A CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY: ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUPPLY CHAIN E DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 03 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada
Advertisements

DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Unidade 3 Grupo K Subgrupo X Igor Lustosa Alexandre Bahia
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Thaísa de Oliveira Turma – 19 horas Grupo – i Subdivisão - y
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Unidade 08 – A distribuição
Unidade 04 – Repensando a Logística
A importância da gestão de materiais
Logística e Gerenciamento da
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Subgrupo X: 07/37607 – Rayanne Fernandes Pereira
Administração de Recursos Materiais
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 4 de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – FACE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 1º de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Universidade de Brasília
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB FACE – FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Turma 14 GRUPO 43 Subgrupo X :Augusto Sardeiro-09/90051(responsável)
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – FACE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa
Administração de Recursos Materiais Turma: 19 Grupo: 1 Atividade: R04 Subgrupo X: Pedro, Rafael e Anderson Subgrupo Y: Alex, Daniel e Felipe.
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Atividade 8: REPENSANDO A LOGÍSTICA
Repensando a Logística
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Contábeis 01 André Guilherme 09/38611 Ivan Teléscio 05/84568 Plínio Borges 06/23857 Tiago Lucas 05/94261 Verônica Paula 06/43904 GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA.
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estrutura da cadeia de logística
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
Turma 14 Grupo J Subgrupo X Maria Izabella Lima e Suzane dos Santos
ABC OFFICE SHOP O auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação em relação ao fluxo da cadeia de suprimento na empresa ABC Office Shop J04, 19Y Ana.
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
Grupo Data: 03/05/2009 Responsável: Leonardo Studart Batelli 08/34343 Grupo: Larissa Lisboa Vieira Vasconcelos 07/02617 Natália Ribeiro 06/92441.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Grupo 14 I Subgrupo Y Chafia Abrão – 09/91902 Rachel Soares Rebelo – 10/04557 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching.
Introdução Gustavo Alves da Costa Bandeira Unidade 3
Unidade 06- O mecanismo de pedir
Estrutura da Cadeia Logística
Grupo 19R – subgrupo 2: Ana Luisa Tobias e Pedro Henrique Pires
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Adelaide Amorim Daniel Oliveira
Logística Empresarial UNIDADE 6
Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/ Rudá Roessler 09/ Daniel Castro 09/
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Wagner Lisboa Daniel R. Camelo Universidade de Brasília.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Administração de Recursos Materiais Diego de Souza Santos 08/27801 Fernando Ferreira Bueno 08/28815 Pedro Henrique Cubel Queiroz Gonçalves 08/38331 Victor.
ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 19 GRUPO 91 Subgrupo X: Rafael Freixo Gratão – 08/38845 Anderson Tiago do.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)
Fluxo de materiais Logística de suprimento Estratégia de suprimento
Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/ Rudá Roessler 09/ Daniel Castro 09/
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Rafaela Batista – 10/04859 Alexandre Oliveira - 09/88677.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
 Supply chain é todo o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO Professor Eduardo Bonetti – Fatec Zona Sul.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

A CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY: ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUPPLY CHAIN E DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) 1

Administração de Recursos Materiais GRUPO - 1991 ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Subgrupo Y: Felipe de Oliveira Mat. 07/46533 Alex Portela Mat. 08/23333 Daniel R. Camelo Mat. 08/27193 Subgrupo X: Rafael F. Gratão Mat. 08/38845 Anderson T. Santos Mat. 08/48867 Pedro T. M. de Hollanda Mat. 09/47717 Professor: Guillermo José Asper y Valdez

Tese Central A solidez e o sucesso da Amway se devem ao seu modelo de negócio. O foco no cliente final faz com que a empresa saiba as preferências de seu público-alvo, orientando adequadamente sua produção para atender o cliente da melhor maneira, agregando valor.

Amway Corporation A Amway, sinônimo mundial de sucesso em vendas diretas, é uma grande empresa que com auxílio do Supply Chain e ainda do ECR consegue tornar seu negócio viável e altamente lucrativo para todos os envolvidos.

Características: Uma das maiores empresas do mundo Presente em mais de 84 países Faturamento médio anual (US$): 7,8 bilhões (2007) Altamente verticalizada Cerca de 13.000 funcionários

Cerca de 160 Centros de Distribuição Aproximadamente 500 cientistas Mais de 3 milhões de representantes (IBOs)

Supply Chain e ECR A cadeia contém um conjunto de links que trazem produtos acabados aos consumidores finais. Os produtos são entregues diretamente aos consumidores Forte ênfase nos IBOs, que estão focalizados nos clientes individualmente A cadeia de produção da Amway apresenta duas grandes diferenças: Alta verticalização; Conexão direta com o cliente.

