O Tempo Real Relação com o tempo na Era da Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
Epistemologia genética – Jean Piaget
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
1.Consciência (Chalmers,1997)
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Implementação de Sistemas
O uso da internet nas escolas
EFA – Sociedade Tecnologia e Ciência Núcleo Gerador 5: TIC DR: 1 e 2
TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Mercado de Moda - Comportamento
Administração Geral - Aula 05
A Pré-História da Linguagem Escrita
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA
Teoria Psicogenética de Piaget
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Prof. Esp. Fernando Barreto
Conceitos e Gerações de EAD
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Do livro “Praticando o Poder do Agora” de Eckhart Tolle
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Transposição informática e sistema cognitivo
Rede Familiar dos Aventureiros Marlene Carlos da Silva
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Análise fundamentalista de Ações
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
PESQUISA.
Relatório de Proposta de Projeto
Tecnologias de Comunicação e Informação
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
SALA DE AULA INTERATIVA
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Gabriel Bastos Machado
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 12 Páginas 53, 54, 55, 56 ABRIL/2011.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Os três pólos do espírito humano
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
Administração de Servidores de Rede
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Professor: Karina Oliveira Bezerra
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Professora Michelle Luz
Introdução à Inteligência Artificial
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Ciclos da Vida Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo... E os ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Ricardo de Andrade Kratz
Persistência histórica de dados como a utilização de mídias digitais afeta a persistência e a transmissão de conhecimento ao longo dos anos.
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

O Tempo Real Relação com o tempo na Era da Informática Escrita X Informática Escrita – um reflexo, um eco das ações humanas; Informática – relação com a necessidade de reorganização permanente; flexibilidade, estoque zero, prazo zero.

O Tempo Real Escrita – é uma técnica Tempo delimitado Estoque de conhecimento Possibilidade de consulta Saber teórico Estímulo à cognição

O Tempo Real Informática – é uma técnica Constrói um “novo cidadão” Flexibilidade Fluxo tensionado Estoque zero Prazo zero

O Tempo Real Informática Saber transitório Um banco de dados (informação raramente será reencontrada) Saber não será reinterpretado É luz para “especialistas”; confunde os “analfabetos”

O Tempo Real Banco de dados – é usado, consultado; não é lido Implosão do tempo cronológico; não há linearidade Tempo é pontual (quase sem contexto) O conhecimento oferecido pela informática está em tempo real; trata-se de uma operação em andamento

O Tempo Real Fim da história? Escrita Registrou a história Acúmulo de conhecimento; possibilidade de teorias Saber estocado, estável, sem velocidade definível Saber deixa de ser apenas aquilo que me é útil no dia a dia Construção de uma “verdade” alheia a nós

O Tempo Real Fim da história? Informática É velocidade Espetáculo Superfície das telas nada retém Esquecimento (até das artes)

O Tempo Real Visão apocalíptica X Novas possibilidades (Só o futuro dirá) Ao transformar os personagens e os heróis aventureiros da oralidade em conceitos, a escrita tinha permitido o desdobramento de um pensamento do ser. Ao animar em seus programas os velhos conceitos saídos da escrita, ao fazer da lógica um motor, a informática assimilaria ao mesmo tempo o ser e a história na aceleração pura? (Levy, p.116)

O Tempo Real Visão pessimista negligencia diversos fatores Livros históricos, reflexivos ou críticos continuam a ser publicados e lidos. Outros ritmos de formação e difusão dos conhecimentos que não os da mídias e da informática (em breve reunidas em uma única grande rede digital) continuam funcionando [...]. Inúmeras habilidades e representações ainda são transmitidas e transformadas de forma oral nas famílias, grupos de trabalho e nas diversas redes sociais (Levy, p.116). *Podemos incluir universidades, escolas etc

O Tempo Real Textos literários clássicos, por exemplo, podem ser lidos, anotados, comentados, comparados, podem ser objeto de pesquisas minuciosas com um luxo de meios fora do alcance das técnicas associadas ao papel. Em breve, os documentos audiovisuais digitalizados poderão ser objeto de um trabalho crítico semelhante (Levy, p.117).

O Tempo Real Indeterminação e Ambiguidade Informática: Vai além da escrita (imagem e som) Uma nova ecologia cognitiva está em formação Rede múltipla (novos conceitos de comunicação; coletividade x individualidade)

O Tempo Real Informática e memória É construída com o tempo e as experiências Aceleração técnica acarreta modulação constante, mudanças radicais Antes, o coletivo tinha uma só memória (oralidade) Escrita: permitiu a construção de um saber separado do objeto Informática: afasta-se da memória e a verdade deixa de ser fundamental

O Tempo Real Declínio da verdade, da objetividade e da crítica Características não necessariamente condenáveis (pós-modernidade) Não significa permissão para mentir (mudança de ênfase) Verdade crítica estava condicionada à escrita (hoje, mudou) Texto, livro etc permaneciam, formavam unicidade, garantiam explicação correta

O Tempo Real -Teorias cederam espaço aos modelos O modelo não se encontra mais inscrito no papel, este suporte inerte, mas roda em um computador. É desta forma que os modelos são continuamente corrigidos e aperfeiçoados ao longo das simulações. Um modelo raramente é definitivo (Levy, p.120)

O Tempo Real Um modelo digital normalmente não é nem “verdadeiro” nem “falso”, nem mesmo “testável”, em um sentido estrito. Ele apenas será mais ou menos útil, mais ou menos eficaz ou pertinente em relação a este ou aquele objetivo específico (Levy, p.120)

O Tempo Real O declínio da verdade crítica não significa, portanto, que a partir de agora qualquer coisa será aceita sem uma análise, mas que iremos lidar com modelos de pertinência variável, obtidos esimulados de forma mais ou menos rápida, e isto de forma cada vez mais independente de um horizonte da verdade, uma à qual pudéssemos aderir firmemente. Se há cada vez menos contradições, é porque a pretensão a verdade diminui. Não critica-se mais, corrigem-se os erros (Levy, p.120)

O Tempo Real Mensagens hoje são cada vez mais independentes das circunstâncias particulares de um emissor X receptor O envio de um texto é cada vez mais seguido de um telefonema O artigo muitas vezes comenta um acontecimento que já foi visto pela televisão, repete uma comunicação oral em colóquio, etc As mensagens escritas são cada vez menos recebidas ou interpretadas fora do contexto de sua emissão

O Tempo Real Modelo digital não é lido ou interpretado. É explorado de forma interativa Conhecimento se dá por simulação O conhecimento por simulação é sem dúvida um dos novos gêneros de saber que a ecologia congnitiva informatizada transporta (Levy, p.121) O termo simulação conota esta dimensão interativa, tanto quanto a imitação ou a farsa (Levy, p.121)

O Tempo Real Simulação – programas disponíveis no mercado Estes sistemas permitem modelar situações complexas de produção industrial ou de transporte, fluxos financeiros, sistemas biológicos, redes de computadores, etc. Bibliotecas de programas oferecem, já programados, um certo número de objetos e de rotinas básicas para cada área. Basta que o usuário adapte-as a sua situação particular e monta-as para obter uma simulação de sua futura cadeia de produção (Levy, p.122)