INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência e tecnologia.
Advertisements

INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS.
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Sistema de Informação Gerencial
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
ad – direção para, tendência para;
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Editora Campus/Elsevier
Teoria Geral da Administração Capítulo 05 1º PERÍODO – AULA 10
Teoria Geral da Administração Introdução 1º PERÍODO – AULA 01
(Preparando as Condições para a
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Disciplina: TGA Professora: Ms
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO – 1° SEMESTRE
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Profª: MS. JULIENE ROCHA BORGES
Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
Aula 02: Os Primórdios da Administração
Introdução à Teoria Geral da Administração
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria geral da administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
A evolução do pensamento administrativo
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Evolução Industrial.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Revolução Industrial Slide já disponível em
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
Histórico da administração
Os Primórdios da Administração
A partir do século XVIII
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Introdução à Administração
DESENHO DE ORGANIZAÇÃO - MINTZBERG
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Fundamentos de administração
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
Desenvolvimento e crescimento econômico Segundo Roscow.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
TGA Profº Wagner Tadeu Aula 1. EMENTA Conceituação básica sobre organização e Administração; A evolução do conhecimento administrativo: teoria Neoclássica,
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
História do Pensamento em Administração. ANTIGÜIDADE  Primeiros conhecimentos sobre a administração: construção das pirâmides;  Soluções inovadoras.
Antecedentes Históricos da Administração Professora: Márcia Luci.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Introdução à Gestão Organizacional
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Geografia Rede SESI de Educação.
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Administração: competência para atuar no presente, construindo o futuro.

1-AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR: HABILIDADES CONCEITUAIS: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com essas habilidades está apto a compreender as várias funções da organização e complementá-las entre si. As habilidades conceituais estão relacionadas com, o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e solução de problemas. HABILIDADES HUMANAS: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais e grupais (interação das pessoas).

HABILIDADES TÉCNICAS: envolvem o uso do conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização, está relacionada com o fazer O Administrador desenvolvendo suas habilidades conceituais não limita a sua empregabilidade, dentro da organização. Conhecimento: todo acervo de informações, experiência, idéias e aprendizado. Perspectiva: transformar teoria em prática - colocar o conhecimento em ação. Atitude: é o estilo pessoal de fazer as cosias acontecerem.

Fig. I1.1. As três Habilidades do Administrador

Fig. I.2. As Competências Duráveis do Administrador

+ = Figura I.3. As Competências Pessoais do Administrador Habilidades Conceituais Humanas Técnicas Conhecimento (Saber) Sucesso Profissional + = Perspectiva (Saber Fazer) Atitude (Saber Fazer Acontecer)

Figura I.4. Os Dez Papéis do Administrador:

PARTE DOIS OS PRIMÓRDIOS Capítulo 1 A Administração e suas Perspectivas (Delineando o Papel da Administração) Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Perspectivas Futuras da Administração PARTE DOIS OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Capítulo 2 Antecedentes Históricos da Administração (Preparando as Condições para a Moderna Empresa) A influência dos filósofos. A influência da organização da Igreja Católica. A influência da organização militar. A influência da Revolução Industrial. A influência dos economistas liberais. A influência dos pioneiros e empreendedores.

3- OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISRTRAÇÃO A História da Administração é recente – Ela é um produto típico do século XX. Na verdade, a Administração tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de vários precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias.

Apesar dos progressos no conhecimento humano, a chamada Ciência da Administração somente surgiu no despontar do início do século XX. A TGA é uma área nova e recente do conhecimento humano. Para que ela surgisse foram necessários séculos de preparação e antecedentes históricos capazes de permitir e viabilizar as condições indispensáveis ao seu aparecimento. Uma das razões para tanto é que nos dias de hoje a sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais ( como a produção de bens e serviços em geral) é confiada a organizações (como industrias, universidades e escolas, hospitais, comércios, comunicações, serviços públicos, etc.) que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes.

3.3 Organização Militar 3.4 Revolução Industrial Pouco antes, em meados do século XIX, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos- como médicos, advogados e artistas que trabalhavam por conta própria – o lavrador, o armazém da esquina etc. Apesar do trabalho sempre ter existido na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capitulo que teve seu início há pouco tempo. 3.1- Influência dos Filósofos: Sócrates Platão Aristóteles: livro- Política – três formas de administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia René Descartes: livro – O Discurso do Método – (método cartesiano) 3.2 Influência da Organização da igreja Católica 3.3 Organização Militar 3.4 Revolução Industrial

Mecanização da indústria e da agricultura. Características da Primeira Revolução Industrial: Mecanização da indústria e da agricultura. Aplicação da força motriz à indústria. Desenvolvimento do sistema fabril. Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações.

Substituição do ferro pelo aço. Características da Segunda Revolução Industrial: Substituição do ferro pelo aço. Substituição do vapor pela eletricidade. Desenvolvimento de máquinas automáticas. Especialização do operário. Crescente domínio da indústria pela ciência. Transformações nos transportes e nas comunicações. Novas formas de organização capitalista. Expansão da industrialização.

Características do início do século 20: Desenvolvimento tecnológico. Livre-comércio. Mudança dos mercados vendedores para mercados compradores. 4. Aumento da capacidade de investimento industrial. 5. Rapidez do ritmo de mudança tecnológica e redução de custos de produção 6. Crescimento dos negócios e das empresas.