GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS Eliane El Badouy Cecchettini (Badú) www.twitter.com/badouy eliane.badouy@esamc.br badu@uol.com.br www.baducop.com.br www.facebook.com/Baducop www.twitter.com/BADUCOP
ANÁLISE DE PORTFOLIO
ANÁLISE DE PORTFÓLIO PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO: nível de domínio do mercado sobre os concorrentes Seu market-share Concorrente market-share TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO: taxa elevada normalmente 10% ou mais. TAMANHO DA BOLHA: é a contribuição do produto no total das vendas da empresa.
Exercício Sabão Maionese Óleo 10% 5% 20% 25% 15% 2% 15% 25% 10% 25 15 DADOS PARA CONTRUÇÃO DA MATRIZ BCG: Unidade De negócios Crescimento de mercado Participação de mercado da unidade Participação de mercado do maior concorrente Faturamento (US$ mil) Sabão Maionese Óleo 10% 5% 20% 25% 15% 2% 15% 25% 10% 25 15 2
RESULTADO Participação relativa de mercado 1,67 1 0,60 0,20 O 20% Taxa de crescimento 10% do mercado 0% S M
RESULTADO Cálculo da circunferência: Sabão: r2= 25 / 3,1416= 7,9577285 r2 = F / π r = √ (F/ π ) onde, F = faturamento π = 3,1416 r = raio da circunferência Sabão: r2= 25 / 3,1416= 7,9577285 r = √ 7,9577285 = 2,82 Maionese: r2 = 15 / 3,1416 = 4,7746523 r = √4,7746523 = 2,19 Óleo : r2 =2 / 3,1416= 0,63661828 r = √ 0,63661828 = 0,80 ASSIM TEMOS: Participação Relativa de Mercado Sabão : 25 / 15 = 1,67 Maionese : 15 / 25 = 0,60 Óleo : 2 / 10 = 0,20
Exercício – Cenário I Elabore a matriz BCG. Raio Elabore a matriz BCG. Faça a análise do portifólio e dê a recomendação mais adequada a situação.
Exercício – Cenário II Elabore a matriz BCG. Raio Elabore a matriz BCG. Faça a análise do portifólio e dê a recomendação mais adequada a situação.
Exercício – Cenário III Raio Elabore a matriz BCG. Faça a análise do portifólio e dê a recomendação mais adequada a situação.