Empreendedora Endeavor
Agenda A virada: da comunicação tradicional à Web 2.0 Estamos preparados? O que fazer? Como fazer?
A Virada
Cenário – Revoluções na comunicação
Tiragem de Folha e Estadão (1993 a 2009) Comunicação em crise Tiragem de Folha e Estadão (1993 a 2009)
Comunicação em crise
PERFIL DO JOVEM BRASILEIRO
A internet brasileira hoje 66 milhões de usuários (acima de 16 anos); 36 milhões de usuários ativos; 44,5 milhões de brasileiros com acesso doméstico; CONEXÃO PAÍS 71h30 Brasil 67h33 Estados Unidos 59h56 Reino Unido 58h19 França
Brasil – Os primórdios da internet (1996)
Brasil – Os primórdios da internet
Uol.com.br (2008)
Comunicação tradicional Concentração de emissores; Acesso privilegiado às informações Mão única; Disseminação complexa; Poder de distribuição limitado; Fluxo da informação definido e, em geral, controlável.
Estamos preparados?
Revoluções na comunicação
UNITED BREAKS GUITARS De 0 a 4 milhões de exibições em 20 dias; Mais de 20 mil comentários; Aparições na Oprah Winfrey, CNN, Fox e CBS; Reportagens sobre o assunto em todo planeta e em todas as mídias, incluindo Brasil (Bom Dia Brasil); 20ª música mais vendida na principal loja virtual do mundo (iTunes Store); Camisetas vendidas com o slogan “United Breaks Guitars”.
A web e a imagem das empresas – páginas falsas
A web e a imagem das empresas – sites “Eu odeio”
A web e a imagem das empresas – case KFC/Taco Bell 7 horas ...foi o tempo necessário para destruir um negócio 6:30 – notícia na WCBS TV 7:30 – site Consumerist e repercussão na web 2.0 12:30 – MSNBC (site e TV) – notícia nacional e restaurante lacrado pelas autoridades de saúde
Como a web afeta a imagem das empresas - Case Kryptonite Sem segurança Vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=G2qnHKoCYvM) divulgado no Engadget, blog número 1 dos EUA*, mostra como abrir um dos mais caros modelos de trava de bicicleta da Kryptonite com uma simples caneta Bic. O vídeo levou a um recall que custou à empresa US$ 10 milhões, ou cerca de 40% de seu faturamento anual. *O Engadget é o número 1 no ranking de blogs Technorati
Para se preparar, é preciso conhecer esse novo universo... WEB
Web 1.0 X Web 2.0 Web 1.0 Web 2.0 Conectando pessoas Conectando máquinas
A força do boca-a-boca na Web 2.0
A força do boca-a-boca na Web 2.0 Notícia ruim se espalha depressa!
A força do boca-a-boca na Web 2.0
O que fazer? Buzz Communication A empresa na conversação global
2 Regras de ouro da Buzz Communication* Dissemine seu conhecimento e seja falado por isso. “Clientes não compram apenas seu produto. Compram sua história, sua técnica e sua experiência. Dissemine seu saber, crie narrativas em volta do seu produto e da sua organização, quanto mais o cliente aprender, mais ele terá o que comentar e mais significados ele encontrará para manter-se cliente. A disseminação, inicialmente, é promovida pelos meios de comunicação formais, mas sua força vem, principalmente, do envolvimento das pessoas, clientes e stakeholders, que replicam suas opiniões e experiências para frente.”
2 Regras de ouro da Buzz Communication* Crie redes formais e alimente seu crescimento. “Não há nada mais eficiente que clientes satisfeitos se conhecendo e trocando suas opiniões. Por isso, uma organização pode se colocar também como um “hub” – um conector entre as pessoas que se relacionam com elas, formando redes de relacionamento e estimulando seu desenvolvimento. Quanto mais conexões, formando grupos, clubes e clusters, uma organização conseguir criar, mais as pessoas se manterão à sua volta, comentando. Para isso, será necessário também, continuamente, alimentar essa rede com mais conhecimento e, principalmente, com novidades.”
Como fazer? ?
Quatro etapas
Algumas ferramentas
Cenário: as empresas e os blogs “As empresas descobriram um enorme potencial de mercado, perceberam que os blogs são um bom canal de divulgação de marcas e valores. Além disso, os blogs funcionam como um grupo de pesquisa on-line, sendo possível saber o que as pessoas dizem sobre a companhia, seus produtos e seus competidores”. 44% ...das companhias que mantêm blogs contam com a participação dos próprios funcionários como geradores de conteúdo. David Sifry, criador do Technorati
Tipos de blogs corporativos Gestão do Conhecimento Gestão de projetos Processos Operacionais Relações Públicas e Comunicação Interna Gestão de Relacionamento com Clientes Comunicação e Marketing Marketing Suporte ao Cliente Suporte Técnico Classificados de acordo com funcionalidades e objetivo da ferramenta; Além desses, há outra categoria destinada à divulgação de notícias on-line (geralmente dentro de portais dos grandes veículos de imprensa); Começam a ser utilizados em oportunidades de marketing e relações públicas.
Publicidade e e-commerce Links Patrocinados Social Bookmarks Links Orgânicos Onde divulgar o seu site e produtos? Mídias Móveis (celulares) Mídias Sociais Blog Institu-cional Portais de Notícias
Na prática... Canais oficiais da empresa (twitter, Facebook, YouTube etc) Espaços próprios para relacionamento com cliente Participação em sites de compartilhamento de soluções e projetos Envolvimento do público interno nessa nova comunicação Ação permanente de relacionamento com o internauta – RP 2.0 (do online para o off line e vice-versa) Ousadia e criatividade nas formas de se comunicar com o cliente do futuro: (audiovisual, mobilidade etc) Testes de produtos – estímulo à interatividade Na gestão e na comunicação: disciplina, consistência, agilidade.
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