de jornal, rádio, TV ou mídia online? Como é uma sala de redação de jornal, rádio, TV ou mídia online?
Sala de redação antes da informatização
Sala de redação – início da informatização
Sala de redação de telejornal
Jornalista geralmente faz uma baguncinha!
Sala de redação de jornal – fator web eliminando vagas
Webjornais - Redações menores
rotina dos jornalistas em jornal, revista, rádio, TV ou mídia online? Como é a rotina dos jornalistas em jornal, revista, rádio, TV ou mídia online?
Rotinas pouco rotineiras
As redações jornalísticas trabalham em ritmo acelerado Estão conectadas a diversos canais de comunicação (rádio, TV aberta e fechada, agências de notícias nacionais e internacionais, correspondentes e fontes de informação que transmitem dados por e-mail, telefone ou rádio).
Integração Impresso x Online
As equipes devem ter boa relação e colaborar uma com a outra Trocar informações e idéias
Relacionamento com o leitor Processamento da informação Novas demandas: Relacionamento com o leitor Processamento da informação
Buscar o furo na versão online e a complementação na impressa O flagrante, cada vez mais, será feito por amadores (cidadão repórter)
O jornalismo cidadão ou colaborativo qualifica o jornalismo e faz com que o jornalista busque a melhor informação
Alguns jornais já integraram suas redações
Redação do Correio da Bahia
Open space: organizado de forma radial (Daily Telegraph)
Open space: organizado de forma radial (Daily Telegraph)
El Tiempo – set de vídeo na Redação
O que muda na prática jornalística? Economia industrial na produção de notícias Otimização de processos Ampliação de serviços para o leitor ???
Como deve ser o profissional que trabalha numa redação integrada?
Deve ser um profissional multimídia Possuir diversas habilidades (apurar, fotografar, gravar em vídeo, escrever, editar e publicar os conteúdos)
Saber produzir um texto final Estar ligado aos detalhes que envolvem a notícia e o processo (da pauta à publicação) Mais responsabilidades (checagem e ética)
Características da publicação online
Custos de produção e distribuição baixos Interatividade Instantaneidade e atualização das informações
Hipertextualidade Multimídia Serviços especiais (busca e consulta a bancos de dados, fóruns de discussão, canais de bate-papo, personalização)
Estrutura básica para um webjornal (integrado ou não ao impresso)
Pessoal Editor e dois repórteres Um programador Webdesigner (para dar suporte e manutenção na parte de tecnologia) Webdesigner (para fazer atualizações: tratar foto, tirar e colocar banner, criar e mudar o design)
Máquina(s) fotográfica (s) digital(is) Estrutura Computadores Máquina(s) fotográfica (s) digital(is) Telefone e celulares Carro
E mais Parcerias... Muitas parcerias
Como tratar (produzir) a notícia para a web?
As características multimídia da web O comportamento do internauta Levar em conta: A instantaneidade O hipertexto As características multimídia da web O comportamento do internauta A pauta e o tratamento editorial do site.
A notícia é apurada, checada, escrita, editada e publicada Instantaneidade Não há deadline A notícia é apurada, checada, escrita, editada e publicada
Hipertexto O hipertexto é constituído por nós (elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, seqüências musicais, etc.) e elos entre esses nós indicando a passagem de um a outro
Use links O recurso mais poderoso da notícia na web é o hipertexto Use este artifício sempre que for possível Use o bom senso Faça o usuário navegar de forma complementar
Independência das ligações É necessário que haja sentido entre os links Os links podem ser clicados em qualquer ordem, o que dá ao internauta a possibilidade de uma edição singular, uma montagem da história realizada pela seleção dele
Hipertexto e memória É possível explorar a notícia em relações ao passado, oferecendo informações de fundo ou lincando reportagens anteriores sobre o mesmo assunto
Multimídia O repórter, na web, tem que pensar de maneira abrangente, multimídia Na web pode-se usar textos, imagens (fotos, arte, gráficos, vídeo, animação) e áudio (som, música) Não se deve pensar em repetir a informação em várias mídias, mas usá-las complementarmente para contar a história
Deve-se oferecer o que ele quer ler, ver, ouvir Comportamento Conhecer o leitor é importantíssimo e ajuda nas estratégias de comunicação com ele Deve-se oferecer o que ele quer ler, ver, ouvir Seu público faz parte de algum nicho?
Planejamento da pauta Ponto de partida para qualquer edição, seja de jornal impresso, rádio, televisão, revista ou a web é a pauta. Este processo é fundamental para definir quais serão as notícias daquela edição ou daquele dia
As fontes de informação para a pauta são as mesmas em qualquer meio (e-mails, assessorias de imprensa, agências de notícias, telefone, televisão, rádio, jornais, revistas, internet, a conversa com o amigo, a história da vovozinha)
Planejamento da notícia Segundo Carole Rich (Creating Online Media), é preciso saber: Se a notícia terá elementos multimídia Se a história rende interatividade Profissionais envolvidos (webdesigner, programador, fotógrafo, cinegrafista, repórter, etc.)
Estrutura geral da notícia na internet: Pano de fundo (a história por trás do fato, mapas, fotos e gráficos) Perfis ou pontos de vista da história (fontes/personagens) Interatividade (e-mail, enquetes, fóruns, comentários) Histórias afins (a notícia requer hipertexto para assuntos ligados ao tema?) Entrevistas com os personagens da história (pingue-pongue)
Páginas de entrevistas Texto de apresentação Perguntas e respostas (se for longa, dividida em links) Recursos multimídia (podcast ou vídeo)
Datas especiais, notícias especiais Planejadas com antecedência Páginas especiais Datas especiais, notícias especiais Planejadas com antecedência Informações complementares (áudio, vídeo, depoimentos, downloads, etc.)
CONTEÚDO É REI
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