A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

O Início da Comunicação
Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Design e Criação de Personagens
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Music: Holding your hand
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
A Pintura.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Projeto Conhecendo Israel
O que é ensinar história?
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Profa. Cristina Araújo de Farias
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Metodologia do Ensino da Arte
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Solte sua energia: escolha sua profissão
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Dançando com a Caravana de Vinícius de Moraes
Breve introdução ao estudo da Arte.
Denise Dubiella.
SURREALISMO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Universo de Histórias.
O universo do cinema mudo no teatro
FASES DO DESENHO INFANTIL
VALE SONHAR.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A poética da linha “Desenhar é um hábito prematuro. Por ser tão simples é que surge tão cedo e é, com toda a certeza, a maneira mais direta de se registrar.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
DISCIPLINA: Redação científica
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Transcrição da apresentação:

A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS Autora: Fernanda Cardoso da Costa Orientador: Edson Antônio Gonçalves Curso: Licenciatura Educação Artística

INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta as principais características do desenho da criança de 1 a 12 anos Analisa a expressão lúdica da criança e a influência do desenho infantil nas obras de Pablo Picasso, Paul Klee e Joan Miró

POR QUE ESCOLHI ESTE TEMA? A importância e a necessidade de deixar a criança livre para se expressar através do desenho. E esse trabalho irá contribuir com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e também com profissionais na área de Arte

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO: Identificar e analisar a importância do desenho infantil na concepção de obras de artes e a expressão lúdica, como principal fator de relação de idéias entre a criança e o artista.

ESTE TRABLAHO TEM POR OBJETIVO: Descrever quais as motivações que despertam em artistas como Pablo Picasso, Paul Klee e Joan Miró.

ESTE TRABALHO ESTÁ DIVIDIDO DA SEGUINTE FORMA: 1º Capítulo – Análise do Desenvolvimento do Desenho da Criança de 1 a 12 anos 1.1 O desenho da criança de 1 a 4 anos 1.2 O desenho da criança de 4 a 7 anos 1.3 O desenho da criança de 7 a 10 anos 1.4 O desenho da criança de 10 a 12 anos

2° Capítulo – A Expressão Lúdica da Criança 3º Capítulo – A Influência do Desenho da Criança nas Obras de Pablo Picasso, Paul Klee e Joan Miró 3.1 Pablo Picasso 3.2 Paul Klee 3.3 Joan Miró Considerações Finais

Pesquisa Bibliográfica METODOLOGIA Pesquisa Bibliográfica

DESENVOLVIMENTO O desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem.

O Desenho da Criança de 1 a 4 anos Com 1 ano de idade a criança começa a desenhar, para se divertir como em um jogo de construções de seu mundo.

Criança de 1 ano e 8 meses Criança de 1 ano

Gosta de imitar a escrita e rabiscos sobre inúmeras marcas repetitivas Aos 2 anos a criança se interessa mais pelo efeito, do que propriamente pelo desenho que faz Por volta dos 3, possui controle muscular para desenhar com mais firmeza, Gosta de imitar a escrita e rabiscos sobre inúmeras marcas repetitivas

Criança de 3 anos Criança de 2 anos e 2 meses

A criança de 4 a 5 anos já inicia o delineamento do corpo humano com maior eficácia. Passa a mostrar a figura humana de modo mais minucioso, como os dedos dos pés e das mãos, todos os detalhes.

Criança de 4 anos e 6 meses Criança de 5 anos e 4 meses

A partir dos 6 anos, a criança mostra mais claramente em seus desenhos as influências da cultura de valores em relação aos personagens, objetos e locais representados

Criança de 6 anos Criança de 5 anos e 8 meses

No período de 7 a 10 anos, a criança experimenta a sensação de provar a si mesmo que é capaz de desenhar uma árvore, uma casa e outras coisas. E desenham tudo na mesma linha ou perto da margem do papel, como se essa linha existisse na natureza.

A criança desenha tudo numa linha só

Entre 10 e 12 anos a criança, descobre o plano, acentua mais a relação de profundidade e se interessa a fazer quadrinhos, escrevem as falas dos personagens.

Tirinhas do Laerte – exemplo do desenho nessa fase Trabalhar em grupo

A expressão lúdica tem a capacidade de unir o conhecimento e o sonho A expressão lúdica tem a capacidade de unir o conhecimento e o sonho. Quando ativada, caracteriza-se por uma intensificação de vida, proporcionando a criação. A sua manifestação somente é possível quando acompanhada pela liberdade e a sinceridade.

PABLO PICASSO Ao visitar uma exposição infantil, declarou: “Na idade deles eu desenhava como Rafael, mas me foi preciso toda uma existência para aprender a desenhar como eles”

PAUL KLEE O abstracionismo de Klee, faz com que sua obra chegue próxima aos primeiros traços do desenho de uma criança

JOAN MIRÓ Dentre muitos presentes de artistas famosos como Picasso ele guarda de uma criança. Pois as crianças são mais puras, menos podres, também se deixam tocar mais espontaneamente

CONSIDERAÇÕES FINAIS Matisse escreveu: “Que ao artista é indispensável a coragem de ver a vida inteira como no tempo em que era criança, pois a perda dessa condição nos priva da possibilidade de uma maneira de expressão original, isto é, pessoal e afirma a necessidade de se olhar a vida inteira com olhos de criança”