Gestão e Informação.

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Transcrição da apresentação:

Gestão e Informação

Capítulo I - Gestão e Informação Requisitos de Informação da Organização Requisitos de Informação dos Gestores Caracteristicas da informação Terminologia Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Integração das Funções e Processos de Negócio Sistemas de Informação Internacionais

Requisitos de Informação da Organização Planeamento Monitorização/Avaliação da Performance Controle Tomada de decisão Registo e processamento de transacções Comunicação Apoiar a Gestão Recurso Estratégico = Vantagem Competitiva

Requisitos de Informação da Organização Planeamento Missão Antecedentes -Análise da situação Objectivos mensuráveis Análise da situação Estratégias Tácticas Planos Operacionais Relatórios Implementação Monitorização e controle

Requisitos de Informação da Organização Tomada de decisão “The trigger” Recolha de informação Desenho Avaliação

Requisitos de Informação dos Gestores Modelo dos 3 níveis de gestão de Anthony, 1965 GESTÃO ESTRATÉGICA Objectivos Recursos utilizados Políticas Planeamento LP GESTÃO TÁCTICA Marketing – mix Níveis de Stock Capital circulante Substituição de activos Baseada em análises financeiras Actividades de Planeamento Controle CONCLUSÃO As decisões tomadas pelos gestores em cada nível dependem do mix de actividades de planeamento e controle envolvidas Estratégico Táctico GESTÃO OPERACIONAL Detalhe s/operações Transacções Processos Controle programado Operacional Operações

Características da informação Informação estratégica Período de tempo: histórico e previsional; Oportunidade: não crucial se estável; Objectividade: informação objectiva e subjectiva; Tipo: quantitativa e qualitativa ; Precisão: aproximada; Fiabilidade: incerteza; Integralidade: parcial, pressupostos e extrapolações; Amplitude: grande; Detalhe: não necessário;

Características da informação Informação táctica Período de tempo: histórico e previsional; Oportunidade: não crucial se estável; Objectividade: informação objectiva; Tipo: quantitativa; Precisão: Estratégica <-> Operacional Fiabilidade: Estratégica <-> Operacional; Integralidade: Estratégica <-> Operacional; Amplitude: Estratégica <-> Operacional; Detalhe: Estratégica <-> Operacional;

Características da informação Informação operacional Período de tempo: actual; Oportunidade: disponibilidade imediata; Objectividade: informação objectiva; Tipo: quantitativa; Integralidade :concepção à priori Precisão: elevada; Detalhe: indispensável;

Características da informação Conclusão A qualidade da informação depende do nível de gestão que irá fazer uso dela.

Terminologia Dados São factos e opiniões reunidas e armazenadas por uma organização, ou por indivíduos dentro da organização, potencialmente moldáveis ou formatáveis, i.e., interpretáveis, de modo a criar informação.

Terminologia Informação “Conjunto de dados que quando fornecidos de forma e em tempo adequado, melhoram o conhecimento da pessoa que os recebe, ficando ela mais habilitada a desenvolver determinada actividade ou a tomar determinada decisão.” Gailliers, 1987 “Clusters of facts that are meaningful and useful to human beings in the processes such as making decisions” Laudon, 2002

Terminologia Dados versus Informação Dados e Informação

Qualidades da Informação Atributos

Dados, Informação e Conhecimento

Terminologia Sistema de Informação (SI) “É um sistema que reúne, guarda, processa e faculta informação relevante para a organização (…), de modo que a informação é acessível e útil para aqueles que a querem utilizar, incluindo gestores, funcionários, clientes, (…). Um Sistema de Informação é um sistema de actividade humana (social) que pode envolver ou não a utilização de computadores.” Buckingham, 1987 “ É uma combinação de procedimentos, informação, pessoas e TI, organizadas para o alcance de objectivos de uma organização.” Alter 1992

Terminologia Tecnologia de Informação (TI) “Conjunto de equipamentos e suportes lógicos (hardware e software) que permitem executar tarefas como a aquisição, transmissão, armazenamento, recuperação e apresentação da informação.” S. Alter

