A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Uma nova forma de pensar, agir e gerar riqueza através de negócios.
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Sistema de Informação Gerencial
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Análise do ambiente de marketing
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Empreendedorismo nas Empresas
CRISES ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA
PMGap Projetos e seus desafios Governo do Estado do RS Gestão Pública
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Uma nova forma de pensar, agir e gerar riqueza através de negócios.
As pessoas e seus relacionamentos nas organizações
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011.
A MULHER E O MERCADO FINANCEIRO OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS.
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Mapa Estratégico da Indústria
Teorias Modernas de Gestão
Relato sobre Evento Empreendedorismo
Fra ses.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Administração de Empresas Pessoais
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
Gabriel Bastos Machado
A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Segmentação em Turismo (Mtur)
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Empreendedorismo Engenharia Mecânica Assuntos Reconhecimento de oportunidades.
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
Estratégia e o Cenário de Negócios
RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS
AULA 3 Marketing.
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
GESTÃO EMPRESARIAL.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Análise Macroambiental
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Desigualdade e Globalização;
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Multinivel de Vanguarda U MA E MPRESA DE P ESSOAS V OLTADAS PARA P ESSOAS !
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento Material desenvolvido por Ricardo Albert Garcia. Disponível em: www.unifenas.br/extensao/PalEmpreendedorismo.ppt‎ Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

Uma constatação A dinâmica econômica no mundo apresenta sensíveis alterações, nas ultimas décadas, que estão provocando fortes impactos em todo o planeta.

Velocidade, Complexidade e Incerteza O mundo em mudança Velocidade, Complexidade e Incerteza Palavras que resumem o mundo de hoje Necessidade de uma percepção acurada Estar ligado Informação O 11 de Setembro: conseqüências. Negócios falidas, vidas perdidas, famílias destruídas. Fronteiras políticas e geográficas fechadas. O paradoxo do mundo conectado, globalizado, e ao mesmo fechado pelo medo. Disputas de raças, credos, orientações políticas e disputas culturais/econômicas. Assistimos tudo na velocidade da luz. Em tempo real.

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado O que chegou: MICROONDAS - CELULAR – DVD CÂMARA DIGITAL – TV A CABO – INTERNET O que se foi: FAX – TELEX – PAGER - VIDEO CASSETE -TOCA FITAS

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

A vida, a sociedade e a economia estão mais complexas Economia globalizada Sociedade baseada em novos saberes Mudança cultural Avanços na medicina 1- Padaria MT 2- Saberes: conhecer, fazer, ser, conviver 3- Mudança cultural: novas formas de ver as coisas O que é importante (escala de valores) Relacionamento entre pessoas O que é permitido e aceito Mudança da noção de tempo (dia,noite, feriado) AVANÇOS NA MEDICINA 1953 – estrutura do DNA 1954 – primeiro transplante humano bem sucedido (rim) 1978 – nascimento do primeiro bebê de proveta 1984 – patenteamento de células humanas 1991 – patenteamento de células-tronco 1996 – clonagem de mamífero (Dolly) ... Quando os limites técnicos da ciência viram-se praticamente superados, e a ciência tornou-se um fim em si própria, provendo ferramentas para a concepção de algo ainda impensado. Isso tudo gerou um novo campo de discussão e de conhecimento, que é a Bioética, em que se discute os limites de manipulação da vida. Cirurgia médica via Internet.

Vivemos numa era de incerteza Abundância versus escassez Crescimento econômico versus inclusão social Global versus local Conexão versus isolamento humano Guerra versus paz Os paradoxos da sociedade moderna. Na questão da abundância, por exemplo, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo.

Certeza 1 CRESCIMENTO E ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO VAI GERAR NOVAS OPORTUNIDADES ♣ A população cresce e aumenta o mercado. ♣ As pessoas vivem cada vez mais. ♣ Oportunidades novas surgem.

ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE Certeza 2 ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE ♣ Praticamente todas as crianças estão na escola. ♣ Um pequeno percentual está na universidade. ♣ As pessoas estão estudando cada vez mais. ♣ Os consumidores ficam mais exigentes.

MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER Certeza 3 MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER ♣ As mulheres são mais habilidosas com os seres humanos (gostam mais de gente) . ♣ As mulheres administram melhor os conflitos. ♣ As mulheres consolidam sua presença em todas as profissões. ♣ As mulheres administram melhor a escassez .

USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES Certeza 4 USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES ♣ Inovações de caráter tecnológico. ♣ Inovações não intensivas em tecnologia. ♣ Inovação percebida como conceito pragmático e acessível. ♣ ‘’Deselitização’’ da inovação. ♣ Massificação da inovação.

Certeza 5 GLOBALIZAÇÃO ♣ O mundo é plano. ♣ A composição de produtos e serviços serão de multi-nacionalidades. ♣ A pequena empresa exporta pouco no Brasil, porém participa intensamente na composição de produtos de exportação. ♣ As pessoas estão se globalizando. A formação será, cada vez mais, internacionalizada.

Certeza 6 ATUAÇÃO ASSOCIADA ♣ Ações conjuntas como fenômenos de competitividade. “Cooperar para competir”. ♣ A força da pequena empresa através da soma de competências. ♣ Líder é aquele que tem infinitas necessidades dos outros.

Certeza 7 CONFLUÊNCIA DO ÓCIO COM O NEGÓCIO ♣ Uma maior valorização da qualidade de vida. ♣ Empreender e desfrutar dos resultados. ♣ Cada vez mais as pessoas passarão a fazer aquilo que gostam. Associação de prazer e trabalho. ♣ Com mais prazer naquilo que fazem, as pessoas serão mais produtivas.

Certeza 8 PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE ♣SOCIAL Comprometa-se com o bem comum, promova sua comunidade. ♣ECONÔMICA Valorize empregados e colaboradores, envolva fornecedores, proteja clientes e consumidores. ♣ AMBIENTAL – valorização da Economia Verde.

Negócios sustentáveis

Negócios sustentáveis

Negócios sustentáveis

Certeza 9 CONEXÃO PLENA COM O MUNDO VIRTUAL ♣ O mundo à beira de um teclado. ♣ A velocidade do virtual trazendo competitividade. ♣ A memória virtual será o grande armazém do futuro. ♣ Haverá uma segunda vida, que será virtual (já vivemos intensamente este fenômeno)

Certeza 10 VALORIZAÇÃO DO DESIGN ´´ É onde você fica com o pé em dois mundos - o mundo da tecnologia e o mundo das pessoas e propósitos humanos’’ Mitchell Kapor

Certeza 11 AUMENTO DA RENDA ♣ Em dois anos, 20 milhões de brasileiros saíram da pobreza e emergiram para classe C. ♣ Com 86 milhões de brasileiros, a classe C torna-se a maior do país. ♣ 7 em cada 10 cartões de crédito emitidos são para consumidores da classe C.

Certeza 12 INTERIORIZAÇÃO ♣ Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida será parte das prioridades do empreendedor do século XXI. ♣ Estar em equilíbrio. ♣ Balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.