Construindo uma nova consciência da vida no campo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Propostas para São Luiz do Paraitinga
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
O nosso projeto para uma vida sustentável
Rompendo Paradigmas María Cristina Plencovich Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola UFRRJ, Seropédica, 28 Abril 2008.
Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
EDUFARURAL EDUCAÇÃO FAMILIAR RURAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Grupo de Educação Ambiental UNISINOS
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Encostas da Serra Geral
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Sistema Seriado de Avaliação SSA
PROGERIRH / PRODHAM.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Introdução ao Agronegócio
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Perfil do Profissional
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Público Escola.
Trabalhando com Grupos
Professora Carol - Geografia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
CAT.
Fundamentos em Agronomia
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 1 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Revisita ao PPP.
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
1. Localização São João d'Aliança é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2013 era de habitantes. [5] Localizado.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Documentos e Propostas legais
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

Construindo uma nova consciência da vida no campo Gestão Ambiental Construindo uma nova consciência da vida no campo

Localização

Características do Município Área total de 431 km², equivale a 6,07% da área da região da Grande Florianópolis. População: 10.105 habitantes, sendo 5.541 habitantes urbanos e 4.564 habitantes rurais.

Atividades econômicas do Município Setor primário: fumicultura, mandioca, milho, feijão, olerícolas, fruticultura (uva, banana, pêssego, amora) e silvicultura (pínus, eucalipto, palmeira real); Setor secundário: indústria móveis, indústria confecções, indústria calçados, indústria de vinhos;

Cultivo de amora

Cultivo de uva

Olericultura

Silvicultura

Cultura do fumo

Características do Distrito de Aguti Área: 10.863,5 km2; Número de estabelecimento agropecuários: 132; Distância da sede do município: 35 km; Número de famílias: 172

Características do Distrito de Aguti Comunidades: Aguti, Trombudo, Ribeirão Veado, Cancelas, Três Barras, Morcego, Corridas, Oito Casas, Capivara, Rio Branco, Peral, Ribeirão do Meio, Rio Bonito, Mato Grosso, Reginaldo; Principal atividade: Agricultura;

Características do Distrito de Aguti Principais cultivos: Fumo, Uva, Mandioca, Eucalipto, Pínus, Milho, Feijão. Principais criações: Gado de leite, Suíno, Galinhas, tudo para consumo.

EEF de Aguti

EEF de Aguti

Objetivo da Disciplina Incluir na grade curricular da 6ª a 9ª série da Escola de Ensino Fundamental de Agutí uma disciplina que encaminhe ou oportunize aos seus alunos a visão de que é possível sobreviver dignamente no campo, explorando-se de forma competente e científica os recursos naturais de uma pequena propriedade rural.

Objetivo da Disciplina Incluir nos valores familiares a importância do ensino escolar para a formação de um bom profissional.

Justificativa Trabalho parece estar longe da educação escolar; Visão holística do trabalho para uma escolha consciente de uma profissão; Aumentar a consciência em gerir o ambiente em que se vive.

Histórico da Disciplina Desejo da comunidade de que o ensino escolar fosse mais prático e voltado para a realidade local; Visita a outras escolas em busca de experiências; Formação de uma comissão interinstitucional para desenvolvimento dos conteúdos disciplinares; O conselho municipal de Educação aprovou, através da Resolução 007/2003, a inclusão da disciplina para ser trabalhada a partir do ano letivo de 2004.

Histórico da Disciplina O primeiro professor da disciplina foi o Biólogo da Prefeitura de 2002 até 2005, e atualmente é o Engenheiro Agrônomo responsável pelo Projeto Microbacias 2 no Município.

Filosofia Os métodos educacionais das disciplinas oferecem uma visão holística das relações econômicas e de trabalho. A disciplina de gestão ambiental tenta aproximar o conhecimento teórico das disciplinas curriculares à realidade do dia-a-dia dos alunos. Oportunizar aos alunos a visão de um determinado conhecimento, neste caso, encaminhar os alunos para o exercício de uma ocupação rentável no campo, e ambientalmente sustentável.

Concepção Pedagógica Pela mediação do professor e na troca entre os vários sujeitos envolvidos no processo educativo o aluno passa a fazer sozinho o que antes só fazia com a ajuda dos outros, e isto o faz transformar o meio onde vive.

Metodologia Pela dificuldade dos alunos de lidar com a abstração, a principal metodologia de ensino é a de aprender a fazer fazendo.

Conteúdos da 6° série Conceito de Meio Ambiente; Legislação Ambiental; Estudo de uma dieta saudável; Implantação e Manutenção da horta escolar; Noções gerais de implantação e manutenção de pomar caseiro.

Horta escolar

Conteúdos da 7° série Gado leiteiro Avicultura caseira Importância do leite na alimentação, aparelho digestivo dos ruminantes, alimentação dos animais, manejo do rebanho, sanidade, cuidados na ordenha e manutenção da qualidade do leite. Avicultura caseira Alimentação, raças, sistemas de criação, instalações, manejo e sanidade.

Conteúdos da 7ª série Utilização e conservação dos recursos hídricos.

Conteúdos da 8ª série Inicialmente Atualmente Cultura do feijão, cultura da uva, cultura do milho, pragas de grãos armazenados, controle de plantas invasoras, sistemas de cultivo. Atualmente Culturas anuais e bianuais (milho, feijão, fumo e mandioca); Uso correto dos insumos agrícolas; Controle de plantas espontâneas; Fruticultura (enfoque maior na cultura da uva); Reflorestamento comercial; Manejo florestal.

Conteúdos da 9ª série Inicialmente: Atualmente: Transformação de medidas e pesos; Percentagem; Regras de 3; Medidas de volume (m³); Cálculo de áreas; Contextualização da Agricultura; Administração Rural; Informações legais (Código de Defesa do Consumidor, IR, Leis Trabalhistas e Parceria Rural). Atualmente: Noções básicas de construções rurais; Planejamento de propriedades; Administração da propriedade rural; Informações Legais (com enfoque no melhor uso crédito fundiário da agricultura familiar); Associativismo; Estudo do potencial turístico da região.

Turismo Rural

Perspectivas Resultados práticos em termos de preservação e melhoria do ambiente; Expansão da disciplina às demais escolas; Aprimoramento do conteúdo disciplinar; Estreitamento de parcerias institucionais; Envolvimento comunitário participativo;