Componentes dos Sistemas de Informação

Terminologia Gestão de Informação (GI) “Conjunto diversificado de actividades associadas à gestão do recurso informação. Estas incluem a aquisição, protecção, utilização, disseminação, promoção e gestão da confiança por forma a alcançar o máximo benefício desse recurso.” Ward, Griffiths e Whitmore, Strategic Planning for Information Systems, 1990 “ Conjunto de actividades através das quais a Organização maximiza a eficiência com que recolhe, organiza, dissemina, salvaguarda e elimina a informação para apoio à sua gestão. A GI disponibiliza a informação certa à pessoa certa, na forma correcta e em tempo útil, por forma a permitir a formulação e execução atempada de decisões eficazes.” NATO C3 Board

Terminologia Gestão de Informação (GI) "Gerir a informação é (...) decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de seleccionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório.“ “ (...) função que conjuga a gestão do sistema de informação e do sistema informático de suporte com a concepção dinâmica da organização num determinado contexto envolvente". Zorrinho, 1995

Terminologia Gestão de Sistemas de Informação (GSI) “A (...) representa a Gestão do Recurso Informação e de todos os recursos envolvidos no planeamento, desenvolvimento, exploração e manutenção do SI.” Luis Amaral e João Varajão, Planeamento de Sistemas de Informação, pág. 26 “(...) conjunto de actividades que, numa organização, são necessárias para gerir a informação, os SI e a adopção de TI para as suportar .” Carvalho e Amaral, 1993

Gestão de Informação Objectivos Apoiar a política global da empresa, na medida em que torna mais eficiente o conhecimento e a articulação entre os vários subsistemas que a constituem; Apoiar os gestores na tomada de decisões; Tornar mais eficaz o conhecimento do meio envolvente; Apoiar de forma interactiva a evolução da estrutura organizacional, a qual se encontra em permanente adequação às exigências concorrenciais; Ajudar a formar uma imagem da organização, do seu projecto e dos seus produtos, através da implantação duma estratégia de comunicação interna e externa.

Gestão de Informação A GI, sendo uma disciplina relativamente nova que tenta fazer a ponte entre a gestão estratégica e a aplicação das Tecnologias de Informação nas empresas, procura, em primeiro lugar, tentar perceber qual a informação que interessa à empresa, para de seguida, definir processos, identificar fontes, modelar sistemas. As novas Tecnologias de Informação são os instrumentos que vieram permitir gerir a informação em novos moldes, agilizando o fluxo das informações e tornando a sua transmissão mais eficiente (gastando menos tempo e menos recursos) e facilitando, por sua vez, a tomada de decisão.

Terminologia Planeamento de Sistemas de Informação (PSI) Conjunto de actividades associadas com a identificação de políticas, definição de objectivos, concepção de estratégias, planos e orçamentos, em consonância com a própria organização O PSI deverá conduzir a uma representação da visão global do SI da organização e, simultaneamente, incluir elementos necessários para a sua operacionalização (desenvolvimento). É o momento na vida das organizações em que se define o futuro desejado para o seu SI, para o modo como este deverá ser suportado pelas TI e a forma de concretizar esse suporte.

Desenvolvimento de Sistemas Zmud (1984) Sub-função Actividades Operação Operação como descrito na tabela 4 Suporte ao EUC Suporte de bases de dados Suporte de telecomunicações Manutenção de hardware e software Assegurar a qualidade e a ligação aos utilizadores para produção de sistemas Planeamento da capacidade Desenvolvimento de Sistemas Concepção de sistemas e desenvolvimento de software para sistemas de produção, sistemas críticos e sensíveis, sistemas corporativos, e ferramentas de software Centro de Suporte Serviço interno de consultoria para análise da organização, estudos de viabilidade, análise e modelação de sistemas Responsável pela correcção de "pacotes" de software, serviços de dados externos, processamento de texto e micro-computadores Formação de utilizadores finais e pessoal de sistemas Centro de Informática Serviço interno de consultoria e suporte de facilidades para desenvolvimento de aplicações por utilizadores finais (via micro-computadores), sistemas de suporte à decisão, modelação de linguagens, sistemas de interrogação, e geradores de aplicações Planeamento Planeamento total da informação Ligação com o planeamento estratégico corporativo Avaliação total do uso dos sistemas de informação pela organização Estabelecimento de políticas para a informação Difusão de Tecnologia Desenvolver a infra-estrutura organizacional Investigar potenciais aplicações de nova tecnologia na organização Planear e gerir a implementação de sistemas Planear e gerir estudos piloto I&D Monitorar desenvolvimentos tecnológicos Desenvolver infra-estrutura técnica Projectar tecnologia Qualidade Adopção/desenvolvimento de normas Avaliação da adesão às normas Administração Orçamento Gestão de pessoal Gestão de documentos Função SI

