Sequência Didáctica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Didáctica da Matemática
Sequência Didática.
DEZ PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM
Formação por competências
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
Construindo uma identidade profissional
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Currículo por competências: da teoria à prática
Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Planejamento - Professor
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Gerenciamento de Sala de Aula
SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Abordagem por competências e a pedagogia da integração
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Programa de Português do Ensino Básico
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Sistemas de Aprendizagem
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
Método de Ensino.
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Formação continuada ANO 2015
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Termo de Terminalidade
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Realização de Experiências escolares de Química
Transcrição da apresentação:

Sequência Didáctica

O que é uma sequência didáctica? Uma sequência didáctica é um conjunto de actividades de ensino e de aprendizagem articuladas , organizadas a partir da situação actual (conhecimentos prévios de tipo declarativo e procedimental) e visando atingir uma determinada meta. As actividades de ensino são planeadas por etapas para promover experiências de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. A avaliação é monitorizada através dos descritores que explicitam o desempenho dos alunos nas suas experiências de aprendizagem.

Etapa A etapa pode ser entendida como uma actividade ou um conjunto de actividades em que se desenvolve trabalho explícito sobre um ou mais descritores de desempenho de uma competência ou competências. A etapa funciona como uma plataforma consolidada de conhecimentos (de tipo declarativo e procedimental) que favorecem as aprendizagens que se querem promover nas etapas seguintes. As etapas deverão conduzir o aluno a aprendizagens significativas, que se pretende que desenvolvam as competências.

Como organizar uma sequência didáctica? Para elaborar uma sequência didáctica, é necessário: Ter em conta (diagnosticar) o estádio de desenvolvimento actual da turma (pré-requisitos) em relação aos conteúdos de aprendizagem e ao estádio que se pretende atingir : o produto final (resultado). Em função da meta a atingir , seleccionar os descritores de desempenho (aquilo que se espera que o aluno seja capaz de fazer) e os conteúdos que poderão levar os alunos a desenvolver as competências. Em função desse produto, escolher a competência foco; como no desenvolvimento do trabalho com os alunos, não se trabalha exclusivamente uma competência de cada vez, à competência foco outras deverão estar associadas ( competências de processo).

Como organizar uma sequência didáctica? Organizar o processo de ensino em torno de situações-problema (um projecto, uma pergunta ou conjunto de perguntas, um tema), que desencadeia módulos organizados sistematicamente para fornecer aos alunos os instrumentos para dar respostas à situação-problema. Provocar um conflito cognitivo e promover a actividade mental do aluno, para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios. Promover uma atitude favorável que seja motivadora em relação à aprendizagem dos conteúdos. Ajudar o aluno a adquirir habilidades relacionadaa com o aprender a aprender, que lhe permitam ter uma autonomia cada vez maior na sua aprendizagem.

Competência Foco Competência foco: competência que se pretende desenvolver de forma privilegiada numa determinada sequência. É seleccionada em função dos resultados que se pretendem alcançar numa determinada competência.

Competências Associadas ou de Processo Competências associadas ou de processo: são as competências que auxiliam, de forma articulada, o desenvolvimento da competência foco. São alvo de ensino explícito e intencional e definidas de acordo com os descritores de desempenho que se pretendem trabalhar.

Sequência didáctica Uma sequência didáctica deve: Promover um desenvolvimento integrado de diferentes competências. Privilegiar, ao mesmo tempo, um trabalho estruturado e estruturante no âmbito de cada uma das competências específicas. Criar contextos significativos para desencadear e regular as aprendizagens. Permitir a realização de uma avaliação centrada nos desempenhos dos alunos (processual/formativa e sumativa). Mobilizar recursos diversificados. Ter em conta circuitos pedagógicos de divulgação e consequente valorização dos produtos realizados pelos alunos.

Avaliação da Sequência A sequência didáctica apela a dois tipos de produção - intermédias e final – e, por conseguinte, a duas formas de avaliação distintas. As produções intermédias estão ligadas sobretudo à avaliação formativa (avaliação processual – sistematização por etapas). A produção final está ligada à avaliação sumativa (avalia-se o conjunto de aprendizagens feitas ao longo da sequência).

Planificar uma sequência didáctica Seleccionar o público -alvo Definir o produto final Delinear o processo (roteiro) Explicitar : competências (competência foco e competências associadas ao processo) ; desempenhos envolvidos; conteúdos associados; conhecimentos prévios; possível interdisciplinaridade. Apresentar as actividades que operacionalizam os desempenhos seleccionados.

Sequência Didáctica Roteiro Apresentação Nome da sequência Contexto /projecto Ano de escolaridade Duração Competência foco associada ao resultado esperado Resultado esperado no final da sequência Descritores de desempenho Conteúdos associados Conhecimentos prévios Tema interdisciplinar

Sequência Didáctica Roteiro

Sequência Didáctica Roteiro

Sequência Didáctica Roteiro