Referencial de Competências-Chave

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Escola Superior de Educação
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
Elementos básicos sobre o Processo RVCC
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Formação por competências
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Percurso da Comunicação Aplicada
Referencial de Competências-Chave
Departamento do Ensino Secundário
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A Construção do EU Genética Família Sociedade Trajectos Pessoais
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
Mercados de trabalho e competências profissionais
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
CURSOS EFA – NS.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Recursos Humanos do Projeto
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Curso de Educação e Formação de Adultos
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
O Processo RVCC e o PNL.
Este projeto visa promover o espírito empreendedor e ajudar os jovens, em particular, a desenvolver as competências e confiança necessárias no mundo do.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Programa de Português do Ensino Básico
«NOVAS OPORTUNIDADES»
O projeto LIFE2_ Competências chave para a vida_ visa ajudar os jovens a desenvolver as competências e confiança necessárias no mundo do trabalho.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Psicologia da Educação
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Concepções em Educação Matemática
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Currículos e Programas
A escola como agente de socialização
Processo de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Sistema de Créditos - Nível Secundário.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Referencial de Competências-Chave
O Referencial de Competências-Chave
Transcrição da apresentação:

Referencial de Competências-Chave Nível Secundário

Referencial de Competências-Chave Documentos Necessários Guia de Operacionalização

Competência Competência-Chave Combinatória de capacidades, conhecimentos, aptidões e atitudes apropriadas a situações específicas, requerendo também “a disposição para” e “o saber como” aprender. (Comissão Europeia, 2004) Competência-Chave As competências-chave representam um conjunto articulado, transferível e multifuncional, de conhecimentos, capacidades e atitudes indispensáveis à realização e desenvolvimento individuais, à inclusão social e ao emprego. Estas competências deverão ser desenvolvidas no âmbito da escolaridade obrigatória ou da formação inicial e funcionar como alicerce de aprendizagens posteriores numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. (Comissão Europeia, 2004)

Referencial de Competências-Chave Aquilo que constitui ou contém referência Dicionário Houaiss, 2002 Referencial de Competências-Chave Documento formal que contém directrizes acerca da forma de actuar e procedimentos a ter em conta neste processo de reconhecimento de competências de nível secundário.

O Referencial de Competências-Chave tem 3 áreas: CLC Cultura, Língua e Comunicação STC Sociedade, Tecnologia e Ciência CP Cidadania e Profissionalidade

Em CLC/STC há sete núcleos geradores. ( Em CLC/STC há sete núcleos geradores* ( *Tema abrangente a partir do qual se podem evidenciar competências) Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST) Ambiente e Sustentabilidade (AS) Saúde (S) Gestão e Economia (GE) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Urbanismo e Mobilidade (UM) Saberes Fundamentais (SF)

Em CP há oito núcleos geradores Direitos e Deveres Complexidade e Mudança Reflexividade e Pensamento Crítico Identidade e Alteridade Convicção e Firmeza Ética Abertura Moral Argumentação e Assertividade Programação

Todos os núcleos têm Domínios de Referência (DR’s) iguais, que são: Contexto Privado DR2 Contexto Profissional DR3 Contexto Institucional DR4 Contexto Macro-Estrutural São os vários contextos que servem para accionar as competências-chave.

Enquanto que os Domínios de Referência são iguais para todos os núcleos, o mesmo não acontece com os Temas. Cada núcleo tem quatro temas;  Todos diferentes;  Que serão trabalhados / demonstrados de acordo com os Domínios de Referência e o PII. Assim:

CP tem 32 temas (8 núcleos x 4 DRs)

STC e CLC têm 28 temas (7 núcleos x 4 DR’s)

Referencial Adaptado pela Equipa

Limpar

Para a Certificação é necessário: Obter 44 créditos: 16 a CP 14 a CLC 14 a STC Trabalhar todos os Núcleos Geradores (NG). Por cada Núcleo Gerador trabalhar 2 DR’s, pelo menos.

NÚCLEOS GERADORES (NG) Exemplo 1 NÚCLEOS GERADORES (NG) NG1 NG2 NG3 NG4 NG5 NG6 NG7 NG8 Quatro DR’s Neste caso o adulto é certificado, porque atingiu 44 créditos (ultrapassou até) e trabalhou, pelo menos, 2 DR’s em cada Núcleo Gerador.

NÚCLEOS GERADORES (NG) Exemplo 2 NÚCLEOS GERADORES (NG) NG1 NG2 NG3 NG4 NG5 NG6 NG7 NG8 Quatro DR’s Neste caso o adulto não é certificado, porque embora tenha atingido mais de 44 créditos, não trabalhou pelo menos 2 DR’s em cada Núcleo Gerador.

Tecnologias de Informação e Comunicação Caso prático Núcleo a ser trabalhado: Tecnologias de Informação e Comunicação De acordo com o que foi exposto nesta sessão, pretende-se que, com base na informação do referencial, elaborem o perfil, os trajectos, os percursos, de um adulto que se poderiam encaixar nos vários temas deste núcleo gerador. De seguida iremos, em conjunto, trocar ideias acerca das várias opções.