Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira
Aula 3 – 23/08/2013 Competência trabalhada O que vamos fazer: - Contexto teórico - Resumo - Trabalho Acompanhar o processo de gestão de projetos. Implementar o marketing no contexto da administração de negócios, analisando cenários e tendências.
O marketing no contexto da administração de negócios, analisando cenários e tendências
DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADASNºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 09/08 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais do Marketing, Marketing Estratégico.. TODAS DE FORMA GERAL AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 16/08 Gerenciamento de projeto; Diagrama de Gantt, mecanismos e aplicação; MS Project. COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 23/08 Análise ambiental; Análise das incertezas ambientais; Swot; Análise das vulnerabilidades da organização X Cenários; Estratégias de defesa; Marketing de Nichos; Princípio de Pareto (80X20); Cauda Longa; Serviços como diferenciação (Pedido, entrega, instalação, treinamento do consumidor, consultoria ao consumidor, manutenção e conserto). COMPETÊNCIA 2 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE
NEGÓCIO DO SÉC. XXI – 28/07/2012 MÍDIAS SOCIAS E MARKETING DE REDE
Alguns números 90 milhões de internautas 90% dos internautas nas redes 50% da população usa internet Classe A 90% usam internet e a B mais de 85% Facebook mais de 65 milhões de usuários Twitter – mais de 18 milhões de usuários
Mais milhões de Smartphones 400 mil Tablets 60% compram por recomendação nas redes metade dos brasileiros terão acesso à Internet
? VOCÊ VAI FICAR DE FORA DISSO
facecavern a
REDES SOCIAIS – REDES DE PESSOAS
OBA, OLHA EU ALI!
face caverna VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS SÓ!
Cairo (Praça Tahrir) 2011
Madri (novamente) 2011
REVEILLON FORA DE ÉPOCA - CURITIBA 2012 –
Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !
4 gerações juntas BB - Baby Boomers Geração X Geração Y Geração Z
DOS 17
AOS 77
Algumas datas marcantes HojeAos 7 anosCom anos IMS2009 SMS, etc 23 anos Internet2004 Orkut 28 anos Celular1999 Internet 31 anos Vídeo game 1994 Celular
Nova classificação - Grupo C Conectado Comunicando Conteúdo Colaborando Comunidades Co-criadores Customização
E AGORA ?
41 Então o negócio é criar… INTERAÇÕES E REDES QUE LEVEM AO NOSSO OBJETIVO
APICULTORES
? Como formar uma rede
Florisbela
Ex - Florisbela
VAMOS LÁ?
R - ECIPROCIDADE E - DIFICAÇÃO D – EDICAÇÃO E – NGAJAMENTO
REDE – RELACIONAMENTO - CONFIANÇA
E a sua plantinha? ?
AÇÕES CHAVES NAS MÍDIAS Transparência Não forçar a amizade Oferecer, colaborar Respeitar Ouvir Paixão, alma Emocionar Autenticidade
Um novo tempo Mais individualizado Mais divertido Mais colaborativo Mais construído Mais desafiador...
VOCÊVOCÊ
O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. MARIO QUINTANA
Resumo do que vimos Tendências gerais do mundo
Tendências Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração Z, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência.... Que mais?
Vamos nos organizar
Vilfredo Pareto ( )
Os desafios vendendo bits Divulgação Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos
Forças da cauda longa ForçaNegócioExemplo 1Democratização da produçãoProdutores e fabricantes de ferramentas cauda longa Câmeras de vídeo digitais, softwares de edição de música e vídeos, ferramentas de blogging 2Democratização da distribuiçãoAgregadoresAmazon, eBay, iTunes, Buscapé, Mercado livre 3Ligação da oferta e da procuraFiltros da cauda LongaGoogle, blogs, listas, Twitter, facebook
Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ? OS NOVOS DESAFIOS
Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170
Humm......
O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades
Dados da importância das PMEs 6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores
Cenário atual Globalização dos negócios e em crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO
Dados de a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.
Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.
O Ambiente nas PME’s Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : Falta de Capital de Giro; Falta de crédito; Problemas Financeiros; Maus pagadores; Falta de Clientes; Concorrência muito forte; Instalações inadequadas; Ponto inadequado; Carga tributária elevada; Fala de mão-de-obra qualificada; Falta de conhecimentos gerenciais; Recessão econômica no país.
Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 % 2º Falta de Clientes - 25 % 3º Problemas financeiros - 21 % 4º Maus Pagadores - 16% 5º Falta de Crédito - 14% Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004
O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :
Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA Base: 97 respondentes
Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS 13% Base: 39 respondentes
Como ? Administração / Gestão
Gestão Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo
Antes de mais... O que é essa tal De Gestão ?
Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado, Resultado...
Então... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.
Uma viagem Presente Futuro Objetivos Necessidades Tomada de decisões
O que temos que ser ? Uma mistura de mãe Diná com MacGyver O Gestor é um criador...
Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar
Prever... Planejar... Organizar... Controlar... Avaliar... Prever... Planejar... Organizar... Controlar...
Ou... P – Plan D – Do C – Check A - Act
Gestão de Excelência Classe Mundial
PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR
TUDO ISSO COM.... Ética Moral Transparência Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade
Critérios de Excelência na Gestão Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social
Empresa como um Processo
Vamos nos organizar
De outra forma... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: 1.Missão 2.Visão 3.Roteiro 4.Produto 5.Processos 6.Estratégia 7.Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS
Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.
Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Tático Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado
Então temos que... Gerir com técnica; Buscar informações; Usar as informações ao tomar decisões.
Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade; Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.
Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.
Gerir é... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas
Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado
Então temos que... Gerir com técnica; Buscar informações; Usar as informações.
Portanto... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!
Fluxo das informações DADOS Componentes básicos influentes ao negócio INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA Tomada de decisão com vantagem competitiva
INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA
Permanecer Viva !!
Como fazer isso ? AUMENTAR O BENEFÍCIO AUMENTO DAS VENDAS AUMENTO DO PREÇO DIMINUIR CUSTO
Aumentar o Benefício Prestígio, Exclusividade; Imagem, estilo, status para o produto; Personalização e Especialização; Entrega, Instalação; Funcionalidade e confiabilidade; Garantia, serviços adicionais; Percepção de prazer do cliente.
Aumento das Vendas Produto diferenciado (embalagem, uso, etc); Novos mercados, novos usos; Necessidade não atendida; Serviço agregado, algo mais; Novo produto – inovação tecnológica.
Aumento do Preço Criar mais valor para o cliente; Produto diferenciado (embalagem, uso, etc); Inovação tecnológica; Atendimento diferenciado; Fazer diferente do concorrente; Nova percepção do cliente.
Diminuindo Custo Fazer com menos Fazer melhor Fazer mais
Posicionamento competitivo Cliente Percepção Empresa Oferece PreçoConcorrên cia Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida ProdutoBaixoAlta Processo Custos Controle e Melhoria ConfortoSoluçãoMédioMédia Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Média Baixa Mercado Eficácia Diferencia- ção Ser ÚnicoConceitoAltoMuito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação
ESTRATÉGIASSIGNIFICADO Penetração de MercadoExploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de MercadoProdutos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de ProdutoProdutos novos em mercados tradicionais DiversificaçãoNovos produtos em novos mercados DiferenciaçãoIdentidade forte do produto Liderança do custoBaixo custo e baixo preço do produto FocoAtuação em nichos de mercado DefesaPermanência no mesmo mercado ProspecçãoBusca de novas oportunidades AnáliseAtuação em dois tipos de mercados ReaçãoIncapacidade de fazer ajustes EstabilidadePermanência no mesmo mercado CrescimentoBusca de novas oportunidades Redução de despesasEliminação de desperdícios Alianças EstratégicasParcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades
Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos
De outra forma... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: 1.Missão 2.Visão 3.Roteiro 4.Produto 5.Processos 6.Estratégia 7.Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS
Vamos nos organizar
Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado. Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.
Gerir é... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas
Tomada de decisão Problema Diagnóstico Alternativas Decisão Avaliação
Fases da tomada de decisão Fases do processoDetalhesTécnicas 5. AvaliaçãoConfronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. DecisãoFazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. AlternativasDefinição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. DiagnósticoBusca de entendimentoInformações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / MetaResolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.
Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado
A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido
Fluxo da decisão INDICADORES DESEMPENHO METAS CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido
Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.
Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INFORMAÇÕES OBJETIVOS
H - HOW How – como How much – Custo How Many – Quantos How measure -Como medir Ferramenta de Gestão 5w3h
Sessão pipoca... MENINO QUER COMPANHEIRO
Sessão pipoca... WHY, O PORQUÊ?
Obrigado
Boa noite...