Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Laboratório de Neurociências
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Será a farmacovigilância assim tão importante para o médico veterinário ? Grupo pró.
FARMACOVIGILÂNCIA – Será assim tão importante para o veterinário?
Será a Farmacovigilância assim tão importante para o Veterinário?
Metodologia de Investigação
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Módulo 6. Fluxo de Informações entre os parceiros do projeto
Os Objetivos do Estado e as Justificativas do Poder Estatal
MÉTODOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES
Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem: O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística.
Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana.
Estudo e monitorização da prevalência, da incidência e da mortalidade da diabetes e das suas complicações numa coorte de população portuguesa com diabetes.
Novos Serviços e Metodologias Destaques na área da Comunicação
Prevenção da osteoporose
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Metodologia adoptada Etapas Tema Objectivos Produto final Projecto intermédio.
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
PSICANÁLISE.
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Epidemiologia de Medicamentos – Farmacovigilância
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
Sistema Nacional de Farmacovigilância Evolução e Perspectivas Futuras
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
4º Encontro Nacional de Gerentes de Risco Sanitário Hospitalar GGTES/GVISS/ANVISA Apresentador: Dr. Valdir LisboaSantana Apresentador: Dr. Valdir Lisboa.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Metodologias de Intervenção Psicológica
Direcção de Gestão do Risco de Medicamentos (DGRM) Júlio Carvalhal, MD Director.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Doentes em contexto médico Mafalda Duarte Psicóloga
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GERÊNCIA-GERAL SSPS PÓS - COMERCIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE Murilo Freitas Dias Chefe da.
OFICINA DE TRABALHO »Manual de Vigilância e Controle da
Escola Básica e Secundária de Fajões Elaboração de um questionário Objectivo: identificar as expectativas dos jovens, relativamente: Prosseguimento de.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
Matemática 5.º Ano Estatística.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
FARMACOVIGILÂNCIA: UM ESTUDO CLÍNICO DAS RAM NO HUOL
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
Marta Tavares de Almeida 3 Março 2005 CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA.
Planejamento do Processo de enfermagem
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Unidade de Farmacovigilância 1 Mesa-redonda: Diferentes Estratégias para Uso Racional de Medicamentos.
Rejeições.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Oncologia Aula 9: Notificações de Reação Adversa em Oncologia
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Modelo de Governação e Desempenho Organizacional das Instituições de Ensino Superior Rodrigo Teixeira Lourenço Instituto Politécnico de Setúbal Margarida.
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
Farmacovigilância.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: UM CONCEITO SUBJETIVO
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
<<TITULO APRESENTAÇÃO>> <<Nome do Orador>>
Transcrição da apresentação:

Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos Grupo 1 Turma 8

Reacções adversas O que são? É  considerada uma reacção adversa "uma resposta prejudicial e indesejada a um medicamento que ocorra em doses usadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento ou para modificação de funções fisiológicas e em que existe uma suspeita de nexo de causalidade entre a ocorrência adversa e a utilização do medicamento."

Notificação espontânea de reacções adversas a medicamentos Método não dispendioso e eficaz de promover a vigilância de todos os medicamentos - Necessidade de notificação - "contínua avaliação da segurança dos medicamentos" Vantagens e limitações da notificação Análise das notificações - Evolução

Sistema de Farmacovigilância - Como surgiu? - O sistema de farmacovigilância surge inicialmente na Holanda, na década de 60 e em Portugal a partir de 1992. - Objectivo - monitorização de RAM's - Funcionamento - O sistema é um conjunto articulado de regras e meios materiais e humanos tendentes à recolha sistemática de informação de reacções adversas a medicamentos no Homem. - Legislação     

Objectivo do trabalho O objectivo do trabalho “Notificação de reacções adversas a medicamentos entre os médicos” é essencialmente conhecer e compreender a frequência deste tipo de notificação entre os médicos especialistas de Clínica Geral a trabalhar em Centros de Saúde da Região Metropolitana do Porto. O trabalho terá em conta, a elaboração de um inquérito, que visará responder a perguntas pertinentes relativas ao tema do trabalho. Assim, será indispensável analisar: - o conhecimento sobre Sistema Nacional de Farmacovigilância; - a frequência da notificação das RAM`s ;    - a opinião dos médicos relativamente à importância e frequência das RAM`s na prática clínica; -   - a necessidade da notificação RAM´s.  

Objectivo do trabalho Para que o objectivo seja concretizado, será importante, após a elaboração do inquérito justificar e compreender a frequência da notificação das RAM´s. Para completar a realização do objectivo terá de uma elevada importância, a consulta de bibliografias variadas, tendo em conta estudos relativos a RAM`s de outros países e o contacto com o Sistema Nacional de Farmacovigilância para conhecimento da posição deste sistema relativamente à notificação das RAM`s.

Trabalho realizado por: Jacinta Vaz Joana Barros Joana Vicente Joana Gomes Joana Espanhol Joana Vaz