Projeto Político-Pedagógico

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Transcrição da apresentação:

Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar Kelli Caroline Mattes

Segundo Gadotti a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a idéia de movimento, de mudança. Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

O PPP dá cara da à escola

Sobre o Projeto Político-Pedagógico “O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”. J.C. Libâneo

O Projeto Político-Pedagógico deve * propiciar um espaço de manifestação da comunidade escolar; * refletir sobre a realidade da escola e da comunidade; * considerar as experiências, os anseios e aspirações dos envolvidos na sua construção; * debater sobre a concepção de Projeto que deseja-se criar; * organizar o currículo escolar; * definir estratégias e propostas de ação; * ter como princípio a mudança e o aumento da qualidade na oferta de ensino. Tudo isso objetivando construir um texto coerente, referente ao processo de aprendizagem, às ações e relações na escola, ao trabalho pedagógico, administrativo, financeiro e discriminando o papel de cada integrante da comunidade escolar, visando a melhoria dos serviços prestados.

Sobre o Regimento Escolar Documento administrativo e normativo, fundamentado nos propósitos, princípios e diretrizes da PROPOSTA PEDAGÓGICA da escola, na legislação geral do país e, especificamente, na legislação educacional. Deve conter: 1. Identificação e caracterização da escola 2. Objetivos gerais e específicos da educação 3. Gestão administrativa e normas de convivência 4. Processo de avaliação 5. Organização e desenvolvimento do ensino 6. Organização da vida escolar.

Sobre o Regimento Escolar Formaliza e reconhece as relações do processo educativo. Contém conjunto de normas. Determina a organização das ações previstas no PPP. Deve envolver toda a comunidade escolar na sua construção. Deve ser coerente ao PPP e à legislação.

O Projeto Político-Pedagógico é um dos grandes desafios da comunidade escolar. Nele se traduz a intencionalidade educacional da comunidade, o compromisso com a formação dos sujeitos envolvidos no processo. Trilhas e caminhos são definidos para o caminhar juntos nesse trabalho educacional!