OS DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES: O CASO DA ANEEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leilão de Energia Nova (A-3) Realizado em 29/06/06
Advertisements

Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ
FTAD Formação Técnica em Administração
Pregão Eletrônico.
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Unidade 1 Grupo: 14A Subgrupo:x.
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Portal de Compras CAIXA
A Dinâmica dos Leilões de Energia no Setor Elétrico Brasileiro
CAPÍTULO V – ACESSO A MERCADOS
Apresentador: José Djailson F. de Barros
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
CAPACITAÇÃO DO GESTOR SETORIAL SIAD
REGISTRO DE PREÇOS.
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
DEFINIÇÕES PREGÃO é a modalidade de licitação, do tipo menor preço, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços comuns é feita.
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 4 de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
MODELOS, PARCERIAS E INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA SCM
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estudos de caso ARM Contábeis – 01 Plínio Borges 06/23857
Estoques Grupo Contabeis-01 Ivan Teléscio – 05/84568
Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque
Evolução da Logística Grupo Contabeis-01 Ivan Teléscio – 05/84568
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
O Papel da Logística na Empresa
GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA Contábeis 01 Plínio Borges 06/23857 Ivan Teléscio 05/84568 Verônica Paula 06/43904 Tiago Lucas 05/94261.
Logística Grupo Contabeis-01 Ivan Teléscio – 05/84568
Universidade de Brasília – UnB Administração de Recursos Materiais Grupo – jaq Páginas 20 a 28.
Contábeis 01 André Guilherme 09/38611 Ivan Teléscio 05/84568 Plínio Borges 06/23857 Tiago Lucas 05/94261 Verônica Paula 06/43904 GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Otimização na Administração de Materiais
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Licitação.
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
GRUPO 6.
Universidade de Brasília-UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação – FACE Departamento de Administração.
O Mecanismo de pedir.
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
Logística de Suprimento
Logística de Suprimento
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
GRUPO 19S LOGISTICA EMPRESARIAL UnB
Normatização / Regulamentação Em OPME
Profª. Selma Maria da Silva
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
“ Gestão na Administração Pública: Desafios e Experiências ” Prof. Fernando Gomez Carmona 1.
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
O papel dos programas de P&D e EE no Modelo Energético Brasileiro Prof. Dr. Gilberto M Jannuzzi Depart. Energia/FEM e NIPE/UNICAMP International Energy.
MBA - Gestão de Projetos Prof. Fernando S. Dantas.
Empreendedorismo ________________________________________
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Espírito empreendedor Organizações procuram pessoas com espírito empreendedor: Capazes de conduzí-las; Resolver seus problemas; Gerar novas idéias e caminhos;
Processo de Compras Edson Ribeiro Graduação: Processos Gerenciais-UCB
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Economia: Modernização e Simplificação de Procedimentos Isabel Catarina Rodrigues.
Potencial Hidroelétrico no Rio Araguaia Brasília - DF 16/09/2015 Mariana Sampaio Gontijo Vaz Especialista em Regulação.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
ANEEL: Visão Geral e Diferenças com ANP Edvaldo Santana Diretor da ANEEL Praia, Cabo Verde, Julho de 2009.
Transcrição da apresentação:

OS DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES: O CASO DA ANEEL Universidade de Brasília – UnB Departamento de Administração - ADM Administração de Recursos Materiais OS DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES: O CASO DA ANEEL Grupo Contabeis-01 Ivan Teléscio – 05/84568 Plínio Borges – 06/23857 Tiago Lucas – 05/94261 Verônica Paula – 06/43904

INTRODUÇÃO Premissas motivadoras para o presente estudo de caso: Se a integração entre fornecedores e clientes reduz os custos de contratação e oferta um produto de melhor qualidade;

INTRODUÇÃO E se o objetivo básico das entidades da Administração Pública é a oferta de serviços em níveis adequados à sociedade. Qual os desafios para a implantação da integração entre fornecedores e clientes na ANEEL?

A ANEEL O QUE É E COMO FUNCIONA A ANEEL Agência reguladora que tem por finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as políticas e diretrizes do governo federal.

A ANEEL O QUE É COREL Coordenação de Recursos Logísticos (COREL), é o setor responsável por suprir as necessidades administrativas e logísticas da ANEEL, apoiando com atividades meio.

A LEGISLAÇÃO LEI 10.520/02 – Pregão LEI 8.666/93 – Licitações Modalidades Tipos Concorrência Menor preço Tomada de preços Melhor técnica Convite Preço e Técnica Concurso Maior lance ou oferta Leilão

INTEGRAÇÃO Relembrando o assunto... Parceria com fornecedores Representa a evolução da interface funcional vendedor/ comprador para interface multifuncional, onde todos os departamentos participam da transação.

INTEGRAÇÃO Níveis de integração dessa parceria Colaborativo - Há confiança e trabalho em conjunto. Parceria – Confiança total no fornecedor. Há integração multifuncional.

PESQUISA E RESULTADOS Na pesquisa realizada no âmbito da ANEEL, obtivemos os seguintes dados: Dos quais 80% não conhecia os conceitos de logística integrada ou integração com fornecedores .

PESQUISA E RESULTADOS 30% relacionaram o conceito de integração com a idéia de parceria. 60% trabalham com algum indicador de desempenho para forncedores: 75% Qualidade do produto 25%prazo de entrega

PESQUISA E RESULTADOS 70% acreditam que a legislação prejudica a integração com fornecedores. Na opinião de 90% dos participantes a legislação não garante a qualidade de bens/serviços adquiridos

CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir do presente estudo foi possível observar grandes dificuldades jurídicas na implantação de políticas de integração. Em certa medida os entraves burocráticos protegem os recursos públicos de fraudes

CONSIDERAÇÕES FINAIS Outras formas de integração são possíveis se houver transparência e publicidade nos atos da administração Fornecedores de qualidade e bom preço são competitivos e sempre encontraram parcerias no Governo.