de jornal, rádio, TV ou mídia online?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Como era feito uma reportagem sem internet?. A internet é acima de tudo a maior enciclopédia, biblioteca, livraria, universidade, agenda de telefones.
Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
Portal do Professor SEED/MEC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
A Educomunicação e o Jornal Mural
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
Mídias digitais Audiência fragmentada
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Internet Principais conceitos.
Impacto das novas tecnologias
As três gerações do jornalismo na internet
Aula 7: Portais de Noticias
A grande rede mundial de computadores
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Assessoria de Imprensa
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Renovação do Jornalismo nas Novas Mídias Digitais
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Redes Sociais e Mídias na Educação
O Uso Pedagógico do Blog
MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG) Período de jornalismo: 5° Prof. responsável: Adélia Fernandes WebMusic GRUPO: Aline Oliveira Juliana Soares.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
__________________________________________
Rede Ligado Plano de mídia.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Como funciona a imprensa
Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade
Apresentação | | +55 (11)
MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.
Jornal como Recurso Didático
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
O que é Assessoria de Imprensa
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
A Revolução da Internet.
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Componentes do Jornalismo Online
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

de jornal, rádio, TV ou mídia online? Como é uma sala de redação de jornal, rádio, TV ou mídia online?

Sala de redação antes da informatização

Sala de redação – início da informatização

Sala de redação de telejornal

Jornalista geralmente faz uma baguncinha!

Sala de redação de jornal – fator web eliminando vagas

Webjornais - Redações menores

rotina dos jornalistas em jornal, revista, rádio, TV ou mídia online? Como é a rotina dos jornalistas em jornal, revista, rádio, TV ou mídia online?

Rotinas pouco rotineiras

As redações jornalísticas trabalham em ritmo acelerado Estão conectadas a diversos canais de comunicação (rádio, TV aberta e fechada, agências de notícias nacionais e internacionais, correspondentes e fontes de informação que transmitem dados por e-mail, telefone ou rádio).

Integração Impresso x Online

As equipes devem ter boa relação e colaborar uma com a outra Trocar informações e idéias

Relacionamento com o leitor Processamento da informação Novas demandas: Relacionamento com o leitor Processamento da informação

Buscar o furo na versão online e a complementação na impressa O flagrante, cada vez mais, será feito por amadores (cidadão repórter)

O jornalismo cidadão ou colaborativo qualifica o jornalismo e faz com que o jornalista busque a melhor informação

Alguns jornais já integraram suas redações

Redação do Correio da Bahia

Open space: organizado de forma radial (Daily Telegraph)

Open space: organizado de forma radial (Daily Telegraph)

El Tiempo – set de vídeo na Redação

O que muda na prática jornalística? Economia industrial na produção de notícias Otimização de processos Ampliação de serviços para o leitor ???

Como deve ser o profissional que trabalha numa redação integrada?

Deve ser um profissional multimídia Possuir diversas habilidades (apurar, fotografar, gravar em vídeo, escrever, editar e publicar os conteúdos)

Saber produzir um texto final Estar ligado aos detalhes que envolvem a notícia e o processo (da pauta à publicação) Mais responsabilidades (checagem e ética)

Características da publicação online

Custos de produção e distribuição baixos Interatividade Instantaneidade e atualização das informações

Hipertextualidade Multimídia Serviços especiais (busca e consulta a bancos de dados, fóruns de discussão, canais de bate-papo, personalização)

Estrutura básica para um webjornal (integrado ou não ao impresso)

Pessoal Editor e dois repórteres Um programador Webdesigner (para dar suporte e manutenção na parte de tecnologia) Webdesigner (para fazer atualizações: tratar foto, tirar e colocar banner, criar e mudar o design)

Máquina(s) fotográfica (s) digital(is) Estrutura Computadores Máquina(s) fotográfica (s) digital(is) Telefone e celulares Carro

E mais Parcerias... Muitas parcerias

Como tratar (produzir) a notícia para a web?

As características multimídia da web O comportamento do internauta Levar em conta: A instantaneidade O hipertexto As características multimídia da web O comportamento do internauta A pauta e o tratamento editorial do site.

