para subsidiar o Juiz nas decisões;  do trabalho: seleção, treinamento, capacitação, oferecendo ferramentas que auxiliem a resolução de conflitos no ambiente de trabalho; Clínica: avaliação da condição emocional para licença médica, readaptação funcional; orientação e acompanhamento do servidor ( e seus dependentes).

“Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas” Manoel de Barros A psicanálise não se furta à colaboração com a intervenção jurídica, porém visa a avivar a questão de Lacan em Televisão: “como esperar que se prossiga o humanitarismo sentimentalóide de encomenda com o qual se vestem nossas atrocidades?”

Deveres éticos do psicólogo: acolher o sofrimento psíquico dos sujeitos, suas demandas e oferecer um lugar para as palavras ausentes, escondidas atrás dos ditos, no insabido, que é inconsciente; provocar as partes a se responsabilizarem em seus atos a partir do referencial histórico de suas vidas; elaborar um diagnóstico da situação que respeite os limites e a singularidade dos sujeitos, abrindo espaço para a subjetividade e o exercício das diferenças; Reconhecer o limite de seu domínio, pois o Juiz tem sua convicção formada com várias perspectivas.

O psicólogo em tratamento “É uma inegável virtude do Judiciário seu dever de focar a atenção no indivíduo, e isso até na era da sociedade de massas, em que todos os indivíduos são tentados a se considerarem um simples dente na engrenagem em alguma espécie de maquinaria – seja a maquinaria bem azeitada de algum imenso empreendimento burocrático, social, político ou profissional, seja o padrão casual mal ajustado e caótico das circunstâncias em que todos, de algum modo, levamos nossa vida”. Hannah Arendt, em Responsabilidade e Julgamento Filme: a questão humana

Campo de trabalho do psicólogo jurídico: Direito de família: mediação, elaboração de laudos e perícias para subsidiar as decisões; ECA: estudos psicológicos para subsidiar situações de risco, violência, adoções, guardas e tutelas, assim como estudo para indicação de medidas sócio-educativas; Direito Penal: avaliação de transtornos psicopatológicos para elaboração de diagnósticos, responsabilização do ato criminoso; No Direito Civil: incapacidades legais, avaliação, de seqüelas psicológicas em vítimas de sofrimento.

Somos todos fal(t)antes: Desde cedo experimentamos a angústia de viver na relação em família, no estado e na sociedade. A teoria freudiana da família foi formulada como um complexo, o de castração, em que todo ser falante é traumatizado por uma perda originária e depende radicalmente do Outro para a sobrevivência. Como suprir a falta originária?