RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Meio ambiente e desenvolvimento
Conceitos de Governança Corporativa
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Sistemas de Accountability
Desenvolvimento Sustentável
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Conceito e Desenvolvimento do Gerenciamento Ecológico
Responsabilidade Social
Gestão Ambiental.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Responsabilidade Social nas Empresas
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial
A Responsabilidade Corporativa Natura
Avançar para viver a cultura da sustentabilidade!
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
AGRONEGÓCIO.
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
SUSTENTABILIDADE NO ABN AMRO REAL & Equator Principles Cris Ronza 14 de Março de 2006.
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Administração da Qualidade
Gestão de Recursos Humanos Socialmente Responsável
Responsabilidade Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL Gestão Sócio Ambiental
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Formação Profissional IV
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
Correspondentes no Brasil Desempenho social & Avaliação de Resultados.
Especialização em Gestão de Pessoas
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
A Responsabilidade Corporativa Natura
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Curso: Superior de Tecnologia
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Responsabilidade Socioambiental
Planejamento e Responsabilidade Social
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
Tópicos Contemporâneos de Administração
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Centro de Ensino Superior do Amapá
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
Direito Ambiental.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Prof a. Ms. M. Felícia.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
RSA C.ORGANIZ. ESTRATÉGIA TGARH-1 RH-2 PSICOLOGIA ETC.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas.
Transcrição da apresentação:

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL “É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais, e promovendo o desenvolvimento social.” (Instituto ETHOS de Responsabilidade Social e Empresarial)

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA RSC é definido pela World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) como: “a decisão da empresa de contribuir ao desenvolvimento sustentável, trabalhando com seus empregados, suas famílias e a comunidade local, assim como com a sociedade em seu conjunto, para melhorar sua qualidade de vida”. A responsabilidade social faz com que a “empresa sustentável” se converta em peça chave na arquitetura do desenvolvimento sustentável.

DIREITOS SOCIAIS Referem-se ao acesso aos mínimos sociais expressos nas necessidades fundamentais do ser humano, tais como: saúde, educação, trabalho, alimentação, moradia, lazer, vestuário, a fim de que cada cidadão possa ter acesso a uma base de equidade na sociedade.

RSC – Internamente na Empresa Investimentos em: Capital humano, Saúde, Segurança Gestão da mudança

RSC – Externamente a Empresa Envolve: Parceiros comerciais Fornecedores Clientes Autoridades públicas ONG que exercem a sua atividade junto das comunidades locais

Indicadores da Sustentabilidade   Econô- mico Gastos e benefícios, produtividade no trabalho, criação de emprego, despesas em serviços externos, despesas em investigação e desenvolvimento, investimentos em educação e outras formas de capital humano. Ambiental Impacto dos processos, produtos, serviços no ar, água, solo, biodiversidade e saúde humana. Social Tratamento que se dá aos grupos minoritários e às mulheres, o trabalho feito em favor dos menores, a saúde e segurança ocupacionais, estabilidade do empregado, direitos laborais, direitos humanos, salários e condições de trabalho nas relações externas.

Interesses de cada Participe PRINCIPAIS INTERESSES PARTÍCIPE PRINCIPAIS INTERESSES 1)Trabalhadores Garantia de emprego, salários, orgulho e sentimento de dignidade, saúde e segurança no lugar no trabalho. 2) Comunidade local Riscos de saúde e a segurança, resíduos expelidos, conhecimento da atividade da empresa 3) Clientes e fornecedores Qualidade, preços, segurança e garantia nos produtos. 4) Adm. Pública Cumprimento da legislação, acidentes e denúncias, consumo de recursos, cumprimento dos compromissos ambientais. 5) Entidades financeiras, investidores e acionistas Resultados financeiros, informações sobre responsabilidade ou obrigações legais e respeito a terceiros, custos ambientais e sua gestão, investidores ambientais, vantagens comerciais relacionadas com a gestão ambiental, custo do não cumprimento legal. 6) Organizações ecológicas Informação ambiental no âmbito local. Impacto nos ecossistemas. Impactos ambientais do produto ou serviço.

ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO ETHOS O questionário de avaliação da empresa está dividido em sete grandes temas: Valores Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Consumidores e Clientes Comunidade Governo e Sociedade

IMPLANTAÇÃO Sistema de Gestão Sócio-Ambiental (ISO 14000) Relatar interna e externamente as ações realizadas pela organização Adotar indicadores como os do Instituto Ethos, GRI Reports, KPIs, … Adotar um sistema de remuneração transparente e que vise eliminar desigualdades

INDICADORES Lucratividade anual Rotatividade anual Valor pago aos acionistas Investimentos (capital, RH, P&D) Responsabilidades socioambientais Taxa de valor adicionado ao PIB

INDICADORES AMBIENTAIS Quantidade de energia utilizada Emissões de SO2 Emissões de metais pesados Quantidade de lixo gerada Emissão de gases do efeito estufa Perda de biodiversidade Percentual do uso de recursos renováveis e não renováveis

Indicadores sociais Faltas por acidentes Preservação dos valores culturais Percentagem de horas de treinamento por horas trabalhadas Percentagem de mulheres/minorias étnicas em posições de chefia Abolido o uso de trabalho infantil

resultados Redução de emissões Redução do consumo de água e da geração de efluentes Acidentes Zero Eliminar a contaminação dos sites Estimular a biodiversidade Estimular o consumo de alimentos e a prática de hábitos saudáveis