DIFICULDADES E FACILITADORES APRENDIZAGEM HOJE: DIFICULDADES E FACILITADORES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
DINÂMICA Atividade de integração e socialização Reflexão: Aprendizagem no século XXI O processo ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno Mapas cerebrais – Trabalhando com os hemisférios esquerdo e direito O material didático como um recurso Dinâmica de grupos Fechamento e Avaliação
Para pensarmos... A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. Aluno - sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento “A construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito.” Vygotsky O desenvolvimento intelectual é dividido em real e potencial
Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo. Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas. Piaget coloca que essa relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo, onde os “erros” dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem.
Dificuldades na relação professor-aluno Depoimentos dos professores Depoimentos dos alunos Muito conteúdo Falta de planejamento É necessário trabalhar com novas tecnologias Atividades chatas Provas escritas Manter a disciplina Motivar alunos Avaliar Escolha de metodologia Atualização Falta respeito e limites
Facilitadores na relação professor-aluno Depoimentos dos professores Quando os alunos são interessados, motivados. Empenho em buscar novos assuntos e ampliar o conhecimento. Participação ativa e efetiva do aluno no processo de análise crítica dentro e fora da sala de aula. Participação da família no processo educativo. Depoimentos dos alunos Quando trabalhamos com novas tecnologias, atividades de campo que envolvem temas atuais. Acesso a conhecimentos que alimentam a compreensão. Professor ativo, motivado e que incentiva. Professor que sabe transmitir e dar comandos claros. Provas diferentes.
Elementos fundamentais no processo ensino- aprendizagem COMUNICADOR OU EMISSOR – Professor/máquinas Transmissor de informações - agentes do conhecimento. Participação ativa; Motivado Pleno conhecimento da mensagem a ser transmitida. MENSAGEM - Conteúdo educativo Conhecimentos e informações transmitidas aos alunos. Adequado à faixa etária, claro e preciso. RECEPTOR - Aluno Recebedor crítico de conhecimentos e informações. MEIO AMBIENTE - Meio escolar, familiar, social Estimulador ao desenvolvimento do processo educativo.
“É preciso rever – com urgência. – a questão da autoridade e “É preciso rever – com urgência – a questão da autoridade e dos limites (aí compreendidos como a relação equilibrada entre direitos e deveres dos alunos) dentro do contexto família-escola, sem o que dificilmente poderemos alcançar o objetivo “qualidade na educação”. A instituição escola precisa reencontrar-se com seu papel de autoridade, sem que isso represente autoritarismo. O professor necessita ter o apoio e sustentação da sociedade para concretizar uma ação socializadora”. O Professor refém Tânia Zagury, 2006, p. 90.
REFLEXÃO Dinâmica Mito 1 O afeto e o carinho dos professores são elementos imprescindíveis para que o aluno aprenda. Mito 2 Com um bom professor, os alunos aprendem sem fazer quaisquer esforços, a motivação surge, assim como a concentração. Estudar ou fazer tarefas em casa torna-se praticamente desnecessário. As aulas são tão maravilhosas que todos aprendem com facilidade. Mito 3 A participação da comunidade é essencial à qualidade do ensino. Mito 4 Se um percentual expressivo de alunos apresenta maus resultados, significa que o professor falhou. O Professor refém Tânia Zagury, 2006.
As diferenças individuais levam alguns alunos a APRENDIZAGEM A aprendizagem é gradual e cada indivíduo tem seu ritmo próprio para aprender. As diferenças individuais levam alguns alunos a processar mais rápido e outros mais lento. Não podemos aprender pelos outros.
ENSINO DE QUALIDADE Aprendizado contínuo Situação-problema Estímulo Ampliar a visão dos conteúdos Competências para enfrentar as diversas situações de vida Aprendizado contínuo
PRONTIDÃO PARA A APRENDIZAGEM CONDIÇÕES NECESSÁRIAS SAÚDE FÍSICA SAÚDE MENTAL ENVOLVIMENTO ESFORÇO
Monotom! E se uma coisa é 'monotom', nós a descrevemos como monótona! E que palavra usamos normalmente para descrever algo que é monótono? CHATO! O que o seu cérebro faz quando uma coisa é chata? A maioria das pessoas responde com uma das alternativas seguintes: sai de sintonia desliga apaga esmorece devaneia vagueia adormece
DICA: FAÇA ANOTAÇÕES EM CORES Use sempre cores em suas anotações. Comece com uma caneta esferográfica de quatro cores e acrescente novas cores à medida que progredir. As cores tornam as suas notas mais interessantes, estimulam os processos do Pensamento Criativo.
RECURSOS DIDÁTICOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
RECURSOS DIDÁTICOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
Para facilitar a relação com os alunos, o professor: Favorece situações em classe nas quais o aluno se sente à vontade para expressar seus sentimentos. 2. Faz com que a composição dos grupos de estudo varie no decorrer do curso. 3. Tenta evitar que poucos alunos monopolizem a discussão. 4. Compartilha com a classe na busca de soluções para problemas surgidos com o próprio professor, como o curso ou entre alunos. 5. Expressa aprovação pelo aluno que ajuda colegas a atingirem os objetivos do curso. 6. Respeita e faz respeitar diferenças de opinião, desde que sejam opiniões bem fundamentadas. 7. Expressa aprovação pelo aluno que toma iniciativa, desde que estas contribuam para o crescimento da classe. 8. Usa vocabulário que é claramente compreendido pelo aluno.
www.ser.com.br Formação Inteligente Participe dos encontros pedagógicos e consulte nosso calendário de eventos. Dúvidas, sugestões, pesquisas, material complementar, práticas de ensino diferenciadas? Consulte nosso site: www.ser.com.br
Mensagem Final “Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.” Rubem Alves
Boa sorte!! Felizes escolhas!!