CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Reunião de Pais 2012.
Reunião de Pais 2012.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Projeto Ensino com novas metodologias Professora Marta Roque Branco
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Reunião de Pais 2012.
CRITICAL LITERACY.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Nelma Cristina de Carvalho
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Estudo de Cunho Etnográfico
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Capacitação dos professores
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Colégio Nossa Senhora de Sion
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados
CAMPANHA CONTRA O BULLYNG
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
Professora Roseli Candida Leite
Uma ameaça a dignidade humana
Relatório de Proposta de Projeto
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
BULLYING O QUE E ???.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
BULLYING.
Franceline Michailoff
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
GD DE LÍNGUA PORTUGUESA Cleonice Bernardelli e Maria Bethânia ( o vento lá fora)
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
PLANEJAMENTO DE ENSINO
3º Momento Resultados Simare 2014
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Transcrição da apresentação:

CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira Thaís Duarte Passos Teixeira Disciplina: Práticas de Letramento e Educação CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Tema: BULLYING and CYBERBULLYING: the ´enemies´ of the modern society Bullying – palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”. Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Cyberbullying – variação do termo bullying. Caracteriza-se pelo uso da tecnologia como meio de transmissão da agressão. As formas mais frequentes são: e-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima, entre outros.

O contexto sócio-histórico: Esta unidade didática fora criada tendo como referência o Ciep Brizolão 397 Paulo Pontes, localizado em São João de Meriti. Tomou-se como referência uma turma do 9º Ano de Escolaridade, a saber, a turma 901. A faixa etária dos alunos está entre 13 e 15 anos. Os alunos possuem um conhecimento muito misto da Língua Inglesa. Seu vocabulário é formado, na maior parte, por palavras aprendidas em jogos, redes sociais ou letras de músicas. Há alunos que fazem curso de idiomas; mas esta informação não fora relevante para a escolha da proposta do trabalho.

A turma 901 é tida como falante por boa parte dos professores A turma 901 é tida como falante por boa parte dos professores. Além disso, alguns alunos possuem comportamento incoerente com a série em que se encontram. O rendimento da turma é considerado regular e medidas têm sido tomadas para que uma mudança nesse sentido ocorra. Sobre a disciplina de Língua Inglesa, em especial, muitos alunos ainda não reconhecem seu valor perante a sociedade. Sendo assim, fazem suas tarefas apenas como um meio de auxiliar a nota e não para fins de construção real de conhecimento.

Objetivo a ser alcançado com a atividade: A escolha do tema para a unidade didática deu-se pela constante notificação tanto de professores quanto de alunos sobre práticas desse tipo. Sabe-se que tais atitudes são comuns em meio a essa faixa etária visto que os adolescentes, em sua maioria, se deixam levar por estereótipos e/ou fofocas e, então, praticam atitudes agressivas com aqueles que fogem aos padrões impostos pelos alunos tidos como ‘populares’. O intuito do trabalho é levar os alunos a uma reflexão que esta ultrapasse a sala de aula e contribua para sua formação como cidadãos. Espera-se com a apresentação dessa unidade didática que os alunos tornem-se conscientemente críticos e perpetuem o ideal de que o respeito ao próximo é o mínimo que devemos oferecer.

Fagulha// Spark:

Figura 1: Apresentação do Tema a ser trabalhado A unidade didática em si: 1º momento: Figura 1: Apresentação do Tema a ser trabalhado   Definição dos termos pertinentes ao tema utilizando as palavras dos alunos e conceitos dicionarizados; Debate a fim de avaliar as práticas ocorridas no ambiente escolar, com objetivo de reconhecer se podem ser ou não entendidas como formas de Bullying; Levar os alunos a uma reflexão quanto ao perfil dos agressores, das vítimas e da plateia; Abrir espaço para que os alunos comentem sobre casos de bullying que tenham sofrido ou tomado conhecimento.

Figura 2: A prática do Cyberbullying 2º momento: Figura 2: A prática do Cyberbullying Apresentação da ‘mais’ nova forma de agressão; Pensar sobre os meios em que isso ocorre; Refletir sobre quais as melhores formas de evitar essa prática; Tentar montar um perfil das pessoas que praticam tal ato; Conscientizar os alunos sobre os danos que essa prática tem gerado na sociedade.

Figura 3: Jessie J (vítima de ) Bullying na infância 3° momento: Figura 3: Jessie J (vítima de ) Bullying na infância Caracterizar os personagens principais do processo do Bullying: Bully (agressor), Victim (vítima) e Audience (plateia); Comentar sobre a vida da cantora Jessie J com base na letra da canção Who is laughing now?; Pensar sobre outros artistas que foram vítimas do Bullying e/ou Cyberbullying e que superaram esse histórico; Encerrar a aula com o seguinte questionamento: “Será que uma pessoa que sofreu bullying, pode também se tornar um agressor?”.