Gestão de Sistemas de Informação ou Gestão do Recurso Informação

Natureza do processo de decisão Decisões estruturadas Objectividade Método claro de resolução do problema “Resposta certa” Decisões não-estruturadas Decisões semi-estruturadas : misto de decisões estruturadas e não estruturadas; OUTROS Decisões analíticas : baseadas em informação que foi sistemáticamente recolhida e avaliada; Decisões heurísticas : dependente de ensaio e erro I.O. Programação Linear Análise de Redes

Processo de tomada de decisão Modelo ”The Trigger” Reconhecer o problema Recolha de informação Identificar necessidades de informação perliminar; Obter informação; Desenho Define e estruturar o Problema; Identificar alternativas (m/a) Avaliação Simulação de realidade Escolher modalidade de acção

SI para apoio do Processo de Tomada de Decisão Decisões Não-Estruturadas Planeamento Estratégico Planeamento Táctico e Controle de Gestão Planeamento e Controle Operacional TPS EIS DSS Decisões Estruturadas EIS – Executive Information System DSS – Decision Support System TPS – Transaction Processing System

Tipos de Sistemas de Informação Apoio gestores operacionais Registo de transacções ex.: facturas, recibos, etc. Apoiar knowledge e data workers”; Introdução de novos conhecimentos; Organizar e dar acesso ao conhecimento existente; KWS (CAD, Virtual Reality, etc.) Apoiar a monitorização e controle dos outros SI; Relatórios por excepção Apoio da decisão dos gestores seniores; DSS – sumario informação MIS – sumario TPS Apoiar a orientação estratégica (ex.): Novos Investimentos; Novos Mercados; Novos Produtos ESS : Informação agregada e estruturada Executive Support Systems Nível Estratégico Management Information Systems Nível de Gestão Decision Support Systems Knowledge Work Systems Nível Conhecimento Office Automation Systems Transaction Processing Systems Nível Operacional

Tipos de Sistemas de Informação

The Organizational Pyramid Many organizations follow pyramid model CEO at top Small group of senior managers Many more lower-level managers Clerical and Shop Floor Workers No management-level decisions required Operational Management Comply with general policies handed down

The Organizational Pyramid Tactical Management Wide-ranging decisions within general directions handed down; “how to do it” decisions Strategic Management Decisions affect entire or large parts of the organization; “what to do” decisions

Tipos de Sistemas de Informação

Caracteristicas da Informação

Tipos de Sistemas de Informação

Inter-relações entre Tipos de Sistemas de Informação

Tipos de Sistemas de Informação Transaction Processing Systems Definição Package computacional desenhada para registar dados relativos a transacções internas de uma qualquer organização ESS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional MIS DSS KWS Principal sistema ao nível operacional Registo de transacções diárias de rotina Utilizado por pessoal administrativo e operacional (input , manutenção) OOS TPS Exemplos I Vendas e Marketing Registo de transacções relativas a vendas actuais e market research data, nomeadamente: Market research Promoção Marketing-mix Novos produtos Exemplos II Produção Detalhe dos produtos em curso de fabrico desde a ordem inicial até à sua expedição, nomeadamente : Calendarização Compras Envio e Recepção Operações de produção Material Resource Planning (MRP) Controle de qualidade Exemplos III Finanças Registo de recebimentos e despesas geradas pelas diferentes áreas, com foco na agregação de informação para efeitos de reporting, nomeadamente : Orçamento Compra de matérias primas Produção e contabilidade de custos Facturação das vendas Livros contabilísticos Exemplos IV Recursos Humanos Registo de elementos relativos aos funcionários da organização, nomeadamente : Controlo horário Ficha biográfica Formação Benefícios sociais Fringe benefits Avaliações

Tipos de Sistemas de Informação Transaction Processing Systems Definição Package computacional desenhada para registar dados relativos a transacções internas de uma qualquer organização ESS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional MIS DSS KWS Principal sistema ao nível operacional Registo de transacções diárias de rotina Utilizado por pessoal administrativo e operacional (input , manutenção) OOS TPS

