3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 14 horas Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Cadeia logística integrada supply chain
Ana Carolina M. Nogueira Bruno Anderson
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Repensando a Logística
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
Logística e Gerenciamento da
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Unidade 2 As decisões Estratégicas
Administração de Recursos Materiais
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
19 horas 3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 19 horas Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM.
21 3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 21 Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM.
Continuous Replenishment
Processos de negócios: Tecnologia, iniciativas, praticas e sistemas: Organização e pessoas: Podemos considerar que seu escopo tem pelo menos três grandes.
Gestão da demanda na Cadeia de Suprimentos
INICIATIVAS E PRÁTICAS NA SCM
ESTOQUES.
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Otimização na Administração de Materiais
REPENSANDO A LOGÍSTICA
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
Perguntas U04 (pág. 39 à 53) Repensando a Logística Grupo: 19S SubGrupo 1 – Júlio e Rafael.
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
GRUPO 6.
Repensando a Logística
Repensando da logística
Raphael Brocchi 14G2 Rommel Cavalher 14G2
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Repensando a Logística
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Conceitos Básicos de Estoques
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Função da Administração:
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Logística Planejamento e Programação Logística
Repensando a Logística
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
ERP.
Controle de estoque.
Iniciando na logística empresarial
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) Marcos A. M. Primo.
MATRIZ BCG.
Repensando a Logística
Equipe Prof. Henrique Freitas
Logística e Gerenciamento da
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
SUPRIMENTOS CLASSE MUNDIAL. Suprimentos Classe mundial- visão holística do negócio e foco centrado na melhoria, não só centrado na tecnologia Chaves principais:
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Transcrição da apresentação:

3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 14 horas Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM

Perguntas 127 a A Luciana, Daniel e Mayra Julgue os itens: 1. Gestão da cadeia de demanda pode ser definida como o processo que gerencia e coordena a SC em seu sentido jusante. Desde o consumidor final ate os fornecedores 2. A industria de manufatura envolve grande variedade de serviços para individuos e outras organizações, enquanto a industria de serviços envolve a transformação mecânica ou quimica de materiais

Perguntas 127 a A Luciana, Daniel e Mayra 3 As diferenças basicas entre os setores de manufatura e de serviços são: caracteristica do trabalho, tangibilidade, contatos durante o trabalho e potencial de lucro. 3 As diferenças basicas entre os setores de manufatura e de serviços são: caracteristica do trabalho, tangibilidade, contatos durante o trabalho e potencial de lucro. 4 Sem a internet, informações de demanda em tempo real e visibilidade dos estoques eram praticamente impossiveis de obter e os procedimentos de integração ficavam geralmente restritos ao telefone, fax ou EDI 4 Sem a internet, informações de demanda em tempo real e visibilidade dos estoques eram praticamente impossiveis de obter e os procedimentos de integração ficavam geralmente restritos ao telefone, fax ou EDI

Perguntas 127 a A Luciana, Daniel e Mayra 5. A incerteza da demanda e a natureza dos problemas de previsão da demanda (forecasting) têm um impacto considerável na estrutura e na SCM. 5. A incerteza da demanda e a natureza dos problemas de previsão da demanda (forecasting) têm um impacto considerável na estrutura e na SCM. 6. Os produtos funcionais tendem a ter demanda mais instável e imprevisível e os ciclos de vida dos produtos mais longos. 6. Os produtos funcionais tendem a ter demanda mais instável e imprevisível e os ciclos de vida dos produtos mais longos.

Perguntas 127 a A Luciana, Daniel, Mayra e Mauricio 7. O trabalho de Fisher (1997) deixa bem claro que existem regras e práticas gerais mas que precisam ser analisadas e ajustadas a cada caso específico. 7. O trabalho de Fisher (1997) deixa bem claro que existem regras e práticas gerais mas que precisam ser analisadas e ajustadas a cada caso específico. 8. A demanda de produtos inovadores é estavel e previsivel, seus ciclos de vida são longos e com baixa margem de lucro(falso) 8. A demanda de produtos inovadores é estavel e previsivel, seus ciclos de vida são longos e com baixa margem de lucro(falso)

Perguntas 137 a C Marina, Hesli, Adriane, Tulio e Vitor 1. Efeito chicote é a propagação do erro sobre a demanda na SC. Ele diz respeito à amplificação da variância das informações da demanda à medida que elas se propagam no sentido montante. (pg. 137) 1. Efeito chicote é a propagação do erro sobre a demanda na SC. Ele diz respeito à amplificação da variância das informações da demanda à medida que elas se propagam no sentido montante. (pg. 137)

Perguntas 137 a C Marina, Hesli, Adriane, Tulio e Vitor 2. O uso de sistema como EDI facilita e agiliza a transmissão de informações ao longo da SC e, somente o acesso ao banco de dados comum garante uma previsão da demanda igual em toda SC (pg. 139) 2. O uso de sistema como EDI facilita e agiliza a transmissão de informações ao longo da SC e, somente o acesso ao banco de dados comum garante uma previsão da demanda igual em toda SC (pg. 139)

Perguntas 137 a C Marina, Hesli, Adriane, Tulio e Vitor 3. São consequências do efeito chicote: atualização da demanda; jogo do racionamento; processamento de ordens; variação de preços. (pg. 139) 3. São consequências do efeito chicote: atualização da demanda; jogo do racionamento; processamento de ordens; variação de preços. (pg. 139)

Perguntas 204 a D Guilherme, Vanessa, Hellen 1 (V) O envolvimento dos fornecedores desde a fase inicial do projeto (ESI) é uma prática que se expandiu durante a última década no contexto da SCM e teve origem na indústria automobilistica japonesa 1 (V) O envolvimento dos fornecedores desde a fase inicial do projeto (ESI) é uma prática que se expandiu durante a última década no contexto da SCM e teve origem na indústria automobilistica japonesa 2 (F) As razões principais do ambiente externo são: competição, tempo, tecnologia e capacidade de recebimento dos clientes 2 (F) As razões principais do ambiente externo são: competição, tempo, tecnologia e capacidade de recebimento dos clientes

Perguntas 204 a D Guilherme, Vanessa, Hellen 3 (V) Na fase de preparação é importante tratar pelo menos três elementos: estratégia, recursos humanos e políticas operacionais; 3 (V) Na fase de preparação é importante tratar pelo menos três elementos: estratégia, recursos humanos e políticas operacionais; 4 (F) O ponto fundamental do ESI é somente o envolvimento do fornecedor desde a fase inicial do produto 4 (F) O ponto fundamental do ESI é somente o envolvimento do fornecedor desde a fase inicial do produto

Perguntas 204 a D Guilherme, Vanessa, Hellen 5 (F) Os níveis de desenvolvimento dos fornecedores são apenas: desenvolvimento estratégico, de rotina e crítico. 5 (F) Os níveis de desenvolvimento dos fornecedores são apenas: desenvolvimento estratégico, de rotina e crítico. 6 (F) A fase de negociação não compreende a seleção da empresa parceira; 6 (F) A fase de negociação não compreende a seleção da empresa parceira; 7 (V) São regras sociais e industriais: cultura, sistema legal e financeiro, características do setor industrial 7 (V) São regras sociais e industriais: cultura, sistema legal e financeiro, características do setor industrial

Perguntas 147 a G Diogenes, Ricardo, Jaqueline 1 No nível estratégico, o planejamento geralmente é rotulado de planejamento de suprimento (Supply Planning) e envolve a otimização do fluxo de materiais através de uma determinada SC dentro de certo horizonte de tempo (F) 1 No nível estratégico, o planejamento geralmente é rotulado de planejamento de suprimento (Supply Planning) e envolve a otimização do fluxo de materiais através de uma determinada SC dentro de certo horizonte de tempo (F)

Perguntas 147 a G Diogenes, Ricardo, Jaqueline 2 No que tange às avaliações de pedidos em referência ao conjunto de funcionalidades oferecidas pelos produtos atualmente no mercado, afirma-se que suporta sistemáticas como a Available to Promise e Capable to Promise sendo que estes processos são geralmente encontrados respectivamente nos processos de venda das organizações que interagem com o client na forma MTS e na forma MTO/ETO (V) 2 No que tange às avaliações de pedidos em referência ao conjunto de funcionalidades oferecidas pelos produtos atualmente no mercado, afirma-se que suporta sistemáticas como a Available to Promise e Capable to Promise sendo que estes processos são geralmente encontrados respectivamente nos processos de venda das organizações que interagem com o client na forma MTS e na forma MTO/ETO (V)

