Tópicos Especiais em Comunicação II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diferença entre notícia e reportagem
Advertisements

RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Aula 01 Profissão!.
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM
Jargões Jornalísticos
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
O texto jornalístico Profa. Roseane Andrelo Profa. Lígia Beatriz.
Guia do Assessor de Imprensa V Feira Internacional da Amazônia.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa História
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
Professora: Rosana Santos
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Editorias Roteiro de pesquisa
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Soluções em Comunicação Social
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
Como funciona a imprensa
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Charge Cartum Caricatura
Jornal como Recurso Didático
O que é Assessoria de Imprensa
Jornalismo por suporte: impresso – Gêneros e Jargões
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
MÍDIA I Professor Gil de Freitas SEMANA 12 – 10 de maio de 2012 IVC.
Ilustração.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Redigindo a opinião do grupo.
Assessoria de Comunicação ASCOM
Português e Redação Empresarial
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Jornalismo literário.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Assessoria de Imprensa
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
Técnica de Redação em AI
MÍDIA KIT REVISTA NOVOS HÁBITOS Contato
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Conformação das Editorias Rodney Caetano Opinião O jornal tem opiniões sobre os assuntos que publica e as expressa em EDITORIAIS. Em geral, na imprensa,
A charge.
1 TÍTULO DO TRABALHO Nome Arapoti/ Inserir objetivo da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. 1. INTRODUÇÃO.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
FICHAMENTO.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais em Comunicação II Agência de Notícia - Empresa que elabora e fornece matérias jornalísticas para seus assinantes (órgãos de imprensa, instituições governamentais e privadas).

Tópicos Especiais em Comunicação II As Agências de Notícias fornecem aos seus associados: noticiário geral noticiário especializado fotografias imagens etc.

Tópicos Especiais em Comunicação II As Agências de Notícia são as grandes provedoras dos jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV em todo o mundo.

Tópicos Especiais em Comunicação II Crédito - referência, numa publicação, ao autor de um texto, foto, desenho etc. Menção aos executores de atividades técnicas ou artísticas destinadas à produção de uma obra.

Tópicos Especiais em Comunicação II Correspondente - Repórter encarregado de fazer a cobertura de determinada cidade/região/país, e de enviar regularmente (e-mail, telefone, satélite, etc.) notícias e artigos para a empresa jornalística que representa.

Tópicos Especiais em Comunicação II Expediente - quadro de identificação que jornais e revistas, por exigência legal publicam em todas as suas edições. Traz, normalmente, nome, endereço e telefone do veículo, da gráfica

Tópicos Especiais em Comunicação II onde é impresso, das sucursais, preço de assinatura e de venda avulsa, além dos nomes dos diretores, do editor-chefe e outros profissionais importantes na publicação.

Tópicos Especiais em Comunicação II O expediente, geralmente, é estampado na mesma página dos editoriais, quase sempre uma página par.

Tópicos Especiais em Comunicação II Manchete - Título principal, composto em letras garrafais e publicado com grande destaque. Indica o fato jornalístico de maior importância entre as notícias contidas na edição.

Tópicos Especiais em Comunicação II Nota (notícia) - Pequena notícia destinada à informação rápida. Caracteriza-se por extrema brevidade e concisão.

Tópicos Especiais em Comunicação II Nota - Declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa.

Tópicos Especiais em Comunicação II A nota é destinada a prestar esclarecimentos ao público, firmando a posição da instituição com respeito a determinado fato.

Tópicos Especiais em Comunicação II Cartum - Narrativa humorística, expressa através da caricatura e normalmente destinada à publicação em jornais ou revistas.

Tópicos Especiais em Comunicação II O cartum é uma anedota gráfica; seu objetivo é provocar o riso do espectador, através da crítica mordaz, satírica, irônica e principalmente humorística.

Tópicos Especiais em Comunicação II Charge - Cartum cujo objetivo é a crítica humorística imediata de um fato ou acontecimento específico, em geral de natureza política

Tópicos Especiais em Comunicação II A mensagem contida numa charge é eminentemente interpretativa e crítica, e, pelo seu poder de síntese, pode ter às vezes o peso de um editorial.

Tópicos Especiais em Comunicação II Alguns jornais da imprensa ocidental chegam mesmo a usar a charge como editorial, sendo ela, então, intérprete direta do pensamento do jornal que a publica.