TEMA E PROBLEMA.

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TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Transcrição da apresentação:

TEMA E PROBLEMA

ESCOLHA DO TEMA É o primeiro passo da pesquisa, mas não o mais fácil. Não faltam evidentemente assuntos para pesquisa: a dificuldade está em decidir-se por um deles. CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.

ESCOLHA DO TEMA Tema é o assunto que se pretende estudar e pesquisar Escolher o tema significa selecionar um assunto relativo a um campo delimitado, dentro da respectiva ciência de que trata o trabalho científico O assunto escolhido deve ser exeqüível e adequado em termos tanto dos fatores externos quanto internos ou pessoais

ESCOLHA DO TEMA O assunto pode surgir de interesse particular ou profissional, de algum estudo ou leitura Pode ser teórico ou prático, devendo corresponder ao gosto do pesquisador, além de contribuir para o progresso da ciência Deve ser preciso, bem determinado e específico Deve responder à pergunta: O que será explorado?

DELIMITAÇÃO Feita a escolha do assunto, passa-se a fixar a extensão do mesmo, selecionando-se um tópico ou parte a ser focalizada. A delimitação visa superar a tendência comum de escolher temas que por sua extensão e complexidade não permitam a profundidade.

DELIMITAÇÃO Técnicas de delimitação: Decomposição em partes (divisão do assunto em suas partes constitutivas) Circunstâncias de tempo e espaço (quadro histórico e geográfico) Tratamento (sob que ponto de vista vai focalizar o trabalho)

O PROBLEMA O assunto escolhido será agora questionado e transformado em problema. O problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual deve-se encontrar uma solução. O PROBLEMA É O OBJETO DA PESQUISA

PROBLEMA CIENTÍFICO Envolve variáveis que podem ser testadas É uma questão, uma sentença interrogativa Geralmente pergunta alguma coisa a respeito das relações entre fenômenos ou variáveis A resposta à essa questão será procurada na pesquisa

PROBLEMA CIENTÍFICO O problema bem delimitado simplifica e facilita a investigação Deve ser definido com clareza , precisão e objetividade Facilita a elaboração da hipótese básica ou central Toda pesquisa é iniciada com base em algum tipo de problema

RELEVÂNCIA DO PROBLEMA ASPECTO PRÁTICO Visa a utilidade prática de seus resultados Está relacionado com os benefícios que podem ocorrer através de sua solução ASPECTO TEÓRICO Acrescenta novos conhecimentos Respostas trazem conseqüências favoráveis para quem propôs o problema

A ESCOLHA DO PROBLEMA Por que pesquisar? Qual a importância do fenômeno a ser pesquisado? Que pessoas se beneficiarão com os resultados da pesquisa?

A ESCOLHA DO PROBLEMA Viabilidade – o problema pode ser eficazmente resolvido pela pesquisa Relevância – Deve ser capaz de adicionar novos conhecimentos Novidade - está adequado à atual realidade científica Exeqüibilidade – Pode-se chegar a uma conclusão válida Oportunidade – Atende a interesses particulares e gerais. LAKATOS E MARCONI, 1996

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA “Formular o problema consiste em dizer de maneira explicita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características”

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA FENÔMENO PROBLEMA Desencadeia a investigação Acesso ao conhecimento científico Orienta a investigação e coleta de dados Condiciona os resultados

CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROBLEMA Somente existe o problema quando: Não existem trabalhos que tenham testado a proposta Há confronto entre as propostas A proposta não se aplica aos sujeitos ou elementos do estudo Não existe informação a respeito da eficiência da proposta Há questionamentos quanto aos procedimentos de aplicação da proposta

Critérios para auxiliar na escolha do problema Evitar problemas com respostas conhecidas ou facilmente encontradas. Apresentar uma questão que possa ser resolvida por meio de processos científicos. Ser factível, tanto em relação à competência do pesquisador quanto à disponibilidade de recursos.

REGRAS PRÁTICAS PARA A FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Deverá ser definido de tal maneira que a solução seja possível Deverá ser preciso, colocado dentro de um tamanho que contribua para a factibilidade da solução Deve-se colocar a tarefa em proporções acessíveis Deve-se delimitar o problema O problema deve ser claro

VALIDADE DA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Este problema pode realmente ser resolvido pelo processo de pesquisa científica? A pesquisa é factível? O problema é suficientemente relevante a ponto de justificar que a pesquisa seja feita? Ainda que seja bom, o problema é adequado para mim?

VALIDADE DA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Pode-se chegar a uma conclusão valiosa? Tenho necessária competência para planejar e executar um estudo desse tipo? Os dados que a pesquisa exige podem ser realmente obtidos? Há recursos financeiros disponíveis para a realização da pesquisa? Terei tempo de terminar o projeto? Serei persistente?

OPORTUNIDADE NA ESCOLHA DO PROBLEMA Financiamentos para pesquisa em determinadas áreas Condições materiais para o desenvolvimento da pesquisa tais como: Acesso a determinada população Uso de documentos Utilização de instrumentos para coleta e análise de dados.

PROBLEMA X TEMA Do tema decorre o problema a ser investigado Um tema pode suscitar vários problemas O tema é mais abrangente e de caráter mais geral O problema é mais específico O problema deve se formulado através de pergunta

Exemplos de problemas O avanço da tecnologia pode causar a extinção da profissão contábil? A contabilidade gerencial será capaz de dar um suporte para a empresa e seus administradores nos momentos de tomada de decisões? Existem indícios contábeis desde a origem das civilizações? É válida a utilização de uma auditoria das demonstrações contábeis nas médias empresas?

CONCLUSÕES A formulação correta do problema orientará a coleta de dados e as conclusões da pesquisa O problema é na verdade o objeto da pesquisa, uma vez que, para a busca de sua solução, dirigem-se todos os esforços do pesquisador Para o desenvolvimento da ciência é mais importante saber formular problemas que encontrar soluções, pois foi aberto um caminho.