Gestão rumo à Excelência Movimento Competitivo Sergipe

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Transcrição da apresentação:

Gestão rumo à Excelência Movimento Competitivo Sergipe Adm. José Acurcio Vaz Sousa Coordenador da Qualidade Movimento Competitivo Sergipe 30/ 11 / 2006

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Assessorias Departamentos Divisões Sup.Comercial/Departamentos Superintendências Unidades de Negócios Diretoria de Operação Diretoria Financeira e Comercial Diretoria Administrativa Conselho de Administração Presidência Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente SEDUR EMBASA Sup. De Meio Ambiente e Proj.

Base: dez/2005 Municípios atendidos pela Embasa por Unidades de Negócios ÁREAS DE ATUAÇÃO

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Assegurar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, garantindo a satisfação dos clientes, acionistas, colaboradores e poder concedente, interagindo com fornecedores, buscando o equilíbrio econômico - financeiro, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e a preservação do meio ambiente. VISÃO 2007 Ser reconhecida nacionalmente como uma empresa de excelência no setor de saneamento. VALORES Ética Comprometimento Criatividade Responsabilidade Ambiental e Social Integração Valorização e Desenvolvimento das Pessoas

RANKING FATURAMENTO BRUTO A EMPRESA RANKING FATURAMENTO BRUTO (RECEITA DE VENDAS) 414ª entre as 500 maiores empresas do Brasil segundo a Receita Operacional Bruta (ROB) 54ª entre as maiores do Norte-Nordeste segundo a ROB 33ª entre as 50 maiores estatais segundo a ROB 6ª em crescimento no Estado segundo a ROB Fonte: Exame - Melhores e Maiores - As 500 maiores Empresas do Brasil - Edição Abril/2006 Dados: Balanço do Exercício 2005

POSIÇÃO NO RANKING DO SANEAMENTO (Critérios Revista Valor Econômico) A EMPRESA POSIÇÃO NO RANKING DO SANEAMENTO (Critérios Revista Valor Econômico) Crescimento sustentável (variação da ROL / variação do patrimônio líquido ajustado; 1ª do Nordeste emROL; Rentabilidade (lucro líquido / patrimônio líquido); Margem da atividade (lucro / ROL); Liquidez corrente (AC / PC); Geração de valor (Ebitda / ROL); Cobertura de dívidas (Ebitda / despesas financeiras); Giro do ativo (ROL / ativo total). 1ª em cobertura de dívidas (EBITDA sobre despesas financeiras) entre as empresas de Água e Saneamento do Brasil. Fonte: Revista Valor Econômico - Valor 1000 Dados: Balanços do Exercício 2005

SITUAÇÃO INÍCIO ANOS 90 Baixos níveis de atendimento (água: 74,4%; esgoto: 9,8%) Sistemas obsoletos com vida útil esgotada Atraso tecnológico nas áreas fins e áreas meio Baixa produtividade / Desmotivação / Greves Contínuas Descontinuidade Administrativa Elevado nível de insatisfação dos clientes Imagem negativa da Empresa

SITUAÇÃO INÍCIO ANOS 90 100% da Arrecadação comprometida com despesas de pessoal Dívidas com os Principais Fornecedores ( Coelba, Produtos Químicos) Ameaças de suspensão no fornecimento de insumos Suspensão do pagamento de Encargos Sociais e Trabalhistas Sistema de Faturamento e Cobrança sem confiabilidade Tarifas defasadas / Balanços Atrasados/ Gastos sem Controle Ausência de Investimentos

ESTADO ATUAL DE ALGUMAS GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES Visão Metas Globais ESTADO ATUAL DE ALGUMAS ORGANIZAÇÕES Estratégias Estratégias Ações Ações Ações Ações

MARCOS REFERENCIAIS DA MUDANÇA PMSS - Projeto de Modernização do Setor Saneamento - 1993 Adesão ao Programa Qualidade Bahia 1994 1º Planejamento Estratégico 1996 / 1998 1995 Implantação do Programa GQT 1996 MARCOS REFERENCIAIS DA MUDANÇA