4.LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO Em Ada, Michigan, uma cidadezinha com menos de 10 mil habitantes, fica a sede da Amway. Sua única planta produtiva localiza-se na cidade, bem como seu principal centro de distribuição. FÁBRICA AMWAY ADA, MICHIGAN FORNECEDORES A maior parte dos insumos utilizados pela Amway são produzidos por ela mesma em unidades de suprimento. Um exemplo é a fazenda orgânica Amway localizada em Ubajara, Ceará, que tem a capacidade de produzir até 45 toneladas de acerola por dia. Com 63.100 m² de área, o centro de estocagem e distribuição central da Amway despacha, por dia, mais de 30 mil encomendas de produtos para seus centros de estocagem e distribuição regionais. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ADA, MICHIGAN Os produtos são despachados por navio para os 38 centros de distribuição e estocagem que a Amway possui em 31 países distintos. São os centros regionais que concentram os estoques dos quais partirão os produtos que atenderão os pedidos feitos. 8

LOGÍSTICA DE PEDIDOS A base de operações da Amway é a venda direta. Para tanto, conta com um grande time de empresários que atuam como representantes comerciais: eles são os IBOs (Independent Business Owners). Quando um cliente final faz seu pedido junto a um IBO, este realiza o pedido dos produtos através do site da Amway. REPRESENTANTE COMERCIAL (INDEPENDENT BUSINESS OWNER – IBO)‏ O cliente, se preferir, pode optar por não contatar um IBO para comprar os produtos que queira. Através do site da Amway, o cliente pode realizar um cadastro e efetuar as compras dos produtos. Quando isso acontece, é feito um cruzamento de informações de localização do cliente com os endereços dos IBOs mais próximos. Uma vez localizado, o IBO é alertado sobre o pedido do cliente e tem até 24 horas para entrar em contato com o cliente e finalizar o pedido. Caso isso não ocorra, outro IBO é contatado, e o processo se repete até que o pedido seja finalizado. CLIENTE FINAL INTERNET Quando o pedido de compra é finalizado, ele é enviado eletronicamente para o centro de distribuição e estocagem regional. É deste centro que parte a encomenda dos produtos. O centro regional também é responsável pelo gerenciamento do estoque de produtos, que pode ser consultado pelo IBO e pelo cliente final no portal de compras on-line da Amway. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL LOGÍSTICA DE ENTREGA Na eventualidade de um produto pedido por um cliente não constar no estoque do centro regional, ele é remetido depois da entrega do pedido original através do correio. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL DISTRIBUIDOR LOCAL CLIENTE FINAL Após receber os produtos do distribuidor central da Amway, o centro de distribuição e estocagem regional organiza os produtos de acordo com os pedidos recebidos dos clientes através dos IBOs num processo de cross docking feito a palete mista. Em seguida, os pedidos são redirecionados a distribuidores locais. Depois de receber as encomendas do centro de distribuição regional, os distribuidores locais são responsáveis por entregar o produto ao cliente final diretamente.

CADEIA LOGÍSTICA DA AMWAY ABASTECIMENTO FÁBRICA AMWAY ADA, MICHIGAN CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ADA, MICHIGAN FORNECEDORES PEDIDOS REPRESENTANTE COMERCIAL (INDEPENDENT BUSINESS OWNER – IBO)‏ INTERNET CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOCAGEM REGIONAL CLIENTE FINAL DISTRIBUIDOR LOCAL DISTRIBUIÇÃO

Fontes Bibliográficas CHAIB-DRAA, Brahim; MÜLLER, Jörg P. (Orgs.). Multiagent Based Supply Chain Management. Berlim: Springer Verlag NY, 2006.  CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, 2001.  POIRIER, Charles C.; REITER, Stephen E. Supply Chain Optimization: Building the strongest total business network. São Francisco: Berrett-Koehler, 1996.  SIMCHI-LEVI, David; KAMINSKY, Philip; SIMCHI-LEVI, Edith. Cadeia de Suprimentos – Projeto e Gestão: Conceitos, estratégias e estudos de caso. Bookman, 2003.

BACKUPS História da Amway O negócio da Amway Produtos da Amway Exemplo de produtos Por que Amway? O que é Supplay Chain? O que é ECR?

História da Amway 1949: Rich DeVos e Jay Van Andel, amigos de infância, tornam-se distribuidores dos produtos Nutrilite. 1959: DeVos e Van Andel fundam a Amway no modelo de venda direta e marketing em rede. Expansão de negócios para Canadá (1962), Austrália, Europa e Ásia (1970). 1970: compra da Nutrilite Products Inc. 1989: Prêmio de Proteção do Meio Ambiente da UNEP. 1991: ingresso no mercado brasileiro. 2009: aniversário de 50 anos da Amway.

O negócio da Amway Venda em rede: utilização de representantes comerciais (IBO – Independent Business Owner). O IBO possui 3 atribuições: Consumir os produtos que lhe convém; Divulgar os produtos e o nome da empresa; Ensinar IBOs iniciantes esses 3 passos. Rede é diferente de pirâmide. Negócio focado em marketing de relacionamentos.

Produtos da Amway A empresa conta com mais de 450 produtos; No Brasil, há 3 linhas de produtos: Higiene pessoal e limpeza; Suplementos alimentares; Cosméticos e produtos de beleza.

Exemplos de Produtos da Amway L.O.C. (Liquid Organic Cleaner): Primeiro produto totalmente orgânico; Substitui muitos produtos de limpeza; Concentrado, rende mais. Nutrilite Daily: Contém todas as vitaminas e minerais para um dia; Produzido inteiramente pela Amway; Não possui contra-indicação.

Por que a Amway? Responsabilidade Social e Ambiental internacionalmente reconhecida; Está entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil; Muitos não a conhecem ou tem uma visão errada sobre ela

O que é o Supply Chain? Corresponde ao modo integrado de controlar e planejar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o benefício de todos os envolvidos. 19

O que é ECR? O ECR é uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não-alimentares, varejos, atacados e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir os custos dessa cadeia de logística integrada e trazer maior volume ao consumidor. 20