DIFICULDADES E FACILITADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
A escola e a prevenção ao uso de drogas
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Avaliação Mediadora.
O Aluno a Distância.
Programa aluno pesquisador
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Concepções de Aprendizagem.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Metodologia: Piaget e Vygotsky
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

DIFICULDADES E FACILITADORES APRENDIZAGEM HOJE: DIFICULDADES E FACILITADORES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

DINÂMICA Atividade de integração e socialização Reflexão: Aprendizagem no século XXI O processo ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno Mapas cerebrais – Trabalhando com os hemisférios esquerdo e direito O material didático como um recurso Dinâmica de grupos Fechamento e Avaliação

Para pensarmos... A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. Aluno - sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento “A construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito.” Vygotsky O desenvolvimento intelectual é dividido em real e potencial

Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo. Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas. Piaget coloca que essa relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo, onde os “erros” dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem.

Dificuldades na relação professor-aluno Depoimentos dos professores Depoimentos dos alunos Muito conteúdo Falta de planejamento É necessário trabalhar com novas tecnologias Atividades chatas Provas escritas Manter a disciplina Motivar alunos Avaliar Escolha de metodologia Atualização Falta respeito e limites

Facilitadores na relação professor-aluno Depoimentos dos professores Quando os alunos são interessados, motivados. Empenho em buscar novos assuntos e ampliar o conhecimento. Participação ativa e efetiva do aluno no processo de análise crítica dentro e fora da sala de aula. Participação da família no processo educativo. Depoimentos dos alunos Quando trabalhamos com novas tecnologias, atividades de campo que envolvem temas atuais. Acesso a conhecimentos que alimentam a compreensão. Professor ativo, motivado e que incentiva. Professor que sabe transmitir e dar comandos claros. Provas diferentes.

Elementos fundamentais no processo ensino- aprendizagem COMUNICADOR OU EMISSOR – Professor/máquinas Transmissor de informações - agentes do conhecimento. Participação ativa; Motivado Pleno conhecimento da mensagem a ser transmitida. MENSAGEM - Conteúdo educativo Conhecimentos e informações transmitidas aos alunos. Adequado à faixa etária, claro e preciso. RECEPTOR - Aluno Recebedor crítico de conhecimentos e informações. MEIO AMBIENTE - Meio escolar, familiar, social Estimulador ao desenvolvimento do processo educativo.

“É preciso rever – com urgência. – a questão da autoridade e “É preciso rever – com urgência – a questão da autoridade e dos limites (aí compreendidos como a relação equilibrada entre direitos e deveres dos alunos) dentro do contexto família-escola, sem o que dificilmente poderemos alcançar o objetivo “qualidade na educação”. A instituição escola precisa reencontrar-se com seu papel de autoridade, sem que isso represente autoritarismo. O professor necessita ter o apoio e sustentação da sociedade para concretizar uma ação socializadora”. O Professor refém Tânia Zagury, 2006, p. 90.

REFLEXÃO Dinâmica Mito 1 O afeto e o carinho dos professores são elementos imprescindíveis para que o aluno aprenda. Mito 2 Com um bom professor, os alunos aprendem sem fazer quaisquer esforços, a motivação surge, assim como a concentração. Estudar ou fazer tarefas em casa torna-se praticamente desnecessário. As aulas são tão maravilhosas que todos aprendem com facilidade. Mito 3 A participação da comunidade é essencial à qualidade do ensino. Mito 4 Se um percentual expressivo de alunos apresenta maus resultados, significa que o professor falhou. O Professor refém Tânia Zagury, 2006.

As diferenças individuais levam alguns alunos a APRENDIZAGEM A aprendizagem é gradual e cada indivíduo tem seu ritmo próprio para aprender. As diferenças individuais levam alguns alunos a processar mais rápido e outros mais lento. Não podemos aprender pelos outros.

ENSINO DE QUALIDADE Aprendizado contínuo Situação-problema Estímulo Ampliar a visão dos conteúdos Competências para enfrentar as diversas situações de vida Aprendizado contínuo

PRONTIDÃO PARA A APRENDIZAGEM CONDIÇÕES NECESSÁRIAS SAÚDE FÍSICA SAÚDE MENTAL ENVOLVIMENTO ESFORÇO

Monotom! E se uma coisa é 'monotom', nós a descrevemos como monótona! E que palavra usamos normalmente para descrever algo que é monótono? CHATO! O que o seu cérebro faz quando uma coisa é chata? A maioria das pessoas responde com uma das alternativas seguintes: sai de sintonia desliga apaga esmorece devaneia vagueia adormece

DICA: FAÇA ANOTAÇÕES EM CORES Use sempre cores em suas anotações. Comece com uma caneta esferográfica de quatro cores e acrescente novas cores à medida que progredir. As cores tornam as suas notas mais interessantes, estimulam os processos do Pensamento Criativo.

RECURSOS DIDÁTICOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

RECURSOS DIDÁTICOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

Para facilitar a relação com os alunos, o professor: Favorece situações em classe nas quais o aluno se sente à vontade para expressar seus sentimentos. 2. Faz com que a composição dos grupos de estudo varie no decorrer do curso. 3. Tenta evitar que poucos alunos monopolizem a discussão. 4. Compartilha com a classe na busca de soluções para problemas surgidos com o próprio professor, como o curso ou entre alunos. 5. Expressa aprovação pelo aluno que ajuda colegas a atingirem os objetivos do curso. 6. Respeita e faz respeitar diferenças de opinião, desde que sejam opiniões bem fundamentadas. 7. Expressa aprovação pelo aluno que toma iniciativa, desde que estas contribuam para o crescimento da classe. 8. Usa vocabulário que é claramente compreendido pelo aluno.

www.ser.com.br Formação Inteligente Participe dos encontros pedagógicos e consulte nosso calendário de eventos. Dúvidas, sugestões, pesquisas, material complementar, práticas de ensino diferenciadas? Consulte nosso site: www.ser.com.br

Mensagem Final “Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.” Rubem Alves

Boa sorte!! Felizes escolhas!!