LIDERANÇA Carlos Campetti

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Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA Carlos Campetti Um líder eficaz é alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim. Peter F. Drucker

As idéias que vamos analisar não são novas nem são minhas. LIDERANÇA As idéias que vamos analisar não são novas nem são minhas.

LIDERANÇA À ANTIGA FORD MOTOR COMPANY 1909 - Produzia 8 modelos HENRY FORD Fundador e acionista majoritário Decretou fabricação somente Ford T Demais acionistas reagiram em vão: “Se eu não comando minha própria empresa, só me restará fundar outra.” Apesar de arrogante e autoritário - Rara combinação genialidade presciência Honra entre os grandes empreendedores Exemplo chefe que fala muito e ouve pouco Ordens peremptórias e pouca discussão Modelo de administração durante décadas

LIDERANÇA NOS ANOS 90 REVOLUÇÃO NA GESTÃO DAS EMPRESAS: Negócios demasiado complexos para “one show man” Estímulo ao espírito de iniciativa e criatividade gera melhores reflexos no balanço O empregado motivado trabalha melhor Motivação ao demonstrar que não é peça insignificante de engranagem impessoal “O MELHOR NEGÓCIO É TRABALHAR EM EQUIPE”

LIDERANÇA Condições “A liderança manifesta certas motivações do líder e requer atributos peculiares de personalidade e habilidade, além de recursos específicos variáveis e relacionados com o contexto. Também se relaciona com as expectativas de seus liderados, seus recursos, suas aspirações e suas atitudes.”* * A evolução do conceito de liderança. Por Gisele Leite- Postado em 17 novembro 2011

LIDERANÇA Definição (ME) Terrível responsabilidade – papel extremamente exigente Verdadeira: exercer influência sobre os outros Requer uma enorme doação pessoal – servir “Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum” (p. 25)

LIDERANÇA PODER X AUTORIDADE (ME) “Faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” (p. 26) Definido como faculdade Pode ser vendido e comprado, dado e tomado Gera rebeldia Corrói os relacionamentos “Quando precisar exercer o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele” (p. 29) Autoridade quebrada? Ou não havia autoridade?

LIDERANÇA PODER X AUTORIDADE (ME) “Habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal” (p. 26) Definida como habilidade Estabelecer autoridade requer uma série de habilidades Não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada

LIDERANÇA PODER X AUTORIDADE (ME) “Diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas” (p. 27) Qualidades = comportamentos: honestidade, confiabilidade, bom exemplo, cuidado, compromisso, bom ouvinte, conquista a confiança das pessoas, trata as pessoas com respeito, atitude positiva e entusíástica, gosta das pessoas escolha

LIDERANÇA CHAVE (ME) “EXECUTAR AS TAREFAS ENQUANTO SE CONTROEM OS RELACIONAMENTOS” (p. 34) Equilíbrio Satisfazer necessidades legítimas Ingrediente mais importante: confiança

LIDERANÇA ANALISANDO OS MITOS LÍDER = DESENVOLVEDOR DE PESSOAS: Define visão, mas só transforma intenções em ação/realidade quando obtém alinhamento das energias das pessoas com essa visão Sabe ouvir Inspira e não dá ordens Cria expectativa e recompensa progresso sem manipular Capacita e motiva para o uso da iniciativa e experiência Motiva o desenvolvimento de dentro para fora LIDERANÇA E PODER ESTÃO RELACIONADOS, MAS A LIDERANÇA É MAIS UM PROCESSO DE DAR PODER QUE DE EXERCITAR PESSOALMENTE O PODER.

LIDERANÇA ANALISANDO OS MITOS LIDERANÇA NÃO É HABILIDADE LATENTE: Grandes líderes são raros, mas todos têm potencial Há muitos papeis de liderança Liderança = fenômeno de situação - depende do contexto e do momento Líderes também têm papeis comuns Há abundância de oportunidades de liderança - é necessário desenvolvê-las

LIDERANÇA ANALISANDO OS MITOS LIDERANÇA PODE SER APRENDIDA E DESENVOLVIDA: Biografias sugerem herança genética Mas capacidades/competências podem ser aprendidas Aprender não é fácil - não há fórmulas/receitas Aprender é intensamente humano: ações intuitivas, tentativas/erros, vitórias/derrotas Aquisições anteriores ajudam - educação Aprendizagem mais significativa - durante vivência

LIDERANÇA ANALISANDO OS MITOS LIDERANÇA X CARISMA: Alguns líderes são carismáticos, outros não Antes de tudo são humanos No há diferenças físicas, de personalidade e estilo entre líderes e seguidores Pode ser que liderança eficaz gere carisma, não o contrário Pessoas carismáticas são competentes em interatuar, assegurando respeito e admiração que eleva qualidade do vínculo Competência pode ser natural ou aprendida Há excelentes líderes que não são carismáticos

LIDERANÇA SITUACIONAL TEORIAS DA CONTINGÊNCIA: Haveria 4 estilos de comportamento em liderança: diretivo, de apoio, participativo e orientado para a realização.

