CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Estratégias da Produção
CE_02_O que e para onde exportar?
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Doing Business 2007 Comércio Internacional Allen Dennis Rita Ramalho Moçambique 18 Abril 2007.
Negócios Internacionais
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Comércio Exterior. Programa. Sensibilização ao Comércio Exterior
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Movimento Brasil Competitivo
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
A Competitividade Internacional no Setor da Cortiça
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Classificação de Mercadorias
ESTUDO DO MERCADO COLOMBIANO
KAUANA COM. IMP. EXP. LTDA.
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
Encontros de Comércio Exterior
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Prof. Angello Reggio Neto
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
Talentos para Inovação
Apresentação: Luiz Carlos Garcia
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Função da Administração:
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Sistemática de Importação e Exportação
Objetiva a viabilização do processo de globalização dos negócios.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Administração de Marketing
Sistemática de Importação e Exportação
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Chinelos sustentáveis Amandla
4 – SIST INFO COMEX.
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Custos Transportes Rodoviários
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Rede de Extensão Tecnológica de Alagoas - REALEX.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DISCIPLINA: COMÉRCIO EXTERIOR PROFESSOR: FERNANDO SEABRA

2. Comércio Exterior Brasileiro: Incotermos

2. Incotermos: a distribuição do risco

Documentação em comércio exterior Nomenclatura dos produtos para exportar: HS2007 = sistema padrão de seis dígitos adotada por mais de 200 países NCM = nomenclatura comum do Mercosul: 6 primeiros dígitos iguais ao HS2007 = 2 dígitos extras (maior especific.) Ex.: 8517.12.31 – terminais portáteis de telefonia celular Documentos mais importantes: Commercial invoice Registro de exportação Conhecimento de Embarque (Bill of Lading)

Exemplo de certificado de embarque

Transporte e Logística Transporte marítimo = 80% do comércio exterior. Unitização de cargas: pallets e container Containers de 20’ (vinte pés): comprimento: 20’ (ou 6,10 m); largura: 8’ (ou 2,44 m); altura: 8’6” (ou 2,59 m). Container de 40’ (quarenta pés): comprimento 40’ e o resto igual ao de 20’. É o mais usado no comércio exterior. Tipos de containers Container padrão: concebido para transportar carga seca em geral (ver foto); Container refrigerado: para carga que requer baixas temperaturas (resfriadas ou congeladas, até -25º) Container flat rack: são abertos nas laterais; para cargas superdimensionadas; Container open top: aberto em cima (tb para cargas suoerdimensionadas) Container ventilated: são aqueles com janelas de ventilação; para produtos orgânicos.

3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações Acessar o mercado externo: duas alternativas Exportação ou Investimento no exterior busca de mercados busca de recursos Razões para exportar maiores lucros qualidade e incorporação de tecnologia novos produtos e maior eficiência no uso da capacidade imagem da empresa diminuição da carga tributária

3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações Determinantes da competitividade Preço liderança da empresa em custos produto razoavelmente homogêneo em relação à concorrência Diferenciação qualidade do produto design embalagem assistência técnica marca

3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações Financiamento à exportação ACC (Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio) ACE (Adiantamentos sobre Cambiais Entregues) Fluxos Comerciais e Financeiros em uma Operação de ACC.

3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações Marketing internacional quando as decisões de uma firma a respeito de suas estratégias de marketing são influenciadas pela ação da empresa em dois ou mais países. Pesquisa de mercado serve de base para o planejamento de uma estratégia de marketing internacional. País Exportador País Importador: EUA País Importador: Reino Unido ValorUS$mi Qtde1000pares PreçoUS$/par China 8.137 653 12,45 496 37 13,32 Itália 1.016 16 64,43 518 32,96 Vietnã 733 54 13,56 420 33 12,80 Brasil 681 18,50 230 10 22,48 Total 12.337 849 14,52 3.403 175 19,42 Importações de Calçados de Solado de Couro NCM 6403 – Países Importadores: EUA e Reino Unido – 2007. Fonte: Dados brutos – Comtrade

3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações Feiras internacionais eventos que reúnem os principais produtos e inovações de determinado setor ou indústria. organizadas por governos, associações industriais ou companhias especializadas. aproximam ofertantes e demandantes de forma estruturada em um ambiente interativo e de contato imediato. O Efeito de Feiras Internacionais sobre a Comercialização. Fonte: elaborado pelo autor.