Modelo Genérico do Comportamento de Compra ATITUDES / NECESSIDADES SITUAÇÃO DE COMPRA Reconhecimento da necessidade Busca de Informação Avaliação das Alternativas Escolha da Loja e Compra Processos Pós-Compra ESTILO DE VIDA DO CONSUMIDOR Atividades de Marketing Cultura Valores Demografia Grupos de Referência fatores externos Percepção Família e Domicílio Emoções Personalidade Motivação Aprendizado (memória) fatores internos EXPERIÊNCIAS
Desenvolvimento e Lançamento de Produtos GERAÇÃO DE IDÉIAS Pesquisas básicas- Hábitos, Atitudes, Imagem. Grupos Criativos/ brainstorming, Análises de Tendências VIABILIDADE Observação, Agrupamento espontâneo/ mapeamento... Desenvolvimento de Conceitos, Teste de Conceitos CAPACITAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO Teste de produtos, Embalagem, Nome, Preço, Comunicação Mix Test Mercado Teste/ Simulação LANÇAMENTO Monitoramento de Mercado Painéis (varejo/lar) Advertising Tracking
Tipos de Pesquisa X Métodos de Coleta de Dados Foco de “Confusão” Tipos de Pesquisa X Métodos de Coleta de Dados Tipos de pesquisa Exploratória Entendimento sobre a natureza geral de um problema Métodos muito flexíveis, não estruturados e qualitativos Descritiva A mais utilizada Instantâneo preciso de alguns aspectos do ambiente de mercado Causal Necessária quando se quer demonstrar que uma variável causa ou determina o valor de outras
Busca a ‘qualidade’ da informação Natureza da qualitativa Mundo emocional, subjetivo, atitudinal Busca a ‘qualidade’ da informação Caráter Exploratório Hipóteses, subsídios para a quanti
Natureza da qualitativa Mais comuns Discussões em Grupo e Entrevistas em Profundidade ‘Entrevistas’ abertas, não estruturadas roteiros Profissionais especialmente qualificados formação humanista Técnicas psicológicas facilitadoras projetivas
Uma definição... A pesquisa qualitativa se propõe a explorar e compreender a subjetividade do consumidor/ do cidadão, procurando interpretar suas fantasias, desejos, emoções, estilos de vida, valores, crenças, motivações etc, a partir de abordagens e ferramentas derivadas da Psicologia Social e Clínica.
A escolha da quali acontece de acordo com... A abrangência do fenômeno: quanto maior, mais adequado é o método qualitativo A quantidade de informação disponível: quanto menos se tem sobre o assunto, maior a dificuldade de usar medidas controladas dos métodos quantitativos A complexidade do fenômeno: quanto mais complexo, maior a necessidade de profundidade nas informações A natureza do fenômeno: quanto mais subjetivo, maior a adequação da quali
A escolha da quali acontece de acordo com... Resumindo Quanto mais abrangente, menor a quantidade de informação já disponível sobre o assunto, mais complexo e mais subjetivo o tema... ... mais adequada é a qualitativa.
Grupo ou Profundidade? DISCUSSÕES EM GRUPO ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE Trabalha padrões sociais Agilidade nos Resultados Custo mais acessível Cliente pode acompanhar Debrief no final do projeto/ no fim dos grupos Trabalha padrões individuais Targets difíceis de reunir em grupo: médicos, jornalistas, outros formadores de opinião Campo mais demorado/ Maior tempo para análise Custos mais elevados É comum aliar as duas técnicas, que se complementam, num mesmo projeto
Um jeito `antigo` e um jeito atual de moderar? Diferenças Moderação Experiência do moderador estilo pessoal, risco cuidado com intolerância! Formação humanista Saber ouvir Senso de oportunidade não perder chance de aprofundar, `brechas` para assuntos delicados, abertura para flexibilizar ordem do roteiro Perfis complicados: os que roubam a cena, os que têm pressa, os que não falam Americanos X Europeus Um jeito `antigo` e um jeito atual de moderar? Diferenças
Filtros especiais para avaliar estimular participação Moderação Experiência do moderador estilo pessoal, risco cuidado com intolerância! Formação humanista Saber ouvir Senso de oportunidade não perder chance de aprofundar, `brechas` para assuntos delicados, abertura para flexibilizar ordem do roteiro Perfis complicados: os que roubam a cena, os que têm pressa, os que não falam Americanos X Europeus Um jeito `antigo` e um jeito atual de moderar? Diferenças Filtros especiais para avaliar interesse pelo tema e estimular participação
Quali em Opinião Pública O tempo neste caso é crucial de uma hora pra outra o quadro de tendências pode mudar radicalmente Quantitativas apontam as tendências, mas fazem o ‘feijão com arroz’ das eleições A diferença está na quali: perfil de candidatos, imagem projetiva, desempenho em debates e em programas eleitorais Grupos de eleitores assistem a programas de tv ao vivo produtora faz em poucas horas ajustes apontados na pesquisa real time
Quali em Pesquisa de Comunicação Particularmente útil em pré-testes antes de o fabricante fazer altos investimentos em produção de comerciais de TV Uma certa polêmica: efeito de contaminação de opiniões nas discussões em grupo cada vez menos presente, consumidor esclarecido, com opinião própria Para avaliar entendimento da mensagem e/ou atitudes de modo isolado rápida entrevista individual antes do início do grupo
Quali em Pesquisa de Comunicação Importante em estudos para obter inputs criativos, avaliar e ajustar foco estratégico de comunicação Avaliação de histórico de comunicação elementos para continuidade ou ruptura de linha de comunicação
Quali em Estudos de Segmentação Levantar atitudes e valores Rastrear o modo de verbalização do consumidor Editar frases - na linguagem do consumidor - de atitudes, conforme grupos de fatores homogêneos ex. em perfil feminino: frases relacionadas a beleza, moda, saúde, trabalho, relacionamento a dois, sexo, maternidade, etc