Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti

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O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti Isabel Macarenco 1ª Edição| 2009 |

Comunicação escrita nas organizações Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações

O que é necessário para escrever bem? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra COMUNICAÇÃO ESCRITA O que é necessário para escrever bem? Para Izidoro Blikstein (1987), um texto poderá ser considerado bem escrito quando: Obedecer às normas gramaticais; Primar pela clareza, sem frases ou palavras que gerem duplo sentido; Primar pela polidez do discurso, por meio de formas de tratamento adequadas ao interlocutor.

O que é necessário para escrever bem? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é necessário para escrever bem? Outros aspectos que devem ser considerados: Observar o tripé da comunicação escrita; Usar o tipo de código adequado à comunicação escrita; Evitar ruídos, redundâncias, pleonasmos e tautologias; Saber “esfriar” a mensagem, ou seja, torná-la mais atraente e persuasiva.

O que é constitui o tripé de comunicação escrita? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é constitui o tripé de comunicação escrita? Segundo Izidoro Blikstein, quem escreve deve procurar: Produzir uma resposta correta; Tornar seu pensamento comum; Persuadir seu interlocutor. Principais motivos pelos quais a comunicação escrita pode não produzir a “resposta certa”: Dificuldade de tornar o pensamento comum ao interlocutor; Falta de aptidão ou habilidade para persuadir o interlocutor.

Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita? Código – conjunto de regras gramaticais por meio dos quais os signos se combinam para permitir a expressão e a comunicação entre os usuários de uma língua. Tipos de códigos: Código aberto – apresenta mais de um significado e, consequentemente, mais de uma resposta para um mesmo significante, por isso, permite múltiplas interpretações.

Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita? Código fechado – apresenta um único significado para cada significante e, consequentemente, uma única resposta; É o que deve ser empregado nas comunicações escritas organizacionais. Caso de código fechado

O que são ruídos na comunicação escrita? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que são ruídos na comunicação escrita? Ruídos– qualquer elemento que dificulte a comunicação e que não seja pretendido pelo emissor. Os ruídos podem ser causados pelos seguintes fatores: Diferença de linguagem e de vocabulário entre o emissor e o receptor; Diferença de repertório entre o emissor e o receptor; Falta de sequência de raciocínio lógico; Presença de ideias estereotipadas ou preconceituosas; Uso de canais ou veículos (e-mails, memorandos, relatórios etc.) inadequados ao tipo de comunicação; Uso de redundâncias; pleonasmos; clichês e tautologias.

Como o repertório pode comprometer a eficácia da comunicação escrita? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é repertório? É o conjunto de conhecimentos de determinada pessoa que é constituído por sua experiência de vida, grau de escolaridade, atividade profissional, pelos livros que leu etc. Como o repertório pode comprometer a eficácia da comunicação escrita? Quando o emissor não procurar conhecer bem o repertório do receptor de sua mensagem antes de iniciar seu texto.

O que é redundância? O que é pleonasmo? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é redundância? Caracteriza-se pela previsibilidade ou repetição do conteúdo da mensagem, podendo ocorrer espontânea ou intencionalmente. O que é pleonasmo? Também é uma forma de redundância, como repetição de termos, que em certos casos, têm o objetivo de dar mais força ao texto. Existem dois tipos de pleonasmo: pleonasmo vicioso pleonasmo literário

O que é pleonasmo? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é pleonasmo? Pleonasmo vicioso – é caracterizado pela repetição desnecessária de um termo na frase. É normalmente definido como “excesso de palavra”. Exemplos: A grande maioria deles (se é maioria, logo, é grande); Cair um tombo; Cursar um curso; Sair para fora.

O que é pleonasmo? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é pleonasmo? Pleonasmo literário – é o uso do pleonasmo como figura de linguagem para enfatizar algo em determinado texto com o propósito, por exemplo, de acentuar sua poeticidade e de aumentar sua força. Exemplos: “E rir meu riso e derramar meu pensamento (Soneto da Fidelidade, de Vinicius de Moraes); “Eu nasci há dez mil anos atrás.” (Música homônima de Raul Seixas)

O que são clichês? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que são clichês? Clichês – expressões que, por serem muito repetidas pelo povo, pela imprensa etc., tornam-se completamente banalizadas e perdem sua força original. Exemplos: Agradar a gregos e troianos; A hora da verdade; Aparar as arestas; Apertar os cintos.

