Ciência - Conhecimento/saber/poder

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

O processo de humanização da natureza
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Sociologia
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
contexto profissional
A atitude e a experiência filosófica
O que é Pesquisa Científica?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Karl Popper O Falsificacionismo
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
O QUE É FILOSOFIA ?.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Psicologia Científica
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
O POSITIVISMO.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
As bases da ciência moderna
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
MODERNIDADE o aparecimento da imprensa (século XV), o Renascimento (século XIV), a Reforma Protestante (século XVI), o Iluminismo (século XVIII), a Revolução.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
Thomas Kuhn A estrutura das revoluções científicas
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Positivismo.
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
O que é conhecimento?.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
O POSITIVISMO. Corrente de pensamento que defende que as ciências da natureza (química, física, biologia, etc.) são superiores às outras áreas do conhecimento,
Transcrição da apresentação:

Ciência - Conhecimento/saber/poder Trabalho elaborado por: Andreia Oliveira Nº 4704 11ºC Cláudio Costa Nº 4085 11ºC Dulce Brites Nº 4709 11ºC Vânia Bernardino Nº 4680 11ºC

Caracterização da cultura Científico-tecnológica Ao falarmos de cultura científico-tecnológica estamos a referir-nos: À cultura contemporânea À cultura ocidental À cultura dos povos industrializados À cultura que assenta em processos científicos-tecnológicos A ciência e a técnica determinam a mentalidade e o modo de viver do homem. A ciência está sempre presente na nossa vida através de todas as situações por que se passa na vida quotidiana, tornando-se como algo familiar para os humanos visto que dependem dela. A técnica e a ciência proporcionam ao homem conforto e bem-estar.

Ciência – uma forma de saber e uma forma de poder A ciência é vista por nós como algo de dilemático (aspectos que nos fascinam e outros que nos amedrontam) a ciência é a manifestação reveladora do que é novo e do progresso. Do século XV ao XVII, o conhecimento científico passa por uma grande expansão, possibilitando a descoberta de determinadas coisas até então desconhecidas. A ciência é considerada o instrumento do domínio da natureza, com a invenção da máquina, o homem concretiza o sonho de dominar a natureza e de a controlar de um modo seguro e eficiente. A ciência é como um saber superior Com o Iluminismo e o Positivismo a ciência é transformada numa quase religião; É separada completamente do conhecimento vulgar; A ciência apresenta uma complexidade de linguagem e complexidade de teorias; A ciência é algo de inacessível ao comum das pessoas; O cientista é visto como um ser superior, diferente dos outros homens. A Ciência é um agente transformador das nossas vidas Tanto pode fabricar coisas benéficas para a nossa vida como coisas de enorme potencial destrutivo; A ciência apresenta aspectos bipolares e contraditórios.

Pressupostos do cientismo Antigamente A ciência era um mito Acreditava-se que o homem adquiria conhecimento absoluto Criou-se o cientismo – confiança absoluta no homem em resolver questões teórico-práticas, através da racionalidade científica. Pressupostos do cientismo: A ciência é um conhecimento verdadeiro; A ciência é a única forma de acesso à realidade; A ciência é autónoma; As ciências da natureza são ciências por excelência; A ciência só aceita conclusões que se obtêm a partir do método cientifico; A ciência fornece explicações causais; Os objectivos da ciência são a previsão e o controlo exacto dos fenómenos que ocorrem.

Aspectos positivos da ciência A ciência trouxe enormes benefícios para a humanidade entre os eles destacam-se estes: Criação de máquinas capazes de fazer tarefas humanas; Progressos na medicina e a democratização dos recursos; Possibilitou um acesso à instrução, à cultura e à informação a um nível planetário e em tempo real. Possibilitou o aumento da população; O aumento dos recursos naturais; Refutação de antigos medos, doenças, crenças e mitos. A ciência invadiu a sociedade dando-lhe um caris cientifico e hierarquizado de interesses. É usada para validar ideias e teorias.

Factores da queda do cientismo Os principais factores que contribuíram para a queda do cientismo foram: O desenvolvimento das investigações científicas revelou que as leis nem sempre são verdades indubitáveis, mas sim relativas, e revisíveis; Constatou-se que a ciência e a tecnologia não fornecia aos homens a felicidade desejada; Os homens aperceberam-se de que, com a ciência, surgiam novas situações que se constituíram como áreas problemáticas.

Análise do conceito de tecnociência Antigamente: A realidade era caracterizada em termos dualistas: Pensamento / Acção Espírito / Matéria Inteligível / Sensível Saber / Fazer Teoria / Prática Intelectual / Manual Com o desenvolvimento da civilização industrial começou-se a fortalecer a relação entre a ciência e técnica. O conhecimento passa a ter características tecnológicas.

Tecnociência consiste assim na relação que existe entre tecnologia e ciência. Uma depende da outra. Existe assim uma actividade interventiva e imprescindível por parte da tecnologia para a ciência. A ciência já não é um saber, mas sim uma forma de dominar, transformar, controlar, manipular e agir. A tecnologia possibilita assim ao homem um poder sem limites. Já não há oposição entre: Pensamento / Acção Espírito / Matéria Inteligível / Sensível Saber / Fazer Teoria / Prática Intelectual / Manual