Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.

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Transcrição da apresentação:

Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades complementares que podem ser realizadas em cursos, seminários, etc. No curso de Sistemas de Informação da UEG/UNUCET se tem notado dificuldades, por parte dos alunos, para a realização dessas horas exigidas para conclusão do ensino superior. E é exatamente neste ponto que este projeto tornou-se peculiar. Ao propor uma metodologia esse projeto fornecerá um embasamento para a construção de cursos extracurriculares, à distância, em quaisquer cursos de graduação que apresentem as mesmas dificuldades para conclusão das horas extracurriculares. A modelagem conceitual, por sua vez, fará uma representação com textos, gráficos, diagramas e protótipos de tela dos cursos extracurriculares, à distância, utilizando Sistemas Tutores Inteligentes, servindo como referência para a implementação posterior desses cursos. Além disso, a pesquisa bibliográfica possibilitou a elaboração de uma Arquitetura de Sistemas Tutores Inteligentes mais adequada à realidade dos cursos extracurriculares, à distância. Metodologia: Etapas e métodos que devem ser seguidos para a construção de cursos extracurriculares, à distância. Modelagem Conceitual: pode ser entendida como uma representação do sistema proposto a partir dos conceitos e características observados no ambiente, modelando o sistema antes que ele seja construído. Por ser estruturado como um processo, serve também como guia para a implementação do sistema. Que metodologia pode ser proposta para a construção de cursos extracurriculares, à distância, e como pode ser feita a modelagem conceitual de um sistema, que permita propor o desenvolvimento desses cursos via Tutores Inteligentes? ● Apresentar um plano metodológico e um modelo conceitual para o desenvolvimento de cursos à distância, utilizando Sistemas de Tutores Inteligentes para dar suporte à atividade de ensino-aprendizagem. ● Identificar (se houver) os documentos exigidos para a proposição de cursos na UEG/UNUCET. ● Compreender as necessidades e dificuldades do aluno, quanto aos cursos extracurriculares exigidos na graduação. ● Conhecer e compreender as técnicas de inteligência artificial mais utilizadas para o desenvolvimento de Sistemas Tutor Inteligente e identificar a mais indicada para elaborar cursos extracurriculares, à distância. ● Identificar a contribuição dos STI para a elaboração da metodologia e do desenvolvimento de cursos extracurriculares a distancia. ● Expor uma referência sobre as questões abordadas nessa pesquisa para estimular, posteriormente, o desenvolvimento real do sistema. Estrutura Modular dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI), elaborada para cursos extracurriculares, à distância: O tutor real através do Módulo de Interface, insere no Módulo do Tutor todo o planejamento pedagógico para o curso que está propondo e no Módulo de Domínio tudo referente a materiais e conteúdos que serão ministrados. Quando o aluno acessar o sistema (Módulo de Interface) poderá visualizar os conteúdos do curso (Módulo de Domínio) de acordo com o planejamento previamente elaborado pelo tutor real. O Módulo Especialista deve ter acesso à informação dos Módulos de Domínio, do Aluno e do Tutor. O Módulo Especialista será a parte “pensante” dos STI, abrigará as soluções corretas dos problemas apresentados aos alunos e também os erros mais comuns, sendo capaz de analisar a solução dada pelo aprendiz e julgá-la como correta ou não, e definir uma ação que dê andamento ao processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o Módulo Especialista pode ser usado para melhorar outros aspectos do curso como, por exemplo, a usabilidade do mesmo. DINIZ, Fabio Abrantes. Sistemas Tutores Inteligentes Disponível em:. Acesso em 01 de junho de GAVIDIA, Jorge Juan Zavaleta; ANDRADE, Leila Cristina Vasconcelos de. Sistemas Tutores Inteligentes. Rio de Janeiro, 2003, p.7. Disponível em:. Acesso em 31 de janeiro de A utilização dos STI em cursos extracurriculares, à distância, inclui o tutor (professor) como partícipe do processo de aprendizagem do aluno muito além da sala de aula. Uma vez que o professor pode sugerir um curso, à distância, de um conteúdo interessante que não pôde ser completamente abordado na ementa das disciplinas curriculares. Além disso, a forma como o STI estrutura esses tipos de cursos, evidencia claramente características importantes como: a maneira objetiva que os conteúdos do curso são disponibilizados, não necessariamente de forma sequencial; as informações individuais e de aquisição de conhecimentos de cada aprendiz são armazenadas no módulo do aluno, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um; e a utilização da técnica de Inteligência Artificial, Raciocínio Baseado em Casos, pode melhorar o aproveitamento dos conteúdos, a interatividade aluno-tutor e a usabilidade dos cursos extracurriculares à distância.