Agosto/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Validação e Verificação do APPCC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
AUDITORIA.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
A VALIDAÇÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS
Vagner José Diegas ISO 9001.
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Treinamento Certificação
Treinamento Certificação
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
LUCAF - Representação Comercial
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI?.
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
44ª Assembleia Nacional XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento de 04 a 09 de maio de 2014 – Uberlândia/MG Avaliação de desempenho através.
Instrutor: Objetivos:.
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE AUDITORIA EXTERNA
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Instrutor: Objetivos:.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Gestão da Qualidade de Projeto
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Definir quais os funcionários que participarão do Comitê de Auditores Internos Para atender o item 4.14 da norma o Gerente da Qualidade:
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE

15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
4.4 Implementação e Operação
Quality System overview
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Agosto/2008

Treinamento Sistema de Gestão Integrada

PR-0103 - Gestão de Produto Não – Conforme; Objetivo PR-0001 - Gestão de Documentos do SGI; PR-0002 - Gestão de Ações; PR-0103 - Gestão de Produto Não – Conforme; PR-0097 - Gestão de Propriedade do Cliente; PR-0105 - Gestão de Manutenção e Calibração de Equipamentos; PR-0003 - Gestão de Auditoria Interna.

Gestão de Documentos - Tipos O SGI da Companhia é formado pelos seguintes tipos de documentos: Manual; Normativa; Plano de Gestão de Serviço; Procedimento (PR); Instrução de Serviço (IS); Documento Externo (DE); Formulários (FR); Registro.

Gestão de Documentos - Formato O formato de Manual, Normativa e Plano de Gestão de Serviço é livre, sendo elaborado pelo responsável do processo.

Gestão de Documentos - Modelo M – Manual do Sistema de Gestão Integrada

Gestão de Documentos - Modelo PR

Gestão de Documentos - Modelo IS FR (Word) e FRE (Excel)

Gestão de Documentos - Capítulos O Procedimento (PR) e Instrução de Serviço (IS) do SGI contêm os seguintes capítulos: Itens alterados: descreve as alterações realizadas no documento atual; Objetivo: descreve a finalidade do documento; Aplicação: descreve a aplicabilidade do documento; Responsabilidade: descreve qual cargo da pessoa responsável pela aprovação deste documento;

Gestão de Documentos - Capítulo Fluxograma: Apresenta o fluxograma da atividades citadas no documento. Instrução de Serviço (IS) não possui este capítulo; Detalhamento: descreve com detalhes as atividades; Recursos: descreve qual ou quais recursos são utilizados para a execução das atividades definidas no documento; Definições: estabelece definições, termos, conceitos e siglas e seus significados; Referências: descreve as referências utilizadas no item “Detalhamento”.

Gestão de Documentos

Segurança dos Documentos do SGI: Gestão de Documentos Segurança dos Documentos do SGI: É garantida por meio do Procedimento – PR- 0110 - Gestão da Segurança da Informação.

Gestão de Documentos Gerenciamento de Usuários e Regras de Acesso aos Documentos do SGI via Sistema TQC: O colaborador solicita abertura de Ordem de Serviço (OS) por telefone ou Intranet, para cadastro, transferência, desligamento de usuários e chamados técnicos com relação ao Sistema TQC.

É necessário informar os seguinte dados na abertura de OS: Gestão de Documentos Dados Cadastro de usuários Nome completo, Login de rede, Correio eletrônico, Segmento e Processo Transferência de usuários Nome completo, Login de rede, Local que está cadastrado e novo local onde será cadastrado Desligamento de usuários Nome completo, Login de rede, Local onde está cadastrado e o motivo do desligamento É necessário informar os seguinte dados na abertura de OS:

IS – 0067 Controle de Treinamento nos Documentos do SGI Objetivo Definir a rotina para controle dos treinamentos nos documentos do Sistema de Gestão Integrada.

