Informática na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
O uso dos softwares nas escolas
O desafio de ensinar matemática
Curso de Capacitação Docente
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Pederneiras- São Paulo
Projeto Educar para a vida
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Construindo o futuro do seu filho!
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Informática na Educação
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
O futuro chegou!.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
O computador como Meio e como Fim...
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Universidade Federal de Alagoas
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

Informática na Educação Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade Sanmya Feitosa Tajra

Cleópatra Cordeiro Cristiane Teixeira

O livro tem o objetivo de repassar aos professores, que já atuam ou irão atuar em ambientes ricos em tecnologias de informação e comunicação, os principais conceitos e mitos que cercam a utilização da informática na área educacional.

A Importância da Informática na Educação para o século XXI

OBJETIVOS Sensibilizar os professores e demais profissionais que atuam em ambientes educacionais quanto a importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades, bem como para as atuais e futuras realidades das economias de mercado. Apresentar a informática como um recurso a ser utilizado na escola independentemente da metodologia utilizada. Expor uma reflexão sobre as principais mudanças na atual sociedade da informação.

Imagine um grupo de viajantes do século passado, entre eles um grupo de cirurgiões e o outro de professores, cada qual mais ansioso para ver o quanto as coisas mudaram em sua profissão nesses cem anos.

Imagine o espanto dos cirurgiões ao entrarem em uma sala de cirurgia em um hospital moderno e verem tantos aparelhos, embora pudessem adivinhar o órgão alvo, na maioria dos casos seriam incapazes de imaginar como seria feito o processo operatório em meio a tantas novidades. O que para nós hoje é tão comum para esse grupo de cirurgiões seria completamente estranho.

Já os professores responderiam de forma diferente a uma visão moderna de sala de aula, se sentiriam intrigados com alguns objetos estranhos, perceberiam que algumas técnicas mudaram, não saberiam se as mudanças melhoraram ou pioraram o ensino, mas facilmente assumiriam a classe.

Percebe-se que os professores estão sempre se questionando sobre as necessidades de mudança. E por que elas não ocorrem? Muitos respondem se justificando através da falta de computadores, capacitação profissional, baixo salário, ...

Os professores estão sensibilizados quanto ao uso da informática na área educacional?

Porque não, se os demais profissionais das diversas áreas do conhecimento humano já utilizam a informática como instrumento auxiliar de seus trabalhos?

Teoria das Inteligências Múltiplas Gardner define a inteligência como a “capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. A inteligência não pode ser medida; ela não é um produto acabado”. Teoria das Inteligências Múltiplas Inteligência Linguística; Inteligência Lógico-matemática; Inteligência Corporal-cinestésica; Inteligência Musical; Inteligência Espacial; Inteligência Intrapessoal; Inteligência Interpessoal;

Inteligência Pictórica; Inteligência Naturalista; Inteligência Existencial. Exemplos de utilidade entre o computador e as competências relacionadas acima: Por meio de softwares abertos, mais especificamente, os editores de textos, é possível desenvolver diversas atividades que estimulam as habilidades linguísticas, tais como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produções; (Inteligência Linguística).

Os softwares de simulações e de programação são excelentes recursos computacionais que permitem o aprimoramento das habilidades de lógica, matemática e de soluções de problemas.; (Inteligência Lógico-matemático). Os softwares gráficos disponibilizam uma série de recursos que facilita a criação de desenhos e representações artísticas; (Inteligência Pictórica).

A escola e os professores devem oferecer a seus educandos os recursos disponíveis nos seus meios. Recusar esta possibilidade significa omissão e não cumprimento da missão principal do educador: preparar cidadãos proativos para um mundo cada vez mais competitivo e, infelizmente, com grandes disparidades sociais. O computador é um dos recursos que devem ser inseridos no cotidiano da vida escolar, visto que já estão inseridos no cotidiano de todos nós, mesmo dos que pertencem às classes econômicas menos favorecidas.

Cabe aos educadores assumirem os riscos de novas experiências e reverem suas crenças enquanto facilitadores e coordenadores dos ambientes de aprendizagem.

Referência Bibliográfica Tajra, Sanmya Feitosa. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Editora Érica, 8 ª edição; São Paulo, 2010.