Sistemas de Processamento de Transacções Figure 2-4

Sistemas de Processamento de transacções (ex Sistemas de Processamento de transacções (ex. Processamento de Vencimentos – Payroll)

Tipos de Sistemas de Informação Knowledge Work Systems Gestão do Conhecimento Criar novo conhecimento ou informação através da investigação e experimentação de novas tendências e produtos Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS DSS KWS OOS TPS Package computacional desenhada para proporcionar aos “trabalhadores do conhecimento” com os meio que permita criar e integrar novos conhecimentos numa organização MIS KWS = Sistemas de Gestão do Conhecimento Actividades dos Knowledge workers (trabalhadores do conhecimento): Actualização de conhecimentos (tecnologia, ciência, humanidades) Aconselhamento interno na utilização de novos conhecimentos Agentes de mudança Requisitos: User interface: GUI Software: Comms, EDMS e outros específicos Hardware: Hi-tec External links: Internet, BD Inputs: Design specs Processing: Modeling Outputs: Designs, graphics Users: Technical staff Example: Engineering work station

Tipos de Sistemas de Informação Office Automation Systems Package computacional desenhada para aumentar a produtividade dos data users proporcionando acesso a ferramentas de correio electrónico e processamento de texto ESS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional MIS DSS KWS Capturar e distribuir conhecimento Facilitar a disseminação de conhecimento Utilizado pelo staff das organizações Permitem : Coordenação de actividades intra e inter-organizações Automação de processos internos Partilha de informação OOS TPS Exemplos Processamento de texto Desktop publishing Gestão documental Calendário Comunicações : e:mail, vídeo-conferência, etc. Gestão de dados: BD, folhas de cálculo, etc. Ref.: Lotus Notes

Tipos de Sistemas de Informação Expert Systems Definição Package computacional desenhada para permitir que não-especialistas tomem decisões sobre assuntos “especializados” de forma correcta. Facultam informação relevante para a gestão; Armazenam conhecimento e experiência de “especialistas” de forma estruturada, numa base de dados de conhecimento (“knowledge base”); Actualização: Módulo de aquisição de conhecimento; Acesso: GUI Navegação: User query -> system query; Software: Inference machine Mix de lógica baseada em regras (“rule-based”) e “fuzzy logic” Solução encontrada a partir da “knowledge base” Exemplos Direito Impostos Banca : Concessão de crédito Medicina: Diagnóstico Defesa: Reconhecimento de aeronaves

Tipos de Sistemas de Informação Management Information Systems Definição Sistema integrado, baseado em computadores, orientado para o utilizador que faculta informação de suporte às funções operacionais e de tomada de decisão. ESS MIS DSS KWS OOS TPS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional Tipos: Bases de Dados Sistemas de Controle: monitorização e “report” de actividades (output, vendas e créditos); Sistemas de Pesquisa (“Enquiry Systems”) baseados em BD: informação sobre performance de departamentos ou funcionários; Sistemas de suporte: facultam métodos e procedimentos que facultam análises, previsões e simulações; Funcionalidades: Suporte à decisão estruturada em todos os níveis de gestão; Acesso “on-line” aos TPS (info sumariada sobre performance) Foco interno Info detalhada nas operações internas numa base de “drill down” Programas “simples” se comparados com DSS Exemplos (Sumário) Industria automóvel: volume de vendas para apoio na análise de tendência e contratação de pessoal; Empresa contabilidade : trabalho realizado para cada cliente para efeito de cobrança de serviços prestados; Empresa de formação : nº de formandos inscritos por curso -> dimensão das salas e nº de formadores; Empresa fabril: análise do tempo em inventário do “stock” existente para fins contabilísticos e financeiros; Inputs: High volume data Processing: Simple models Outputs: Summary reports Users: Middle managers Example: Annual budgeting

