ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER- ANGÉLICA/MS
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Angélica/MS.
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
Angélica/MS.
LISTENING AND WORKING: um trabalho diferente
Projeto Ensino com novas metodologias Professora Marta Roque Branco
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ensinando através de jogos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Secretaria da Educação e Cultura
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz Nilcéia Benício Lima de Souza
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Parâmetros Curriculares Nacionais
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Oficina de Apropriação de Resultados
Universidade Federal do Amapá
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Metodologias Instituto Unibanco
Avaliação da Aprendizagem em Processo
CAMAPUÃ/MS 22/10/2014. * NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA E.E.CAMILO BONFIM: 358.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
CONTRIBUIR PARA QUE OS JOVENS CONCLUAM O ENSINO MÉDIO COM QUALIDADE
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
ESTUDANTE NO TRÂNSITO.
Escola Estadual Guaicuru STE ALCIDINEIA LUIZ CARLOS DEODATO.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Identificação da atividade e do aluno
1ª Formação de Professores Coordenadores
Edição Atual. Produção dos novos jornais do mês de abril/2014 confeccionados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
Seminário: Base Nacional Comum
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM CAMAPUÃ/MS 22/10/2014

TOTAL DE ALUNOS DA E.E CAMILO BONFIM: NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA E.E.CAMILO BONFIM: 368

Índices 2014 (1º, 2º e 3ºBimestres) 1ºANO(E.M)

2ºAno(E.M)

3ºAno(E.M)

PROJETO CONHECENDO O MATO GROSSO DO SUL. O Projeto Conhecendo o Mato Grosso do Sul do foi elaborado com o objetivo de formar cidadãos atuantes no cenário econômico, social e ambiental local, assim como uma sociedade consciente das riquezas e preciosidades existentes na unidade federativa em que vivem. O Esperado era incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos, através de metodologias diferenciadas, prezando principalmente a interdisciplinaridade.

Todos os educandos frequentes e alguns professores atuantes no ensino médio da E.E. Camilo Bonfim foram beneficiados com o desenvolvimento do projeto, pois metodologias interessantes e desafiadoras foram propostas e executadas. O público alvo das ações propostas no projeto foram todos os 368 alunos do ensino médio. Sendo: 34 componentes do 1°A período matutino 33 componentes do 1°B período matutino 27 componentes do 1°C período matutino 34 componentes do 1° D período matutino 15 componentes do 1° E período noturno 30 componentes do 2° A período matutino 31 componentes do 2° B período matutino 28 componentes do 2° C período matutino 33 componentes do 2° D período noturno 34 componentes do 3° A período matutino 29 componentes do 3° B período matutino 40 componentes do 3° c período noturno

Direção: Elisa Regina Coordenadora: Matilde De Souza Professora: Jusciene Gonçalves Pereira Disciplina: Geografia Professora: Elza Trindade Disciplina: Matemática Professora: Fabiana Moreira Assis Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Fábio Barbosa Disciplina: História Professora: Viviane Grance Disciplina: Geografia Professora: Elivane Graeff E os seguintes professores e disciplinas.

Metodologia O Projeto contou com a Metodologia Jovem de Futuro “Estudar Vale a Pena”, onde a interdisciplinaridade foi utilizada como proposta para o desenvolvimento e ampliação dos saberes dos educandos, buscando impactar na qualidade do ensino - aprendizagem, oferecido na unidade escolar.

Metas As metas estabelecidas no desenvolvimento do projeto, nos meses de Maio à Setembro de 2014 foram: Aprimorar as práticas pedagógicas, a fim de propiciar o desenvolvimento dos saberes educacionais; Melhorar os índices de frequência escolar, através de metodologias diferenciadas; Promover a melhoria e recuperação das notas, por meio de técnicas de ensino mais atraentes. Conhecer as características físicas e socioeconômicas do espaço territorial em que vivem.

Custos A maioria das ações desenvolvidas dentro da unidade escolar não tiveram custos extras, apenas materiais cedidos pela própria unidade escolar. Foram gastos 88 reais na confecção do Banner, gasto esse pago pelos alunos do 2°C e a Professora: Jusciene G. Pereira. Será gasto com a viagem dos alunos para o município de Corumbá/MS, em aulas práticas o total de R$: 8.104, 80.

Apresentação do projeto aos alunos através da: Direção: Eliza Regina Coordenação: Matilde de Souza e Professora: Jusciene Pereira.

Confecção de poemas/ Professora: Fabiana Moreira/ Disciplina: Língua Portuguesa. A atividade de elaboração de poemas foi desenvolvida no terceiro ano turma B, na aula de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Fabiana Moreira Assis. O primeiro momento foi utilizado para apresentar e explicar a estrutura de poemas, com o auxilio do Projetor multimídias. Em um segundo momento os alunos foram orientados a pesquisar imagens sobre o estado e a cidade por eles estudados. Em um terceiro momento os alunos foram divididos em grupos para a construção de poemas sobre o Mato Grosso do Sul e Corumbá. Essa atividade teve duração de 3 horas aulas de 50 minutos.

Pesquisas e Apresentações/ Disciplinas: História e Geografia Pesquisa e apresentação de trabalhos atividades propostas pelos professores Fábio Barbosa e Jusciene Gonçalves Pereira nas disciplinas de História e Geografia, no segundo ano turma A. Os alunos foram orientados a realizar pesquisas na STE sobre a História, Cultura, Aspectos Físicos e socioeconômicos do Mato Grosso do Sul e pontos turísticos de Corumbá. Essas atividades foram realizadas em 3 horas aulas de 50 minutos na disciplina de História e 3 horas aulas de 50 minutos na disciplina de Geografia.

Apresentação de slides, realizada pelos alunos do 2° A/ Professor: Fábio Barbosa. Disciplina: História.

Pesquisa e Confecção de pratos típicos/ Professora: Elivane Graeff/ Disciplina: Artes. Atividade proposta pela professora Elivane Graeff na disciplina de Artes, executada pelos alunos do terceiro ano turma A. A professora propôs pesquisas na STE sobre a cultura de Corumbá, abrangendo principalmente as lendas e as comidas típicas do local pesquisado. Logo após as lendas foram apresentadas em sala para os colegas de turma e os pratos típicos apresentados a toda comunidade escolar, com direito a cartazes e música típica do Mato Grosso do Sul. Duração da atividade 4 horas aulas de 50 minutos.

APRESENTAÇÃO DE PRATOS TÍPICOS. ALUNOS DO 3° A

CANTO ENTOADO PELA ALUNA GIOVANNA PEREIRA CABRAL 3° A E WILLIAN ALMEIDA FURTADO 3°B.

ASPECTOS FÍSICOS DO MATO GROSSO DO SUL/ Professora Viviane Grance/ Disciplina: Geografia. Atividade proposta pela professora Viviane Grance durante as aulas de Geografia nas turmas dos primeiros anos A, B, C e D. No primeiro momento os alunos foram orientados a realizar pesquisas na STE sobre os aspectos físicos de Mato Grosso do Sul e de Corumbá, após as pesquisas os alunos foram divididos em grupos para que orientados pela professora promovessem a elaboração de slides sobre o tema pesquisado e logo após realizar as apresentações em sala. Essa atividade teve duração de 4 horas aulas de 50 minutos.

Pesquisa na STE, realizada pela professora Viviane Grance. Apresentação de slides dos alunos do 1° A, na disciplina de Geografia/ professora: Viviane Grance.

PRODUÇÃO E FERRO E MANGANÊS DO MATO GROSSO DO SUL/ Professora: ELZA TRINDADE/ Disciplina: Matemática. Atividade proposta pela disciplina de Matemática a todas as séries do Ensino Médio (1°, 2° e 3°), pela professora Elza Trindade. Sobre a orientação da professora Elza Trindade os alunos realizaram pesquisas sobre a produção de ferro e manganês em Mato Grosso do Sul e no Brasil, em seguida os alunos confeccionaram gráficos comparando a produção de ferro e manganês em Mato Grosso do Sul e Brasil. Essa atividade teve uma duração de 4 horas aulas de 50 minutos.

Pesquisa na STE, disciplina de Matemática. Gráfico elaborado pela aluna Mari França Ortega 3° A/ disciplina de Matemática.

Avaliação dos resultados A avaliação foi realizada pelos professores responsáveis pela execução do projeto. Esses avaliaram o conteúdo das atividades desenvolvidas pelos alunos, a presença dos mesmos na execução das atividades propostas, assim como os níveis de participação dos educandos nas ações propostas. O indicador do cumprimento das metas estabelecidas e resultados esperados foram: Grande interesse dos educandos no desenvolvimento das ações. Melhoria das notas dos educandos nas disciplinas envolvidas. Promoção de ações diferentes e atrativas na unidade escolar.

DIFICULDADES A maior dificuldade encontrada foi encontrar os colegas para troca de informações e experiências durante o desenvolvimento do projeto.

Lições aprendidas O desenvolvimento de um projeto deve ser realizado com ocorrência de conversações continuas entre os envolvidos na execução do mesmo, sendo assim em um novo projeto buscaria um dialogo maior entre os integrantes do grupo de desenvolvimento.

Relações com Macrocampo ProEMI e contribuição para a reestruturação do currículo da Escola (PRC). Metodologia: Campanha Estudar Vale a Pena. Macro Campo: Acompanhamento Pedagógico. Contribuições/ Projeto de Reestruturação Curricular: R1: Alunos competência e habilidades em Português e Matemática. R2: Alunos com alto índice de frequência. R4: Práticas Pedagógicas Melhoradas.