Percepção Social Jorge Correia Jesuino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

O STRESS PRODUTIVO.
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Psicologia e Pedagogia Curso de juízes Independência em campo Nomeação Preparar o jogo Deslocação para o pavilhão Saber executar as tarefas individuais.
As pessoas dessas empresa têm um respeito muito grande
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
Comunicação e Animação de Grupos
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Características Biográficas:
PERCEPÇÕES.
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Tableaux de Bord - Introdução
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN
1 1 2 ? 3.
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
MIN – Modelo Integrado de Negociação Existem cinco áreas que devemos considerar nesse modelo: 1ª área: Realidade pessoal dos negociadores - refere-se à.
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - DIAD
Competência Interpessoal
Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública
Comportamento Organizacional
Valor Consultoria Empresarial
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Principais características da Abordagem Comportamental
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Ciclo de Workshops Comportamentais
Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Entrevista por Competências
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O que é Aprendizagem?.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Boa Tarde!. Desenvolvendo Talentos Desenvolvendo Talentos Gertrudes Stanislauki
Estatística de Resposta T.1
PERCEPÇÃO.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Estilo de significações
Competências e Habilidades
Avaliação Externa - processo
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
LIDERANÇA TRANSACCIONAL VERSUS LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
COACHING EDUCATION.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Comportamento Organizacional
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Estratégias Cognitivas
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 5ª sessão: 15/01/2010 Consiste na sistemática apreciação do comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportada na análise.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Gestão de Pessoas.
Gestão de Pessoas no Setor Público
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Transcrição da apresentação:

Percepção Social Jorge Correia Jesuino

Modelo de Processamento da Informação Social 1ª fase atenção selectiva/ compreensão 2ª fase codificação e simplificação 3ª fase armazenamento e retenção 4ª fase recuperação e resposta a Estímulos Concorrentes pessoas acontecimentos objectos b Interpretação e Categorização a c Juízo e Decisões Memória c c d f e f

Estímulos Salientes Novidade – única pessoa num grupo dessa raça, género, cor do cabelo, idade. Brilho – usar uma camisa amarela. Pouco usual nessa pessoa – comportamento inesperado. Pouco usual para a categoria – director do hospital deslocar-se de bicicleta. Pouco usual para as pessoas em geral – conduzir na auto-estrada a 60 km/h. Extremamente positivo (celebridade) ou negativo (vítima dum acidente grave). Dominante no campo visual – sentado no topo da mesa.

Codificação e Simplificação Esquema - representação mental dum acontecimento ou objecto. Exemplo do restaurante D.Rumelhart (1977). Introduction to Human Information Processing. New York: John Wiley & Sons.

Armazenamento e Retenção Memória episódica - diz respeito a informação sobre acontecimentos tanto especificos como gerais. Descrevem sequências de acontecimentos em situações familiares, como por exemplo, ir a um restaurante, ou ao cinema. Memória semântica - refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo. Funciona como um dicionário mental de conceitos. Cada conceito contém uma definição (p.e. um bom líder) e traços associados (desembaraço), estados emocionais (feliz), caracteristicas físicas (alto) e comportamento (trabalha muito). Memória das pessoas - contém informação relativa a um individuo (o chefe) ou grupos de pessoas (a Direcção).

Implicações para a Gestão Recrutamento e contratação dos colaboradores Avaliação de desempenho Liderança

Estereótipos Crenças sobre as caracteristicas dum grupo Género – Crenças sobre papéis diferenciais que cabem aos homens e às mulheres. Idade – Crença de que o desempenho decresce com a idade a despeito da evidência empírica. Raça – Discriminação das minorias baseada em crenças negativas.

Erros de Percepção Efeito de halo - Forma-se uma impressão global sobre um objecto/pessoa que em seguida se aplica a todas as caracteristicas ou comportamentos desse objecto. Exemplo: Considera-se que o professor tem qualidades pedagógicas e competência cientifica porque se gosta dele.

Erros de Percepção Leniência - Tendência para fazer avaliações extremamente positivas. Exemplo: Cota-se um colaborador em termos positivos independentemente do desempenho. O avaliador detesta formular juízos negativos sobre os outros.

Erros de Percepção Tendência central - Tendência para evitar os extremos e avaliar as pessoas e objectos em termos médios ou neutros. Exemplo: Avaliar desempenho dum colaborador em termos médios sem ter em conta o seu desempenho efectivos.

Erros de Percepção Efeitos de recentidade - Tendência para recordar a informação mais recente. Se for negativa a pessoa ou objecto é avaliada negativamente. Exemplo: Embora um professor tenha dado boas lições durante 12 semanas é avaliado negativamente porque as últimas 3 lições foram menos boas.

Erros de Percepção Efeitos de contraste - Tendência para avaliar as pessoas ou objectos comparando-as com caracteristicas de pessoas ou objectos recentemente observados. Exemplo: Avaliar um professor como médio porque o comparamos com professores que tivemos no curso, os quais são os melhores professores da instituição.

Erros de Percepção Efeito de Pigmaleão - Auto-profecia (self-fulfilling prophecy). - As expectativas das pessoas determinam o comportamento e o desempenho. D. Eden (1984). Self-fulfilling prophecy as a managerial tool: Harnessing Pygmalion. Academy of Management Review, January 1984, p.67.

Dinâmica da Auto-profecia Expectativas do Supervisor 1 5 Liderança Desempenho 6 2 4 Motivação Expectativa do Subordinado sobre si próprio 3

Como tornar-se Pigmaleão? Reconheça que todos os seus colaboradores têm potencial para melhorar o seu desempenho; Instale confiança nos seus colaboradores; Estabeleça objectivos elevados; Reforce positivamente os colaboradores que dêm boas provas; Dê feed-back construtivo quando necessário; Ajude os colaboradores a progredirem na carreira; Apresente os novos colaboradores como se tivessem elevado potencial; (...)

Como tornar-se Pigmaleão? (...) Adquira consciência dos seus preconceitos pessoais e de quaisquer mensagens não-verbais que possam desencorajar os outros; Encorage os colaboradores a visualizarem a forma como as tarefas podem ser realizadas com êxito; Ajude os colaboradores a dominarem as competências-chave requeridas pelas funções que desempenham.