DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
Neuroanatomia funcional
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Deficiência Sensorial
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
Esta é a escola onde trabalho
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
BRINCADEIRAS.
Criando espaços e materiais para a Educação Infantil
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Integração :
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Percepção do Espaço Pela Criança
O Desenvolvimento Psicomotor
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ
Características da criança: perspectivas teóricas
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Ginástica Geral.
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fruta é bom demais Autor: Márcio Araújo Arranjo: Danilo Adriano
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A PERSONALIDADE * Divide-se em aspectos conscientes e inconscientes.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Fruta é bom demais Turma da Monica.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Função dos Produtos Objeto naturalObjeto industrial.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Música Autor: Márcio Araújo Arranjo: Danilo Adriano Slides Édio Mazera
OS SENTIDOS PALADAR.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

TÚNEL Potencializa a capacidade para adquirir confiança em si mesmo e nos outros.

Ajuda a superar o medo diante de uma situação nova

Controla melhor a coordenação e lateralidade. Exercita os músculos dorsais do bebê.

Texturas Amplia a capacidade de observação e sua expressão artística Trabalha a percepção tátil da criança Amplia a capacidade de observação e sua expressão artística

Desenvolve a consciência de seu próprio corpo e suas sensações. Trabalha critérios de classificação, ordenação e formas geométricas.

Realiza experiências com tato, explorando e sentindo diferentes superfícies e objetos.

PERCEPÇÃO GUSTATIVA Abacate

“Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis”.

Abacate

Mamão

Eliminação de barreiras emocionais Banana Eliminação de barreiras emocionais

Fase oral e anal doce

Pipoca doce e salgada

Abacaxi e abóbora

Abacaxi e moranga

Limão e melancia

Estimula a exploração sensorial do bebê Empilhamento Estimula a exploração sensorial do bebê

Inicia o bebê no conhecimento de noções básicas de tamanho, quantidade e cores.

Estimula a capacidade de classificação e ordenação.

Trabalha os dois hemisférios cerebrais.

Ajuda a criança a distinguir formas ENCAIXES Ajuda a criança a distinguir formas

Incita a persistir para a conquista do que deseja.

Desenvolve a coordenação óculo- manual.

Ensina a planejar e solucionar problemas.

Coordenação motora Ampla para bebês

A organização de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor, permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos.