ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR

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Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR E COMO ELA É AFETADA DIANTE DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Histórico Carrefour 1959: criação da sociedade Carrefour; 1960: inauguração da primeira loja na região Haute-Savoie; 1963: cria o primeiro ‘hipermercado’, termo cunhado pela própria empresa;

Histórico Carrefour 1969: início da internacionalização das atividades do grupo pela Bélgica; 1975: abertura da 1ª filial em solo americano, no Brasil; 1999: aquisição de redes regionais; 2007: aquisição da rede Atacadão, sendo apontada como nova líder do mercado após compra.

Técnicas de Logística propícias a supermercados e as dificuldades para o Carrefour

VMI (Vendor Managed Inventory) Estoque gerido pelo fornecedor Fornecedor gera ordens de compra do seu próprio produto Vantagens ao fornecedor: melhor previsão da demanda, facilidade de incorporação de promoções no plano do inventário, redução de erros

VMI Vantagens para a empresa foco: estabilidade do inventário, redução de riscos, redução de custos, crescimento do nível de serviço, simplificação da gestão dos estoques Necessita relação de confiança entre empresas envolvidas Adotada por GM e Walmart, entre outras

ECR (Efficient Consumer Response) Resposta eficiente ao consumidor Parceria indústria/varejo para atender melhor a necessidade do cliente Benefícios: possibilidade de promoções, reposição ágil dos estoques, introdução de novos produtos, redução de perdas, melhor atendimento ao cliente Também necessita de boa relação entre fornecedor e empresa foco Implementada por Walmart, Pão de Açúcar e Ponto Frio

Técnicas utilizadas no Carrefour Tratamento centralizado com fornecedor Sistema semelhante ao EDI (Electronic Data Interchange) Empresa não tem vínculo forte o suficiente para implementar VMI ou ECR

O Carrefour e a crise econômica mundial

Redução da incerteza da demanda Previsões perdem a referência diante da crise Oportunidade: estudar efeitos de crises passadas Medida: reduzir níveis de estoque Inflação não deverá ter grande impacto

Dificuldades financeiras dos fornecedores e os possíveis efeitos no Carrefour Queda na produção Em um primeiro momento, sem ameaças de danos mais profundos “Marola”: todos perdem na crise, mas ela deve mesmo ser passageira

Contextualização e visão externa Centros de distribuiçoes (CDs) Cadeia de Abastecimento

A política de redução de estoques visa: Diminuir custos de manutenção; Cortar desperdícios; Melhorar competitividade; Reduzir também o preço dos produtos.

Ineficiencias no sistema de gerenciamento da empresa: Sazonalidades; Concorrência Acirrada; Crise e possibilidade de fechamento; Alta queda da taxa de lucros da empresa brasileira em camparação com as redes internacionais.

Questões Polêmicas Escassez de produtos em algumas regiões; Excessiva pressão sobre os executivos para melhores resultados; Relações instáveis com os fornecedores.

Análise crítica e propostas . Análise crítica e propostas

Carrefour: ineficiência operacional e Logística em aparente segundo plano Relacionamento forte com cliente, e fraco com fornecedor Logística no Carrefour: padrões engessados de gestão e tecnicismos Na contramão de concorrentes, não implementa ECR ou VMI

Fornecedor: amigo ou mal necessário? Problemas judiciais com fornecedores Multinacional pressiona executivo, executivo pressiona fornecedor

Crise econômica: com olhar sempre atento, dá para sair dela de pé Medidas estão sendo tomadas Alta hierarquia demonstra estar atenta Efeito chicote neutralizado: ambas as “pontas” da CS se desaqueceram

Propostas Mudança na filosofia de gestão: rever a relação com fornecedores Boa relação com fornecedores: redução de custos, preços menores e consumidor final mais satisfeito Descentralizar o fornecimento de produtos, mantendo centralizado o tratamento político-institucional Manter nível de operacionalização entre filiais próximas para reduzir custos de transporte