LIDERANÇA SITUACIONAL TEORIAS DA CONTINGÊNCIA: Sugerem que o estilo de liderança ou comportamento do líder deve ser apropriado para cada situação particular; Se a situação é tal, o comportamento do líder deve ser…

LIDERANÇA SITUACIONAL LIDERANÇA EM TODOS OS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO: Não somente no topo. Quanto maior a organização mais papeis de liderança (há sensação de falta de líderes). Com o aumento das oportunidades de exercício desses papeis, mais necessidade de formação de líderes.

LIDERANÇA SITUACIONAL “Se a todos os membros de um grupo lhes é permitido assumir a LIDERANÇA, de acordo com a relação ‘aptidão – circunstância’, o grupo terá mais elementos de sobrevivência e de êxito.” J. Piaget

LIDERANÇA – COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM A LIDERANÇA Empresas: - “super administradas” e “pouco lideradas” - “fazer certo” X fazer as coisas certas Mudanças rápidas e constantes exigem orientação para o futuro   LIDERANÇA EFICAZ: Garante que toda organização esteja sintonizada com a direção maior É a força central por detrás de organizações bem sucedidas Há evidências de que os líderes têm mais capacidade de adaptação e auto-confiança que a média de outros membros do grupo. Há muitas diferenças entre os líderes, mas podem ser identificadas quatro competências que definem o líder eficaz

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS GERENCIAMENTO DA ATENÇÃO LÍDERES: Atraem a atenção porque criam foco de comprometimento. Envolvem em torno de uma visão. Visão, foco, atenção, ação. VISÃO: Em que a empresa pretende seguir ou um quadro do que a empresa deseja ser (José Dornelas). Na prática é processo de longo prazo Mas todas ações (mesmo curto prazo) - sintonizadas com ela

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS GERENCIAMENTO DA ATENÇÃO VISÃO - Características: prende corações e espíritos representa compromisso e algo que vale a pena dá significado aos trabalhos é, por definição, um pouco nebulosa e grandiosa é simples, viva e pode sempre evoluir ponto de partida para ações coerentemente enfocadas move a busca da qualidade e da dedicação

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS GERENCIAMENTO DA ATENÇÃO MISSÃO Segundo José Dornelas: O que é a empresa. A razão de ser da empresa. Qual o seu propósito e o que a empresa faz.

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS GERENCIAMENTO DA ATENÇÃO MISSÃO Segundo Frances Hesselbein: Estrela pela qual nos guiamos. Tudo começa com ela. Tudo flui a partir dela (objetivos e metas). É unicamente porque fazemos o que fazemos – não o que, como ou quando. Deve ser curta, forte envolvente. Deveria caber numa camiseta (Peter Drucker). Mutável conforme ambiente e necessidades dos clientes. Quando todos entendem porque fazemos o que fazemos é possível mobilizar em torno da missão.

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS ME – Visão e Missão: Exemplos Apresentada por Jesus Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Apresentada pelo Espiritismo Fora da caridade não há salvação. Para a Instituição Espírita Promover a nova era. MISSÃO Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado. Uma nova era para a Humanidade: Regeneração Estudar, práticar e divulgar o Espiritismo.

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS GERENCIAMENTO DO SIGNIFICADO Líderes: Usam competência em comunicação para tornar a visão compreensível, para criar significado e alinhar colaboradores. Hoje há muita informação e pouco significado. Papel do líder: Integrar os fatos, conceitos, histórias e mitos em um conjunto com sentido; Fazer as idéias tangíveis e reais - essência compreendida; Fazer as pessoas compreender/apoiar suas metas de diversas formas; Não é suficiente expressões de efeito e tecnologias sofisticadas; São necessárias atitudes, posturas e exemplos.

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS GERENCIAMENTO DA CONFIANÇA É essencial que o líder seja confiável e constante/coerente. Estudos revelam que as pessoas preferem seguir líderes com quem possam contar, ainda que discordem de suas opiniões a outros que mudam constantemente de opinião. A confiança é elemento essencial nos processos de mudança. As pessoas gostam de saber com clareza qual a posição do líder, mesmo que discordem dela.

LIDERANÇA - COMPETÊNCIAS GERENCIAMENTO DO EU Capacidade de conhecer profundamente as habilidades próprias/de outros e de utilizá-las e desenvolvê-las eficazmente. Fracasso é transitório. Concentração de energias na principal área de atuação/trabalho.