Tipos de Sistemas de Informação Management Information Systems

Tipos de Sistemas de Informação Decision Support Systems Definição Sistemas baseados em computadores, que ajudam os decisores a confrontar problemas insuficientemente estruturados através da interacção directa com modelos de dados e de análise. ESS MIS DSS KWS OOS TPS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional Modelo de melhores práticas; Obtenção de apoio especializado; “Decision modeling”, teoria da decisão e análise da decisão; Inteligência, intuição e julgamento do “decision maker” fazem parte do sistema Não vocacionado para a rotina de processamento de transacções, registo de operações ou “report”; Estrutura possível: Modelos explicítos de previsão Extracção e manipulação de dados através de análise ad hoc Inputs: Low volume data Processing: Interactive Outputs: Decision analysis Users: Professionals, staff Example: Contract cost analysis

Tipos de Sistemas de Informação Decision Support Systems Figure 2-6

Tipos de Sistemas de Informação Decision Support Systems

Tipos de Sistemas de Informação Decision Support Systems Definição Sistemas baseados em computadores, que ajudam os decisores a confrontar problemas insuficientemente estruturados através da interacção directa com modelos de dados e de análise. ESS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional MIS DSS KWS Visão alargada Decisor retêm controlo do processo de decisão Modelos matemáticos e estatísticos Capacidade de query Capacidade de exportar output para todos os níveis de gestão Integração com sub-sistemas facilita apoio decisão Facilidade de utilização Adaptividade OOS TPS Exemplos Realidade virtual (VR) VRML CAD Investment workstation

Tipos de Sistemas de Informação Executive Support Systems Definição Método interactivo (ecrã táctil, gráficos) de permitir a executivos e gestores, o acesso a informação que permita monitorizar as operações internas e pesquisar as condições gerais em que se insere o negócio. Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS MIS DSS KWS OOS TPS ESS ou EIS Fácil acesso a dados internos e externos Orientado para as necessidades dos executivos senior Minimiza procedimentos de utilização Modelação global do negócio Monitorizar a realidade e facilitar as acções que melhoram os resultados; Insuficiência dos MIS Performance de curto prazo Exemplos Volume de vendas, produção, rendimento, orçamentos e previsões da empresa; Comunicação interna : correspondência pessoal, relatórios e reuniões; Informação externa: notícias sobre regulamentação, competidores, economia e finanças públicas e científica; Inputs: Aggregate data Processing: Interactive Outputs: Projections Users: Senior managers Example: 5-year operating plan

Tipos de Sistemas de Informação Executive Support Systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Sales and Marketing Systems Major functions of systems: Sales management, market research, promotion, pricing, new products Major application systems: Sales order info system, market research system, pricing system

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Sales and Marketing Systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Manufacturing and Production Systems Major functions of systems: Scheduling, purchasing, shipping, receiving, engineering, operations Major application systems: Materials resource planning systems, purchase order control systems, engineering systems, quality control systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Manufacturing and Production Systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Overview of Inventory Systems Figure 2-10

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Financing and Accounting Systems Major functions of systems: Budgeting, general ledger, billing, cost accounting Major application systems: General ledger, accounts receivable, accounts payable, budgeting, funds management systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Financing and Accounting Systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Human Resource Systems Major functions of systems: Personnel records, benefits, compensation, labor relations, training Major application systems: Payroll, employee records, benefit systems, career path systems, personnel training systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Human Resource Systems

Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Human Resource Systems Figure 2-11

Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação Business processes Manner in which work is organized, coordinated, and focused to produce a valuable product or service Concrete work flows of material, information, and knowledge—sets of activities Unique ways to coordinate work, information, and knowledge Ways in which management chooses to coordinate work

Information systems help organizations Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação Information systems help organizations Achieve great efficiencies by automating parts of processes Rethink and streamline processes

Examples of Business Processes Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação Examples of Business Processes Manufacturing and production: Assembling product, checking quality, producing bills of materials Sales and marketing: Identifying customers, creating customer awareness, selling

Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação Examples of Business Processes Finance and accounting: Paying creditors, creating financial statements, managing cash accounts Human Resources: Hiring employees, evaluating performance, enrolling employees in benefits plans

Cross-Functional Business Processes Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação Cross-Functional Business Processes Transcend boundary between sales, marketing, manufacturing, and research and development Group employees from different functional specialties to a complete piece of work Example: Order Fulfillment Process

Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação The Order Fulfillment Process Figure 2-12

Business and Technology discipline Integração das Funções e Processos de Negócio Customer Relationship Management (CRM) Manages all ways used by firms to deal with existing and potential new customers Business and Technology discipline Uses information system to coordinate entire business processes of a firm