Perguntas 155 a H Jairo, Dekker, Wilton (F) A reestruturação e a consolidação não precisam ser necessariamente dois movimentos sucessivos (p. 155) (F) A reestruturação e a consolidação não precisam ser necessariamente dois movimentos sucessivos (p. 155) (V) O processo de reestruturação e consolidação de clientes e fornecedores tornou-se uma das tendências mais notáveis na SCM durante estes últimos anos (p. 155) (V) O processo de reestruturação e consolidação de clientes e fornecedores tornou-se uma das tendências mais notáveis na SCM durante estes últimos anos (p. 155) (V) Com relação à base de clientes, a reestruturação tende a ser mais penosa, pois a empresa parece estar recusando dinheiro ao priorizar certos clientes e se afastar de outros. (pág.156) (V) Com relação à base de clientes, a reestruturação tende a ser mais penosa, pois a empresa parece estar recusando dinheiro ao priorizar certos clientes e se afastar de outros. (pág.156)

Perguntas 155 a H Jairo, Dekker, Wilton (F) É muito mais vantajoso às empresas manterem vários fornecedores para os itens administrados pela empresa, pois a variedade e possibilidade de suprirem seus estoques em caso de falta de matéria-prima é muito maior. (pág.156) (F) É muito mais vantajoso às empresas manterem vários fornecedores para os itens administrados pela empresa, pois a variedade e possibilidade de suprirem seus estoques em caso de falta de matéria-prima é muito maior. (pág.156) (F) Segundo Blatherwick, o termo VMI foi criado em meados de A prática logo se popularizou e passou a ser vista como forma das empresas de manufatura aumentarem o poder dos grandes varejistas. (pág.171) (F) Segundo Blatherwick, o termo VMI foi criado em meados de A prática logo se popularizou e passou a ser vista como forma das empresas de manufatura aumentarem o poder dos grandes varejistas. (pág.171) (F) No VMI, quem fica responsável por coordenar o estoque da empresa foco é o próprio consumidor. (pág.171) (F) No VMI, quem fica responsável por coordenar o estoque da empresa foco é o próprio consumidor. (pág.171)

Outsourcing: Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto Apesar de sua importância as competências centrais tendem a ser facilmente imitadas pela concorrência. Apesar de sua importância as competências centrais tendem a ser facilmente imitadas pela concorrência. Falso Falso

Por que é promovido o processo de outsourcing? Por que é promovido o processo de outsourcing? P.185 P.185 Maximizar os retornos e investimentos internos através da concentração de investimentos de energias no que a empresa faz melhor, ou seja, redirecionando o foco da empresa para os seus negócios e processos principais. Maximizar os retornos e investimentos internos através da concentração de investimentos de energias no que a empresa faz melhor, ou seja, redirecionando o foco da empresa para os seus negócios e processos principais. Expandir e acelerar os benefícios da reengenharia de processos para melhorar o desempenho em custo, qualidade, serviços e tempo de atendimento ao cliente, via repasse de um processo nao essencial para um fornecedor capacitado para tal. Expandir e acelerar os benefícios da reengenharia de processos para melhorar o desempenho em custo, qualidade, serviços e tempo de atendimento ao cliente, via repasse de um processo nao essencial para um fornecedor capacitado para tal. Verdadeiro Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

Quinn e Hillmer propõe que as atividades (ou processos) que fornecem pouca vantagem competitiva e baixa vulnerabilidade no suprimento devem ser repassadas para os fornecedores. Quinn e Hillmer propõe que as atividades (ou processos) que fornecem pouca vantagem competitiva e baixa vulnerabilidade no suprimento devem ser repassadas para os fornecedores. V P.190 P.190 Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

No que consiste o outsourcing? No que consiste o outsourcing? P.183 P.183 No repasse, para alguns fornecedores chaves, de diversos componentes que antes eram produzidos internamente nas empresas No repasse, para alguns fornecedores chaves, de diversos componentes que antes eram produzidos internamente nas empresas Verdadeiro Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

Entre os riscos oferecidos pelo Outsourcing e as dificuldades da sua implementação estão: Entre os riscos oferecidos pelo Outsourcing e as dificuldades da sua implementação estão: Existência de fornecedores adequados, fortes resistências internas às mudanças; Existência de fornecedores adequados, fortes resistências internas às mudanças; Dificuldades com os sindicatos e problemas a legislação trabalhista. Dificuldades com os sindicatos e problemas a legislação trabalhista. Verdadeiro Verdadeiro P.187 P.187 Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto

Outro ponto referente à implementação e gestão do outsourcing é o papel do profissional que conduz esse processo. Outro ponto referente à implementação e gestão do outsourcing é o papel do profissional que conduz esse processo. Verdadeiro Verdadeiro Perguntas 183 a E, 14I & 14B Cristina, Alcinda, Diego e José Alberto