Profa.Dra. Elizabeth Teixeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
CONSTRUINDO ADERÊNCIA COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Avaliação de cursos VRAC/CONSULTEG/CPA Direções de faculdade e coordenação de cursos 2008.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Lila Pupo 42 ANOS de PUC-SP Curso de Fonoaudiologia 1970 – 1974 Docente do curso at é hoje Mestrado em Audiologia PUC-SP – 1981.
Avaliação de Resultados – 2013
OFICINA – AGENDA ESTRATÉGICA – EDUCAÇÃO NA SAÚDE Intersetorialidade Saúde – Educação Brasília, 07 de dezembro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Transcrição da apresentação:

Profa.Dra. Elizabeth Teixeira RETROSPECTIVA DO TRABALHO DA COMISSÃO ASSESSORA DE AVALIAÇÃO DA ÁREA DE ENFERMAGEM E UM CONVITE AO TRABALHO COLETIVO Profa.Dra. Elizabeth Teixeira

A Comissão Assessora de Avaliação da Área de Enfermagem: Ponto de Partida A Comissão Assessora de Avaliação da Área de Enfermagem: Auxilio Técnico Vínculo Institucional Coordenação Geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) Coordenação Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (DEAES) do INEP

Designação: Portaria INEP No 63, de 03 de junho de 2004 Composição: Elizabeth Teixeira (UEPA); Fátima T.Scarparo Cunha (UNIRIO); Francisco Carlos F. Lana (UFMG); Josicelia Dumêt Fernandes (UFBA); Mara Regina Lemes De Sordi (PUC-Campinas); Márcia Barbieri (UNIFESP); Maria Inês B. Bocardi(UniMarília)

Atribuições: Propor diretrizes, objetivos e outras especificações necessárias à elaboração dos instrumentos de avaliação a serem aplicados no ENADE dos Cursos de Graduação em Enfermagem; Propor diretrizes, objetivos e outras especificações necessárias à elaboração dos instrumentos de avaliação a serem aplicados na avaliação in loco dos Cursos de Graduação em Enfermagem;

Ciclos de Trabalho II CICLO: I CICLO: ACG(Diretrizes) SET A DEZ DE 2004 I CICLO: ENADE(Diretrizes) JUN A NOV DE 2004 III CICLO: ACG(Indicadores) JUN A AGO DE 2004

Ciclos de Trabalho I CICLO: ENADE(Diretrizes) JUN A NOV DE 2004 Construção de objetivos para o ENADE da área de Enfermagem Indicação do perfil definido nas DCN como referência para o ENADE da área; Composição das competências, habilidades e conteúdos a serem avaliados no ENADE da área; Recomendações específicas para a Banca da área (apresentação, discussão e avaliação)

Ciclos de Trabalho II CICLO: ACG(Diretrizes) SET A DEZ DE 2004 Construção de diretrizes gerais para a ACG da área de Enfermagem: Referências - Princípios Gerais e Específicos Construção de diretrizes específicas para a ACG da área de Enfermagem: Organização Didático-Pedagógica Corpo Social Infra-Estrutura Física e Logística II CICLO: ACG(Diretrizes) SET A DEZ DE 2004

Ciclos de Trabalho III CICLO: ACG(Indicadores) JUN A AGO DE 2004 REUNIÃO PRESIDENTE DA ABEn-NACIONAL REUNIÃO DIRETORA DE EDUCAÇÃO DA ABEn-NACIONAL III CICLO: ACG(Indicadores) JUN A AGO DE 2004

CONVITE AO TRABALHO COLETIVO Ciclos de Trabalho CONVITE AO TRABALHO COLETIVO

OFICINA DE TRABALHO SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR CONVITE AO TRABALHO COLETIVO OFICINA DE TRABALHO SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Discutir princípios/diretrizes que subsidiem a elaboração de indicadores de qualidade para avaliação dos Cursos de Graduação em Enfermagem – Bacharelado – no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Discutir uma agenda cooperativa para o acompanhamento da melhoria da qualidade do Ensino de Enfermagem no Brasil, envolvendo o governo e a sociedade civil.

CONVITE AO TRABALHO COLETIVO 7 GRUPOS DE TRABALHO REPRESENTAÇÃO DISCENTE REPRESENTAÇÃO DOCENTE DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM REPRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS REPRESENTAÇÃO DOS AVALIADORES DO INEP

Ponto de Chegada MODELO PROPOSTO PARA O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (ACG) 1a Fase: Avaliação Institucional (30%) 2a Fase: ENADE (20%) 3a Fase: Curso (50%) 3.1. Diretrizes Gerais 3.2. Especificidade da Área 3.2.1. Diretrizes do Curso 3.2.2. Indicadores