Provides end-to-end customer care Integração das Funções e Processos de Negócio Customer Relationship Management (CRM) Provides end-to-end customer care Provides a unified view of customer across the company Consolidates customer data from multiple sources and provides analytical tools for answering questions

Integração das Funções e Processos de Negócio Customer Relationship Management (CRM) Figure 2-13

Reduces time, redundant effort, and inventory costs Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM) Close linkage and coordination of activities involved in buying, making, and moving a product Integrates supplier, manufacturer, distributor, and customer logistics time Reduces time, redundant effort, and inventory costs

Supply Chain Network of organizations and business processes Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM) Supply Chain Network of organizations and business processes Helps in procurement of materials, transformation of raw materials into intermediate and finished products

Helps in distribution of the finished products to customers Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM) Helps in distribution of the finished products to customers Includes reverse logistics - returned items flow in the reverse direction from the buyer back to the seller

Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM) Figure 2-14

Decide when, what to produce, store, move Rapidly communicate orders Integração das Funções e Processos de Negócio How Information Systems Facilitate Supply Chain Management Decide when, what to produce, store, move Rapidly communicate orders Communicate orders, track order status Check inventory availability, monitor levels Track shipments Plan production based on actual demand Rapidly communicate product design change Provide product specifications Share information about defect rates, returns

Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM) Limitations: Inefficiencies can waste as much as 25% of company’s operating costs Bullwhip Effect: Information about the demand for the product gets distorted as it passes from one entity to next

Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM) Supply chain planning system: Enables firm to generate forecasts for a product and to develop sourcing and a manufacturing plan for the product Supply chain execution system: Manages flow of products through distribution centers and warehouses

Integração das Funções e Processos de Negócio Collaborative Commerce Uses digital technologies to enable multiple organizations to collaboratively design, develop, build, move, and manage products Increases efficiencies in reducing product design life cycles, minimizing excess inventory, forecasting demand, and keeping partners and customers informed

Integração das Funções e Processos de Negócio Collaborative Commerce Figure 2-15

Integração das Funções e Processos de Negócio Industrial Networks Private Industrial Networks Web-enabled networks Link systems of multiple firms in an industry Coordinate transorganizational business processes

Outside the organization’s boundaries: There are customers and vendors Integração das Funções e Processos de Negócio Traditional View of the Systems Within the business: There are functions, each having its uses of information systems Outside the organization’s boundaries: There are customers and vendors Functions tend to work in isolation

Integração das Funções e Processos de Negócio Traditional View of the Systems

Integração das Funções e Processos de Negócio Enterprise Systems Figure 2-17

Firm structure and organization: One organization Integração das Funções e Processos de Negócio Benefits of Enterprise Systems Firm structure and organization: One organization Management: Firm-wide knowledge-based management processes Technology: Unified platform Business: More efficient operations and customer-driven business processes

Integração das Funções e Processos de Negócio Challenges of Enterprise Systems Difficult to build: Require fundamental changes in the way the business operates Technology: Require complex pieces of software and large investments of time, money, and expertise Centralized organizational coordination and decision making: Not the best way for the firms to operate

Four main ways of organizing businesses internationally: Sistemas de Informação Internacionais Forms of Global Business Organization Four main ways of organizing businesses internationally: Domestic Exporter: Heavy centralization of corporate activities in the home country of origin Multinational: Financial management and control out of a central home base, production, sales and marketing operations decentralized

Sistemas de Informação Internacionais Forms of Global Business Organization Franchiser: Product created, designed, financed, and produced in the home country, relies on foreign personnel for production, marketing and human resources Transnational: No national headquarters; value-added activities managed from a global perspective, no reference to national borders, sources of supply and demand and local competitive advantage optimized

Sistemas de Informação Internacionais Global System Configuration Four types of system configuration: Centralized Systems Duplicated Systems Decentralized Systems Networked Systems

Sistemas de Informação Internacionais Global System Configuration Figure 2-18

Valor e custo da Informação Consequências da sua utilização Para a informação possuir valor, deve conduzir a decisões que induzam à criação de benefícios para a organização. Redução de custos Eliminação de perdas Melhoria das estratégias de marketing Vantagem competitiva Melhor análise dos indicadores de custo Optimização Crescimento das vendas Utilização mais eficiente dos recursos Prevenção de fraude