SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Advertisements

SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Ministério do Meio Ambiente
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Conferência das Cidades Mato Grosso
enquadramento de corpos de água
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
Gestão para Resultados
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
Plano Municipal de Saneamento Básico
Logística Reversa Impactos ecológicos.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
REUNIÃO DO GT – INVENTÁRIO ESTADUAL DE GEE
no contexto do Arranjo Metropolitano
Painel: Aspectos destacados
Conferência das Cidades Mato Grosso
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Plano de Gerenciamento de Resíduos
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Sistemas de Abastecimento de Água:
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA E CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS DE TRIAGEM E RECICLAGEM.
Recursos e Fontes de Financiamento
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Coordenação Regional de Santa Catarina
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Construindo a gestão regionalizada de resíduos sólidos em PE
Secretaria de Serviços Públicos
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Divinópolis 17/03/2011 PLANO ESTADUAL DE COLETA SELETIVA PECS Eualdo Lima Pinheiro Fundação Israel Pinheiro Programa Minas Sem Lixões.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Ministério do Meio Ambiente
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
META 3 PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS OFICINA MUNICÍPIO DE CRICIÚMA.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA RESÍDUOS SÓLIDOS Instrumentos para a Gestão Integrada e Sustentável

Secretaria da Infra-Estrutura SEINFRA MISSÃO: Desenvolver políticas públicas de Infra-estrutura, viabilizando e coordenando a gestão de programas e suas execuções, com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.

Políticas Governamentais para a Área de Saneamento Políticas Governamentais para área de infra-estrutura. SANEAMENTO: Água, Esgoto, Resíduos Sólidos e Gestão dos Serviços correlatos, com foco na sustentabilidade dos sistemas implantados. Política 4. Promover em conjunto com os municípios soluções adequadas para gestão e destinação final dos resíduos sólidos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA DE GOVERNO PARA O SETOR DE SANEAMENTO: Programa de Saneamento Ambiental do Estado do Ceará OBJETIVOS DO PROGRAMA DE GOVERNO PARA O SETOR DE SANEAMENTO: Elevação dos percentuais de atendimento à população do Estado com serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, de destinação final de resíduos sólidos e de abate de animais destinados ao consumo humano, bem como a redução das despesas de custeio com o pagamento das contas de água e esgoto dos prédios de uso público estadual. AÇÃO - RESÍDUOS SÓLIDOS ESTRUTURAÇÃO DE DESTINO FINAL E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: Diagnósticos da situação dos resíduos no Estado; Planos regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Implantação de aterros sanitários; Implantação de Centros de Reciclagem;

Índices de Atendimento 2003 - 2006 Retrato da Situação dos Resíduos Sólidos no Estado do Ceará Aterros Sanitários Índices de Atendimento 2003 - 2006 População urbana do Estado beneficiada com destinação final adequada de resíduos sólidos: Situação em 2003 ------------------------------------- 49,54% Situação em 2004 ------------------------------------- 52,96% Situação prevista para o final de 2006 ----------- 55,41%

Metas Físicas Período 2005-2006 Obras EM 2005 Elaboração de Diagnósticos para os 184 municípios – Concluído EM 2006 Elaboração das Propostas de Planos de Gestão e Anteprojetos de Engenharia para os 184 municípios – Concluído Implantação da Usina de Triagem de Maracanaú – Em fase de conclusão Construção do Aterro Sanitário Regional de Viçosa do Ceará – Em fase de conclusão Elaboração de Edital para contratação dos Projetos Executivos de Engenharia de 06 Aterros Sanitários 06 Usinas de Triagem – Em andamento

.Condicionantes do FEV: Participação somente de empresas espanholas; Planejamento da Ação Resíduos Sólidos Objeto do Contrato: Estudo de Viabilidade do Programa de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará - Concluido; Origem dos recursos: Doação do governo espanhol através do Fundo de Estudo de Viabilidade - FEV; .Condicionantes do FEV: Participação somente de empresas espanholas; .Seleção da vencedora: Licitação por critérios de técnica e preço; .Firma vencedora: Prointec, escolhida entre oito empresas espanholas concorrentes; Coordenação da Equipe da PROINTEC: Enga. Rosalía Gil-Albarellos; .Valor do Contrato 280.000,00 Euros.

Objetivos Gerais do Estudo de Viabilidade Análise da situação atual dos resíduos sólidos no Estado e elaboração de diagnóstico técnico; Elaboração de propostas para implementação da política de resíduos sólidos para o Estado; Elaboração de Planos Locais de Gestão; Elaboração de anteprojetos de engenharia dos aterros sanitários e unidades complementares; Quantificação das inversões financeiras necessárias; Identificação de possíveis fontes de financiamento.

Principais Atividades Previstas Avaliação de alternativas de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social para o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos dos municípios do Estado; Seleção de novas áreas para disposição dos resíduos como alternativas às atuais áreas que por sua localização e projeto se encontrem esgotadas, ou cujo custo ambiental seja excessivo, baseados nos resultados dos estudos; Desenvolvimento, até onde possível, de um sistema de coleta seletiva dos resíduos de origem doméstica no estado; Desenvolvimento de uma proposta para gestão dos resíduos sólidos do estado.

Estudo de Viabilidade Diagnóstico da Situação Periodicidade da coleta e população atendida; Reciclagem e coleta seletiva; Composição e origem dos resíduos; Destino final dos resíduos e verificação da distância aos mananciais de abastecimento e outros pontos de alguma forma utilizados pela população vizinha; Tipo, quantidade e estado de conservação dos equipamentos utilizados na coleta e destino final; Aspectos institucionais; Análise do modelo de gestão utilizado; Volume de recursos financeiros utilizados; Fontes de financiamento; Legislação existente.

Propostas de gestão Identificar a solução para a gestão dos resíduos, de forma individual ou consorciada; Incentivos a não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos; Dimensionamento da solução técnica a ser adotada para o destino final em um horizonte de 20 anos; Definição dos procedimentos para o acondicionamento, armazenagem, coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final; Critérios para gestão de resíduos perigosos; Campanhas educativas; Estudo de mercado para produtos reciclados; Matriz institucional.

Outros Produtos Anteprojetos de engenharia das obras a implantar em cada município, inclusive das infra-estruturas complementares. Termos de Referência para as licitações de concessão dos serviços à iniciativa privada, quando previsto no Plano Local de Gestão. Quantificação dos recursos financeiros a serem alocados no Estado necessários para a implantação das obras, aquisição de equipamentos, operação e gestão dos sistemas municipais consorciados, ao longo de vinte anos, atendendo às diretrizes do programa e das respectivas fontes de investimento.

Aterros Regionais

Aterros Regionais

Aterros Regionais