O que é tautologia? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é tautologia? Tautologia – caracteriza-se pelo uso de palavras diferentes para expressar a mesma ideia. Algumas construções tautológicas que devem ser evitadas: Evitar Preferir Abertura inaugural Abertura/Inauguração Amanhecer o dia Amanhecer A seu critério pessoal A seu critério Com certeza absoluta Com certeza/Certamente Comparecer pessoalmente Comparecer

Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? “Esfriar” uma mensagem – significa torná-la mais prazerosa e menos complexa, exigindo, portanto, menos esforço do leitor para compreendê-la e interpretá-la. Esquema classificatório para tornar compreensível as diferenças entre mensagens quentes e frias, proposto por Izidoro Blikstein (1987): Mensagem quente Mensagem fria Mais informação Menos informação Mais definição Menos definição Mais formalismo na linguagem Menos formalismo na linguagem Mais rigidez Menos rigidez Mais tensão Menos tensão

Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Mensagem quente Mensagem fria Mais complexidade Menos complexidade Demanda mais esforço Demanda menos esforço Menos atraente Mais atraente Peças de comunicação classificadas como quentes: Artigos científicos; Dissertações de mestrado; Livros técnicos; Monografias; Teses de doutorado

Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Peças de comunicação classificadas como frias: Revistas em quadrinhos; Revistas femininas; Programas de rádio; Programas de televisão. A opção por mensagens quentes e frias dependerá dos seguintes fatores: Objetivos que o emissor pretende alcançar com sua comunicação escrita; Repertório do receptor da mensagem.

Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Misturar signos linguísticos (letras, frases, parágrafos) a signos icônicos (gráficos de barra, gráficos de pizza, tabelas etc.). Como tornar a comunicação escrita mais atraente: Considerar os objetivos da mensagem; Considerar o repertório do leitor; Esfriá-la; Misturar signos icônicos aos signos linguísticos; tornar sua decodificação menos linear e mais icônica.

E-mail Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra E-mail O que é necessário para elaborar mensagens eletrônicas bem escritas? Refira-se às pessoas pelos nomes em vez de referir-se a elas por sua função ou cargo; Trate primeiramente da ação e somente depois forneça a explicação; Prefira a voz ativa à voz passiva analítica; Informe ao leitor, de forma explícita e objetiva, o que deseja; Prefira a ordem sintática direta (sujeito-verbo-complemento) em lugar da transposição ou inversão da ordem natural das palavras da oração;

E-mail Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra E-mail Indique com precisão dados com números, valores e índices percentuais; Também é desejável formular perguntas ao receptor de sua mensagem;; Exerça a empatia e valorize a ação ou a participação do receptor de sua mensagem; Evite clichês e empregue frases curtas; Evite usar jargões ou linguagem técnica; Elabore o texto na 1ª pessoa do singular; Não use figuras retóricas (metáforas, comparações etc.); Evite o “gerundismo” (ir+ estar + gerúndio).

Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Cartas Saiba onde quer chegar Antes de redigir uma carta, faça um esboço listando e organizando as principais ideias e argumentos. Características para elaborar uma carta: Declarar a ideia principal; Fornecer detalhes necessários; Fechar com um pedido cordial para uma ação específica.

Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Cartas Como elaborar uma solicitação? Comece pela solicitação; Diga porque precisa da informação e qual o seu grau de urgência. Como comunicar boas notícias? Utilize canais diretos da empresa; Recomendações: Tenha uma ideia clara do que deseja dizer e tente ser claro e objetivo; Tenha em mente que está preparando o receptor de sua mensagem para algumas informações que virão a seguir.

Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Cartas Como tornar a leitura fácil e agradável? Períodos e parágrafos curtos são mais fáceis de serem lidos; Para enfatizar as ideias principais, sublinhe as sentenças ou enumere os pontos principais. Como redigir más notícias de forma indireta? Suavize; Indique as razões; Dê a má notícia; Faça um fechamento positivo.

Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Cartas Como redigir más notícias de forma direta? Dê a má notícia; Indique as razões; Faça um fechamento positivo. Como ser criativo? Quando tiver de apresentar algum problema ao chefe, procure vislumbrar e apontar soluções para resolvê-lo, demonstrando iniciativa e criatividade.

Curriculum Vitae Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Curriculum Vitae Procure elaborar um currículo que lhe permita ser o mais avançado dos concorrentes, a fim de alcançar seu objetivo; Construa o currículo a partir de suas competências, habilidades e atitudes.