GQT embasa 5S GORR GPD FRENTES DO PROGRAMA ISO 9000 CCQ ISO 14000 PNQ GESTÃO ESTRATÉGICA PROGRAMA GQT embasa 5S GERENCIAMENTO DA ROTINA GPD ATENDIMENTO A CLIENTE CRITÉRIOS PNQ ISO 14000 CCQ FRENTES DO PROGRAMA

SISTEMA DE GESTÃO COMITÊ DIRETIVO DA QUALIDADE COMITÊ GERENCIAL (Função Estratégica) PLANEJAMENTO & DIRETRIZES (Metas Prioritárias) COMITÊ GERENCIAL (Função Tática) PROPOSTAS & PLANOS GLOBAIS COORDENAÇÃO (Função Assessoramento) ORIENTAÇÃO, ANÁLISE & AVALIAÇÃO (Metas Setoriais) GRUPOS DE TRABALHO e COMITÊS SETORIAIS (Função Operacional) TREINAMENTO & ACOMPANHAMENTO (Facilitadores e Multiplicadores)

CONHECENDO A CULTURA DA EXCELÊNCIA Participação no Prêmio ABES da Qualidade - PAQ (PNQS) - 1997 (Camaçari) Participação no Prêmio Gestão Qualidade Bahia (PGQB) - 1998 (Cabula e Stº Antonio) CONHECENDO A CULTURA DA EXCELÊNCIA

CRITÉRIOS PNQ - 2006

TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS DESDOBRAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO / VISÃO VALORES ESTRATÉGICO POLÍTICAS INDICADORES DESDOBRAR METAS E MEDIDAS TÁTICO ATINGIR METAS OPERACIONAL

MACRO INDICADOR

INDICADORES Índice de Atendimento de Água* Índice de Atendimento de Esgoto*

INDICADORES

INDICADORES % 94

INDICADORES

y “SINTO ORGULHO DE TRABALHAR NA EMBASA” INDICADORES DATAQUALY 76% 18% 5% 1% Concordo totalmente/ Concordo em grande parte Concordo mais ou menos Discordo em grande parte/ Discordo totalmente Sem Resposta DATAQUALY y INDICADORES

DIFICULDADES NO PERCURSO Resistência a Mudanças / Descrença Visão Equivocada Qualidade X Trabalho Dimensão (Porte) da Empresa Acordos Coletivos Pendentes PDV Processo de Terceirização Ansiedade Quanto ao Cenário Futuro (Privatização)

GANHOS OBTIDOS COM A GQT Metodologia focada em resultados Melhoria do desempenho empresarial Envolvimento de todas as áreas da Empresa Motivação da Força de Trabalho Implementação do PPR

Prêmio Gestão Qualidade Bahia - PGQB RECONHECIMENTOS EXTERNOS 2006 Prêmio Gestão Qualidade Bahia - PGQB 1 Troféu ouro 02 bronze no Nível 2 (500 pontos) 1 Placa no Nível 1 (250 pontos) Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - PNQS 3 Troféus ouro Nível 2 (500 pontos) 1 Troféu bronze e 06 Diplomas no Nível 1 (250 ) Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF Premiação Faixa ouro ( 2005 - 1000 pontos)

RESULTADOS / CONQUISTAS / APRENDIZADOS Melhoria dos Indicadores Empresariais ligados às várias Partes Interessadas (Especialmente Clientes) Melhoria da Imagem da Empresa e do Clima Organizacional Conquista de 60 premiações de 1998 a 2006 (36 pelo PGQB, 23 pelo PNQS, 01 PQGF) Certificações: 6 pela Norma ISO 9001 e 5 pela Norma ISO 14000) Formação de uma Cultura de Gestão focada em resultados Estímulo ao Aprendizado Coletivo permanente

Comprometimento da Alta Direção Resultados das Áreas Piloto FATORES DE SUCESSO DA GESTÃO Comprometimento da Alta Direção Resultados das Áreas Piloto Educação e treinamento Engajamento da Força de Trabalho Surgimento de Novas Lideranças Objetividade e Simplicidade da Metodologia GQT

O homem não é produto das circunstâncias. As circunstâncias são produtos do homem. Benjamim Disraeli

OBRIGADO ! Contato: 3372 - 4615 / 4616 E-mail: acurcio.vaz@embasa.ba.gov.br