Duração do trabalho: Duas semanas (4 h/aula)

Referências Bibliográficas TURMA DA MÔNICA. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=turma+da+monica+bullying&hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=605&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=a9qdcWdv5YN1RM:&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html%3Faula%3D31223&docid=vhaeV4Z62GUlM&imgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002543/md.0000030059.jpg&w=350&h=350&ei=DP3AT8vcGYOY8gSDx_DECw&zoom=1.> Acesso em 26 maio 2012. CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=kZ42f4M4MwgW0M:&imgrefurl=http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml&docid=eTHOnWhuXmyArM&imgurl=http://revistaescola.abril.com.br/img/crianca/233-cyberbullying-abre.jpg&w=450&h=401&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=84&vpy=190&dur=1510&hovh=212&hovw=238&tx=117&ty=113&sig=116792077447928814246&page=1&tbnh=112&tbnw=126&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0,i:71> Acesso em 26 maio 2012

JESSIE J. Disponível em: <http://www. google. com. br/imgres JESSIE J. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=jessie+j&hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=605&tbm=isch&prmd=imvnsal&tbnid=lHjvVd2fSnHtwM:&imgrefurl=http://worldlua.blogspot.com/2012/04/video-jessie-j-who-you-are-boombox.html&docid=TpVfbMd9MurlbM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-8HcYsGIO7r0/ToknMqoM2XI/AAAAAAAAHco/AHdeohG88W4/s1600/Jessie-J-Who-You-Are.jpg&w=512&h=512&ei=3ubAT9DaMsTLgQeW_J3bCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=356&vpy=114&dur=1991&hovh=225&hovw=225&tx=88&ty=95&sig=116792077447928814246&page=3&tbnh=140&tbnw=145&start=41&ndsp=23&ved=1t:429,r:13,s:41,i:193> Acesso em 26 maio 2012. REFLETINDO SOBRE O BULYING. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=j3v70bmk4eE>. Acesso em 25 maio 2012. CYBERBULLYING. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=D7uyScK3-CU> Acesso em 25 maio 2012.

JESSIE J. Disponível em: <http://www. youtube. com/watch JESSIE J. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KsxSxF3JKeU&ob=av2e> Acesso em 25 maio 2012. CYBERBULLYING. Nova Escola , nº 23, junho/julho 2010, Ed. Abril. CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=kZ42f4M4MwgW0M:&imgrefurl=http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml&docid=eTHOnWhuXmyArM&imgurl=http://revistaescola.abril.com.br/img/crianca/233-cyberbullying-abre.jpg&w=450&h=401&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=84&vpy=190&dur=1510&hovh=212&hovw=238&tx=117&ty=113&sig=116792077447928814246&page=1&tbnh=112&tbnw=126&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0,i:71> Acesso em 25 maio 2012.

CYBERBULLYING. Disponivel em: <http://www. google. com. br/imgres CYBERBULLYING. Disponivel em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=F21HGYsfiZhT8M:&imgrefurl=http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/11/guest-post-ameaca-do-cyberbullying.html&docid=998qi1XuwhZLrM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_R8LkKSvcN4c/TOVUwP3id7I/AAAAAAAAY3Q/o1Xd7NoQugI/s1600/1%25252Ba%25252Ba%25252Bcb%25252Bcyberbullying%25252Bafeta%25252Bvidas%25252Bde%25252Bverdade.png&w=540&h=345&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=702&vpy=244&dur=258&hovh=179&hovw=281&tx=162&ty=114&sig=116792077447928814246&page=2&tbnh=122&tbnw=191&start=18&ndsp=20&ved=1t:429,r:9,s:18,i:131> Acesso em 25 maio 2012. DIFFERENCES. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=7sw1HhHlvjJ1BM:&imgrefurl=http://upwardbound1selu2011.wordpress.com/category/uncategorized/feed/&docid=dhWybHPCsyEFmM&imgurl=http://upwardbound1selu2011.files.wordpress.com/2011/07/differences.jpeg&w=819&h=687&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=738&vpy=140&dur=528&hovh=206&hovw=245&tx=65&ty=144&sig=116792077447928814246&page=4&tbnh=128&tbnw=152&start=58&ndsp=20&ved=1t:429,r:4,s:58,i:210> Acesso em 25 maio 2012.

CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www. google. com. br/imgres CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=nLQ0qTDgong7hM:&imgrefurl=http://diznaobullying.blogspot.com/2011/05/cyberbullying.html&docid=fKFcVvsA4AI69M&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-Xe93SPzb5mY/TcesvsLhaHI/AAAAAAAAAB0/4M6I4CiSEg4/s1600/cyberbully.jpg&w=209&h=201&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=116&vpy=161&dur=1782&hovh=160&hovw=167&tx=57&ty=104&sig=116792077447928814246&page=1&tbnh=113&tbnw=119&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:12,s:0,i:97> Acesso em 25 maio 2012. UM TERMO EM INGLÊS. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=frases+sobre+bullying&hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=605&tbm=isch&prmd=imvnsfd&tbnid=k9f57f4j37FKqM:&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html%3Faula%3D2147&docid=E46QWoCofGp-FM&imgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Apresentacao1.jpg&w=960&h=720&ei=qhLGT7DVH4m88ATpsqWkBg&zoom=1&iact=hc&vpx=579&vpy=258&dur=1119&hovh=194&hovw=259&tx=70&ty=87&sig=116792077447928814246&page=2&tbnh=123&tbnw=164&start=18&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:18,i:117> Acesso em 25 maio 2012.