LIDERANÇA CONSEQÜÊNCIAS DAS 4 COMPETÊNCIAS 1. SIGNIFICÂNCIA (Gerenciamento da Atenção) As pessoas sentem-se significativas e importantes. 2. APRENDIZADO E COMPETÊNCIA (Gerenciamento do Significado) As pessoas sabem que aprender a ser competente é importante - os erros funcionam como feed-back. 3. ESPÍRITO DE EQUIPE (Gerenciamento da Confiança) As pessoas sentem-se parte de uma comunidade. Onde há liderança há equipe, família, unidade. 4. ESTÍMULO E ENERGIA (Gerenciamento do Eu) As pessoas vêem o trabalho estimulador. Onde há líderes o trabalho é desafiador, fascinante e divertido. As pessoas são “puxadas” e não “empurradas” = motivação por identificação.

LIDERANÇA CONSEQÜÊNCIAS DAS 4 COMPETÊNCIAS   RESULTADOS: Alinhamento Todos os colaboradores, compartilhando com fé e energia a visão maior da empresa, agem em uníssono na busca de sua realização. Formação de cultura organizacional.

LIDERANÇA E GERENCIAMENTO John Kotter sugere: Liderança efetiva - produz mudanças úteis na organização e envolve: definição de direção para a organização; Alinhamento das pessoas com a direção por meio da comunicação; Motivação das pessoas por meio de “dar poder” e gratificação. Cria incertezas e mudanças.

LIDERANÇA E GERENCIAMENTO John Kotter sugere: Bom gerenciamento - controla complexidades na organização e no seu meio ambiente e envolve: Planejamento e orçamento; Organização do pessoal; Controle e solução de problemas. Enquanto líderes agitam por mudanças e novas abordagens, gerentes defendem estabilidade e “status quo”. Há uma tensão dinâmica entre líderes e gerentes. “Você gerencia coisas e lidera pessoas.” (ME p. 25)

LIDERANÇA RECENTES TEORIAS Líder – Troca de membros Líderes podem estabelecer diferentes relações: In-groups seguidores; Out-groups seguidores. Substitutos para a liderança Há situações que podem neutralizar ou substituir o comportamento do líder: Tarefas agradáveis; Satisfação vinda pelo interesse no trabalho e seu “feedback”; Alto nível de preparação por parte dos seguidores Coesão da equipe; Controles formais por parte da organização.

LIDERANÇA RECENTES TEORIAS Liderança transformacional Líder transformacional inspira e incentiva seguidores para altos níveis de desempenho apoiados em seus atributos pessoais ao invés da sua posição oficial. Líderes transacionais, ao contrário, usam recompensa ou punição. Liderança carismática É resultado do uso da força de habilidades pessoais e talentos que têm profundos e extraordinários efeitos nos seguidores. É similar à liderança transformacional? É muito efetiva em tempos incertos; Alguns líderes carismáticos ouvem só aqueles que concordam com eles; Capazes de grandes feitos – positivos e negativos.

LIDERANÇA TIPOS DE LÍDERES Autocrático Paternalista Passivo Autoritário, concentra o poder de decisão. Mantém o grupo dependente através da superproteção e do assistencialismo. Não tem iniciativa, não assume, não dirige, não coordena.

LIDERANÇA TIPOS DE LÍDERES Democrático Espiritocrático Valoriza as idéias e iniciativas do grupo, coordena, anima, promove a participação e a cooperação. Tem capacidade de decisão. Possui autoridade moral advinda do conhecimento e da vivência no bem. Considera a realidade integral do membro do grupo, apoiando-o em seu desenvolvimento como Espírito eterno. Ama, serve, anima, promove a participação e a cooperação conscientes. Sabe decidir.

LIDERANÇA “A única verdadeira definição de um líder é alguém que tem seguidores. Um líder eficaz não é alguém que seja amado ou admirado. Ele ou ela é alguém cujos seguidores fazem a coisa certa. A popularidade não é liderança, os resultados a são. Os líderes são altamente visíveis, portanto eles dão os exemplos. A liderança não é posição, privilégios, títulos ou dinheiro. É responsabilidade.” Peter Drucker

LIDERANÇA “O papel do líder é servir.” (ME p. 50) Que significa? Identificar e satisfazer as necessidades – servir e atender. Não significa identificar e satisfazer vontades – ser escravo. Modelo de Liderança: Vondade – Amor – Serviço e sacrifício – Autoridade – Liderança Quem é o maior líder? Aquele que serviu mais. (ME p. 70)

LIDERANÇA REFERÊNCIAS  Idéias Amana. Ano XXII Nr. 448, 7 de março de 1990. Esaf – O líder do futuro, setembro 1997. Exame – Tire seu diploma em liderança, 4 de dezembro de 1996. José Dornelas - http://www.planodenegocios.com.br/dinamica_artigo.asp?tipo_tabela=artigo&id=27 NELSON, Debra L. e QUICK, James Campbell. Understanding Organizational Behavior. HUNTER, James C. O monge e o executivo – Uma história sobe a essência da liderança. 22 ed. Rio de Janeiro. Sextante. (ME)