Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas

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Transcrição da apresentação:

Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas Formação Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas

Fevereiro/ Março 2011(6h) Análise da estrutura e pressupostos teóricos e metodológicos do texto programático; Anualização do programa e orientações de gestão (construção de roteiros de anualização do programa, tendo em conta : resultados esperados por ciclo ; organização equilibrada e progressiva dos descritores de desempenho propostos).

Março - Maio 2011 (11horas) A operacionalização do programa: construção de sequências e de materiais didácticos tendo em conta as competências específicas: Compreensão do oral, Expressão do oral, Leitura, Escrita, Conhecimento Explícito da Língua.

Desempenhos esperados Participar com empenho nas actividades propostas Revelar conhecimento da estrutura do programa, dos fundamentos e dos conceitos-chave. Compreender a diferença entre os resultados esperados por competência em cada ciclo, reconhecendo o princípio da progressão. Conhecer bem o programa do ciclo de ensino que lecciona.

Desempenhos esperados Elaborar materiais necessários à operacionalização do programa. Planificar sequências de ensino e aprendizagem em que se mobilizem harmoniosamente as cinco competências enunciadas no programa e que respeitem as orientações programáticas. Elaborar o guião de uma unidade de ensino. Construir um portefólio de registo do trabalho desenvolvido e reflexão sobre o mesmo.

Descritores de Desempenho Avaliação Valores Participação (3 valores) Não participa ou participa desvalorizando o processo formativo. Participa esporadicamente. 0,5 Participa de forma regular. 2 Participa de forma regular e revela empenho no processo formativo. 3 Trabalhos produzidos (7 valores) Não apresenta qualquer produção individual. Os trabalhos foram realizados de forma muito incompleta e/ou apresentam incorrecções significativas. 1 Desempenho intermédio. Trabalhos sem incorrecções e com coerência relativamente ao processo de implementação do NPPEB ; mobiliza algumas referências teóricas , a temática é contextualizada e apresenta propostas concretas . 5 Os trabalhos revelam elevado nível de desempenho, nomeadamente a nível da fundamentação teórica e de coerência relativamente ao processo de implementação do NPPEB ; a temática é contextualizada e apresenta propostas concretas e pertinentes de operacionalização. Denota pendor reflexivo. 7 Descritores de Desempenho