Gestão de Ações Ações Identificação e registro de não-conformidade real, potencial ou oportunidade de melhoria e preenchimento do RA. Ação de Objetivo Registro Destino Correção ou Imediata Eliminar a não-conformidade ocorrida, de forma a retornar o processo aos requisitos padrões da execução. PR-0002 – Gestão de Ações Departamento da Qualidade e Meio Ambiente Melhoria Melhorar os processos por meio de sugestões e/ou observações. Departamento da Qualidade e Meio Ambiente Preventiva Eliminar a causa de uma não-conformidade potencial, ou seja, que ainda não ocorreu. Corretiva Eliminar as causas de uma não-conformidade real. O prazo máximo para análise, definição das ações e preenchimento do RA é de 5 (cinco) dias úteis.

Formulário de Registro de Ações (RA) Gestão de Ações Formulário de Registro de Ações (RA)

Para análise da causa-raiz serão utilizados os seguintes métodos : Gestão de Ações Para análise da causa-raiz serão utilizados os seguintes métodos : Diagrama de causa e efeito;

Método dos 5 (cinco) porquês: Gestão de Ações Método dos 5 (cinco) porquês:

Registro de Ação com o preenchimento correto Gestão de Ações Registro de Ação com o preenchimento correto

Registro de Ação com o preenchimento incorreto Gestão de Ações Registro de Ação com o preenchimento incorreto

Registro de Ação com o preenchimento incorreto Gestão de Ações Registro de Ação com o preenchimento incorreto

Acompanhamento do Registro de Ação Gestão de Ações Acompanhamento do Registro de Ação Verificar junto ao responsável a conclusão da ação, conforme prazo previsto no RA e, se a ação foi executada com êxito e não ocorreu reincidência. Em caso de reincidência abre-se novo RA.

Gestão de Produto Não-conforme A Companhia assegura que produtos que não estejam conformes com os requisitos do Cliente ou do produto são identificados e armazenados em local apropriado para evitar seu uso ou entrega não intencional, de acordo com o requisito 8.3 da NBR ISO 9001:2000.

Gestão de Produto Não-conforme Registro de um produto não - conforme: O colaborador ao identificar um produto não-conforme efetua o seu registro na planilha de desvios da unidade de origem ou em um RA,caso a planilha não seja utilizada no processo.

Gestão de Produto Não-conforme Identificação de um produto não - conforme:

Gestão de Propriedade do Cliente Definição: Propriedade abrange os insumos ou dados repassados pelo Cliente para serem utilizados ou incorporados ao produto ou serviço prestado pela Companhia De acordo com o requisito 7.5.4 da NBR ISO 9001:2000, a Companhia deve ter cuidado com a Propriedade do Cliente enquanto estiver sob o controle da organização ou sendo usada por ela.

Gestão de Propriedade do Cliente Formulário de Controle de Propriedade do Cliente:

Gestão de Calibração de Equipamentos Objetivo: Controlar a manutenção e calibração de equipamentos utilizados na Companhia e que são necessários para evidenciar a conformidade do produto/ serviço, de acordo com requisito 7.6 da NBR ISO 9001:2000.

Gestão de Calibração de Equipamentos Formulário Ficha Cadastral de Equipamentos

Gestão de Auditoria Interna Auditoria Interna, atendendo ao requisito 8.2.2 da NBR ISO 9001:200, têm como objetivo:   Verificar a conformidade do SGI com as normas em vigor aplicadas, assim como aos requisitos legais aplicáveis e quaisquer outros requisitos obrigatórios estabelecidos pela Companhia; Determinar a eficácia do SGI; Prover melhorias do SGI.

Gestão de Auditoria Interna Funções na Gestão de Auditoria Interna

Gestão de Auditoria PLANEJAMENTO AÇÕES DESENVOLVIMENTO CONTROLE

Registros da Auditoria Interna Relatório de Auditoria Interna da Qualidade (RAI)

IS – 0068 Avaliação e Premiação de Auditores Internos do SGI

Fluxograma de Interação de Processos

Fluxograma de Interação de Processos

Fluxograma de Interação de Processos

Dúvidas, Sugestões, Críticas ou Elogios Contato Dúvidas, Sugestões, Críticas ou Elogios : iso@ctis.com.br : 3426.9286 ou 3426-9445

PAIXÃO PELO FUTURO DO PLANETA