A notícia é apurada, checada, escrita, editada e publicada Instantaneidade Não há deadline A notícia é apurada, checada, escrita, editada e publicada

Hipertexto O hipertexto é constituído por nós (elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, seqüências musicais, etc.) e elos entre esses nós indicando a passagem de um a outro

Use links O recurso mais poderoso da notícia na web é o hipertexto Use este artifício sempre que for possível Use o bom senso Faça o usuário navegar de forma complementar

Independência das ligações É necessário que haja sentido entre os links Os links podem ser clicados em qualquer ordem, o que dá ao internauta a possibilidade de uma edição singular, uma montagem da história realizada pela seleção dele

Hipertexto e memória É possível explorar a notícia em relações ao passado, oferecendo informações de fundo ou lincando reportagens anteriores sobre o mesmo assunto

Multimídia O repórter, na web, tem que pensar de maneira abrangente, multimídia Na web pode-se usar textos, imagens (fotos, arte, gráficos, vídeo, animação) e áudio (som, música) Não se deve pensar em repetir a informação em várias mídias, mas usá-las complementarmente para contar a história

Deve-se oferecer o que ele quer ler, ver, ouvir Comportamento Conhecer o leitor é importantíssimo e ajuda nas estratégias de comunicação com ele Deve-se oferecer o que ele quer ler, ver, ouvir Seu público faz parte de algum nicho?

Planejamento da pauta Ponto de partida para qualquer edição, seja de jornal impresso, rádio, televisão, revista ou a web é a pauta. Este processo é fundamental para definir quais serão as notícias daquela edição ou daquele dia

As fontes de informação para a pauta são as mesmas em qualquer meio (e-mails, assessorias de imprensa, agências de notícias, telefone, televisão, rádio, jornais, revistas, internet, a conversa com o amigo, a história da vovozinha)

Planejamento da notícia Segundo Carole Rich (Creating Online Media), é preciso saber: Se a notícia terá elementos multimídia Se a história rende interatividade Profissionais envolvidos (webdesigner, programador, fotógrafo, cinegrafista, repórter, etc.)

Estrutura geral da notícia na internet: Pano de fundo (a história por trás do fato, mapas, fotos e gráficos) Perfis ou pontos de vista da história (fontes/personagens) Interatividade (e-mail, enquetes, fóruns, comentários) Histórias afins (a notícia requer hipertexto para assuntos ligados ao tema?) Entrevistas com os personagens da história (pingue-pongue)

Páginas de entrevistas Texto de apresentação Perguntas e respostas (se for longa, dividida em links) Recursos multimídia (podcast ou vídeo)

Datas especiais, notícias especiais Planejadas com antecedência Páginas especiais Datas especiais, notícias especiais Planejadas com antecedência Informações complementares (áudio, vídeo, depoimentos, downloads, etc.)

CONTEÚDO É REI

Bibliografia CASTRO, Cosette. TOME, Takashi. BARBOSA FILHO, André. Mídias digitais. São Paulo: Paulinas, 2005. DIZARD, Wilson. A nova mídia – a comunicação de massa na era da informação. Trad. Edmond Jorge, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997. FERRARI, Pollyaba. Jornalismo digital. 2ª ed, São Paulo: Contexto, 2004. FREITAS, Danielle Claudino. Os recursos da internet e os veículos de comunicação on-line. Vitória: UFES, 2002. HAMILTON, Fernando Arteche. Caiu na rede é notícia: uma análise sociológica do webjornalismo. São Paulo. LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. LEMOS, André; PALACIOS, Marcos (Org.) Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001. LOPES, Dirceu Fernandes; COELHO SOBRINHO, José; PROENÇA, José Luiz. Edição em jornalismo eletrônico. São Paulo: Edicom, 2000. MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de jornalismo digital. Salvador: GJOL, Calandra, 2003. MARCUSCHI, Luiz Antonio. XAVIER, Antonio Carlos (orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Lucerna, 2004. MIRANDA, Luciano. Jornalismo on-line. Passo Fundo: UFP, 2004. MOHERDAUI, Luciana. GUIA de estilo WEB: produção e edição de notícias on-line. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: SENAC, 2002. MOURA, Leonardo. Como escrever na rede: manual de conteúdo e redação para internet. Rio de Janeiro: Record. 2002. PEREIRA, Luciano Iuri; SILVA, Rafael Rodrigues; MARANGONI, Reinaldo. Webjornalismo: uma reportagem sobre a prática do jornalismo online. 2. ed. Indaiatuba: Ed. do Autor, 2002. PINHO, J. B.. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003. RODRIGUES, Bruno. Webwriting: pensando o texto para a mídia digital. São Paulo: Editora Berkeley, 2001 SERRA, Paulo. O on-line nas fronteiras do jornalismo: uma reflexão a partir do tabloidismo.net de Matt Drudge. Acesso em: 22/out de 2003. Disponível em: http://www.labcom.ubi.pt/agoranet. SERVA, Leão. Internet: velocidade e credibilidade da notícia. São Paulo: Senac, 2002. Acesso em: 22/out de 2003. Disponível em: http://www.webinsider.uol.com.br SIMONE, José Fernando; SOARES, Mariana Monteiro. Jornalismo Online: o futuro da Informação. Rio de Janeiro: Grafline Artes, 2001.